Para frear notícias falsas, WhatsApp reduz em 70% reenvio de mensagens virais

WhatsApp
REUTERS / Thomas White

Bombardeado por grupos que disseminam mensagens falsas em todo o mundo, o WhatsApp anunciou que houve redução em 70% do número de mensagens frequentemente encaminhadas. No começo do mês, a empresa atualizou o aplicativo limitando o reenvio de conteúdos populares para um contato por vez. Antes, uma mensagem retransmitida diversas vezes podia ser repassada pelo usuário para até cinco pessoas ou grupos.

Notícias falsas

No Brasil, a pandemia do coronavírus reativou grupos militantes no WhatsApp e aumentou a produção das notícias falsas, segundo Fabrício Benevenuto, professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG e coordenador do sistema WhatsApp Monitor, que acompanha 720 grupos públicos no aplicativo. A atualização do aplicativo, que limita o reenvio de mensagens populares, é uma boa iniciativa para frear a disseminação das notícias falsas, mas não o suficiente para barrá-las, segundo o professor de gestão de políticas públicas da USP e colunista da Folha Pablo Ortellado.

Alerta de Saúde

Além de limitar o reenvio de mensagens, o WhatsApp afirma que lançou em parceria com a OMS (Organização Mundial da Saúde) um sistema gratuito para tirar dúvidas e informar sobre a evolução do novo coronavírus e os cuidados para conter a contaminação da doença.

A ferramenta chamada Alerta de Saúde responde a uma série de solicitações por meio de mensagens automáticas e funciona durante 24 horas. Para acessá-la, basta salvar o número +41 22 501 7735 na agenda de contatos do telefone e enviar qualquer palavra em uma mensagem no WhatsApp. A empresa afirma também ter doado US$ 1 milhão (R$ 5,56 milhões) à IFCN (Rede Internacional de Checagem de Fatos) para expandir o número de organizações de averiguação que trabalham com a plataforma. (Fonte: Folha Press)

Concurso artigos científicos 1

Mais uma vez a magistratura de Mato Grosso do Sul se destaca no cenário nacional. A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), por meio do Centro de Pesquisas Judiciais (CPJ/AMB), lançará em breve o I Concurso de Artigos Científicos entre seus associados e acaba de instituir a comissão organizadora do certame, com a nomeação do vice-presidente do TJMS, Des. Carlos Eduardo Contar, para compor a equipe avaliadora dos artigos.

O vice-presidente do TJMS, Des. Carlos Eduardo Contar.

Concurso artigos científicos 2

De acordo com o Ato Executivo nº 002/2020 – CPJ/AMB, que nomeou os membros da comissão examinadora, além do ministro Luís Felipe Salomão (STJ) e do Des. Carlos Eduardo Contar, integram o grupo Márcio Chaer, diretor de Redação da Conjur; Carlos Gustavo Vianna Direito, juiz auxiliar da Presidência do CNJ; e Daniel Carnio Costa, juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça. O objetivo da iniciativa é a promoção e o incentivo da produção acadêmica e da análise crítica dos dados de duas pesquisas realizadas pela entidade: “Estudo da imagem do Judiciário brasileiro” e “Quem somos. A magistratura que queremos”.

Up to date

…Bom dia! “O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe vence campeonatos”. – Michael Jordan

…Um abraço aos que aniversariam hoje: Nilce Neves, Fernanda Carvalho, Nicolle Meira Lins, Rodrigo Stocco e Maria Aparecida Almeida. Happy birthday!

… Já amanhã será a vez de: Gefersom Paixão, Thalia Petry, Dalva Terra, Rosana Lobo, Simone Fraide, Graziela Alencar e Jociane Loureiro. Happy birthday!… O Música na Band Live de hoje, às 22h45 (horário de Brasília), transmite com exclusividade na TV aberta o projeto “Encontro de Fenômenos”, que reúne três grandes nomes do pagode baiano: Léo Santana, Harmonia do Samba e Parangolé.

… O jogo, disputado em Tóquio, consagrou o time brasileiro como bicampeão em uma vitória apertada por 3 a 2. Os gols foram marcados por Palhinha, Toninho Cerezo e Müller para o Tricolor, enquanto Massaro e Papin marcaram pelo time italiano.