O isolamento social ditou uma nova forma de consumo, como demonstra um estudo recente realizado pela Criteo. Comprar mercadorias online, pedir comidas por serviços de delivery e realizar compras através de aplicativos para smartphones estão entre os principais comportamentos adotados por brasileiros durante a pandemia do coronavírus. De acordo com dados da análise, 67% dos consumidores descobriu, ao menos, uma nova forma de compra que pretende manter para o “novo normal”, fase pós isolamento social. A empresa de tecnologia, especializada em fornecer aos profissionais de marketing de todo o mundo publicidade confiável e impactante, realizou um estudo aprofundado correspondente ao comportamento de consumidores nas duas últimas semanas de maio, entre os dias 13 e 29 do mês. No Brasil, o isolamento social redefiniu os hábitos de consumo pessoais e expectativas a longo prazo.
Novos hábitos
Os dados mostram que o impacto do coronavírus no fechamento de negócios “não essenciais”, afetou diretamente as compras online e, consequentemente, gerou o desenvolvimento de novos hábitos. Além disso, com mais tempo em casa, 53% dos brasileiros passaram a cozinhar mais e pretendem transformar isso em um costume. O isolamento social forçado também foi visto, por cerca de dois terços dos entrevistados (65%), como uma oportunidade para repensar antigos hábitos. Sem os deslocamentos básicos do dia-a-dia, a necessidade por praticar exercícios cresceu – assim como a compra de aparelhos de ginástica e download de aplicativos de treinos. Para os brasileiros que descobriram essa prática, 50% pretende mantê-la com o fim da pandemia.
Home Office
O home office também ganhou seu espaço. Com os escritórios fechados, a parte dos brasileiros enfrentou uma situação nova: trabalhar de casa. Apesar de estar em um ambiente mais sujeito à distrações, funcionários e empresas notaram mais pontos positivos do que negativos, e 46% dos que adotaram essa prática pretendem mantê-la.
Retorno gradual
Mesmo com a abertura gradativa de shoppings, uma grande parcela dos consumidores vai demorar para frequentar lojas físicas. Cerca de 4 entre 10 brasileiros está pronto para voltar aos shoppings daqui a 2 meses. Uma parcela ainda maior, 27%, diz que vai demorar de 3 a 5 meses para entrar em lojas físicas; 18% acredita que o processo vai levar de 6 a 9 meses; enquanto 16% afirma que só voltará aos estabelecimentos depois de passados mais de 9 meses. Dos respondentes, apenas 15% estariam dispostos a voltar a frequentar shoppings imediatamente, o que fortalece ainda mais o comércio online no Brasil.
Viagens
Em relação às viagens, apesar de 68% dos brasileiros estarem ansiosos para viajar de novo, 38% dizem que vão demorar mais de 9 meses para entrar em um avião, enquanto 24% afirma que esse processo deve demorar de 6 a 9 meses. A preferência, por enquanto, fica por viagens curtas, de um dia ou um final de semana.
Comemorações a distância
Passamos por datas comemorativas durante a pandemia, como Páscoa e Dia das Mães e, agora, Dia dos Namorados. Apesar de muitos não poderem estar juntos fisicamente, isso não impede os casais de se presentearem. De acordo com os dados fornecidos pela Criteo, 65% dos brasileiros continuarão presenteando normalmente. Neste 12 de junho, em comparação com o ano anterior, os consumidores se adiantaram para garantir os presentes. Em 2019, foi possível perceber um crescimento de 25% das compras no dia anterior à data; neste ano, as vendas marcaram um aumento de 18% em 8 dias antes do Dia dos Namorados.
Renovando o guarda-roupas
A variação de peso também alterou tanto o consumo online, como vai alterar o consumo em lojas físicas, com uma gradual abertura dos shoppings. Segundo os dados apresentados na pesquisa, mais da metade dos brasileiros ganhou, em média, mais de 3 kg durante o confinamento. Os Millennials são os que lideram essa lista. Mesmo que em uma proporção menor, também existe uma parcela dos que diminuíram de peso, sendo a Geração Z a que mais tem representantes dessa fatia (22%). As mudanças corporais que ocorreram com o período de isolamento e a mudança de rotinas, leva os consumidores a sentirem maior necessidade de renovar o guarda-roupas e comprar peças mais confortáveis.
Metodologia
As análises da Criteo são baseadas em um banco de dados com informações de mais de 80 países e 2 bilhões de compradores mensais ativos, que gastam cerca de US $ 900 bilhões anualmente em aproximadamente 20.000 sites de comércio eletrônico. A partir desse enorme conjunto de dados, a Criteo pode observar tendências globalmente e entre regiões – Ásia-Pacífico, Europa e Américas.
… Bom dia! “Toda venda tem cinco obstáculos básicos: falta de necessidade, falta de dinheiro, falta de pressa, falta de desejo e falta de confiança”. – Zig Ziglar
… Um abraço aos que aniversariam hoje: Gustavo Terra, Celinia Maiolino, Marcus Vinicius Martins de Barros, Samara Barbosa, Marco Antonio Mansour, Antonio Nahas Nahas Nahas, Rogério Corsino, Déborah Tavares, Nair Rech e Denise Tiosso Sabino. Happy birthday!
… Uma mensagem de autocuidado, gratidão e valorização da vida, que ganha ainda mais força em meio à pandemia. Assim é a canção “Seja Gentil”, da cantora e compositora Kell Smith, que agora tem seu clipe lançado no canal oficial da artista no YouTube. A faixa integra o álbum “O velho e bom novo”, o segundo de Kell, apresentado pela Na Moral. Confira o clipe no link: bit.ly/clipesejagentil.
… Projeto brasileiro promove divulgação e mentoria para designers LGBTI+. Criado por Giácomo Tomazzi, o Design&Pride tem como objetivo criar uma rede de apoio para criativos em defesa da diversidade.
… O atendimento presencial nas agências da Previdência Social foi adiado para 3 de agosto. O atendimento exclusivo por meio de canais remotos fica prorrogado até o dia 31 de julho e continuará sendo realizado mesmo após a reabertura das agências.
… A primeira rede 5G da América Latina fará sua estreia no Brasil na semana que vem. Terça-feira (14), data prevista de ativação e as cidades contempladas pela novidade é São Paulo e Rio de Janeiro.
… O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas, até 31 de julho, em seleção de alunos regulares para o curso de mestrado, com ingresso neste segundo semestre de 2020. Mais informações podem ser obtidas no edital, disponível no site do PPGGeo (www.ppggeo.ufscar.br).
… A comunicação por fichas, usada nas edições passadas de “A Fazenda”, na Record, será agora substituída por um sistema de monitores. Toda a interação, a partir desta nova temporada, se dará por meio deles, inclusive as instruções das provas.
… A ideia é diminuir, ao máximo possível, o contato com o mundo de fora, tanto assim que no momento da roça, a comunicação com os dois indicados se dará por vídeo e apenas os roceiros no palco.
… Com o seu desenvolvimento já confirmado há alguns meses, a 2ª temporada da série The Umbrella Academy segue ganhando algumas novidades. E entre elas, agora o seu primeiro trailer foi divulgado pela Netflix, confira através do link https://youtu.be/5W3KwQsOTuo.