Peixes: saiba como escolher corretamente a proteína para a Quaresma

Jaqueline Lopes, nutricionista da Água Doce Sabores do Brasil, explica como escolher a melhor opção de proteína para saborear durante o período

Quarema

Estamos na quaresma, período religioso que antecede a Páscoa, onde a tradição é o consumo de peixes durante as refeições. No mercado, há uma grande variedade dessa proteína, pensando nisso, a nutricionista Jaqueline Lopes, ensina técnicas para escolher os melhores produtos na hora da compra.

“Os peixes são ricos em proteínas de alto valor biológico, vitaminas e minerais. Muitos deles são fontes de ômega 3, que auxiliam no controle dos níveis adequados de triglicerídeos, colesterol e fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo também contra doenças cardiovasculares. Eles são alimentos com baixo teor de gordura saturada e calorias. Seja de água salgada ou doce, sempre é importante ter atenção na compra para adquirir a melhor opção para as refeições”, afirma a nutricionista.

Créditos: FreePik

Peixes frescos

Geralmente, são encontrados em feiras e peixarias. Para a compra do peixe nessas condições, é necessário prestar atenção e verificar se estão refrigerados em gelo ou geladeira. Além disso, é preciso observar se a proteína conta com escamas bem aderidas na pele ou com o couro inteiro e os olhos ainda brilhantes, no caso de compra do peixe inteiro. Os peixes frescos são ideais para preparar pratos assados, como um robalo ao molho de ervas e especiarias. Vale ressaltar que a proteína descongelada deve ser consumida em até dois dias, caso contrário pode apodrecer e causar mau cheiro na cozinha.

Peixe Fresco Imagem de G.C. por Pixabay

Peixes congelados

Os peixes congelados são os mais fáceis de encontrar, pois são vendidos em supermercados e geralmente já estão cortados e pesados. Os mais encontrados são as tilápias, merluza, arenque etc. Se a opção for a compra do produto nessas condições, eles devem estar bem embalados e conservados em temperatura adequada. Importante verificar se há acúmulo de água ou gelo na embalagem, dando indícios do peso incorreto e embalagem inadequada. Com este tipo de peixe, receitas de pratos com molhos e empanados são as recomendadas.

Peixes secos

Os peixes vendidos secos, como o bacalhau e a manjuba, também precisam de cuidados durante a compra e consumo. As proteínas com essas condições devem estar armazenadas em local limpo e protegidos de poeira e insetos. Observe se tem mofo, ovos ou larvas de moscas, manchas escuras ou avermelhadas no peixe. Também é ideal que não tenha limosidade superficial e odor desagradável quando manipulado. Pratos como Bacalhoada, tortas, patês ou petiscos fritos são os mais indicados para este tipo de peixe.

Bacalhau ao Largareiro Foto: Adriano Gadini

Com 80 operações, a Água Doce conta com um extenso cardápio com opções que levam peixes, como a Moqueca, o Escondidinho de Bacalhau e a Tilápia em pratos e porções. Além disso, a rede está com um cardápio especial de quaresma, com pratos ideais para quem busca por um ambiente aconchegante para comemorar a sexta-feira santa e do domingo de páscoa entre família e amigos.

… Bom dia! “Acredite, existem pessoas que não procuram beleza, mas sim coração”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Paulo Antello, Flavio Luiz Andrade, Paula Volpe, Jorge Saliba, Albano Marques, Antonio Alexandre Ribeiro, Iraci Mister, Leise Bethencourt, André Souza, Derli Jaime, Paula Volpe, Jucimara Prado, Rayane Fernandes, Higor Matheus Lopes, Eduardo Guindo, Aclair Alves, Cristiano Assis, Pedro Antonio Ribeiro Neto, Silvia Salete Maçaneiro. Happy birthday!

A Costa Cruzeiros, empresa italiana comemora seu 75º aniversário: desde sua estreia com o lendário navio “Anna C” em 1948 até os navios Costa Smeralda e Costa Toscana, verdadeiras “cidades inteligentes itinerantes”. Uma série de iniciativas especiais estão sendo organizadas em Gênova, na Itália, para a celebração do aniversário.

O navio Anna C. no porto de Gênova, Itália. ©Fondazione Ansaldo, Archivio Costa

Em 31 de março de 1948, a embarcação a motor “Anna C” deixou Gênova, na Itália, rumo a Buenos Aires com 768 passageiros a bordo. Assim começou a história da Costa Cruzeiros, que amanhã comemora seu aniversário de 75 anos. Um marco importante para a empresa, a única a navegar sob a bandeira italiana, atestando assim sua herança verdadeiramente excepcional de experiência e tradição na indústria global de cruzeiros.

O navio Anna C. no porto de Gênova, Itália.  ©Fondazione Ansaldo, Archivio Costa

… Em todos esses anos, dia após dia, a Costa tem transportado milhões de hóspedes por todo o mundo, compartilhando os momentos felizes e inesquecíveis de suas férias. Das viagens transatlânticas do “Anna C” aos atuais e espetaculares cruzeiros a bordo de navios como o Costa Smeralda e o Costa Toscana – verdadeiras cidades inteligentes itinerantes – a Costa inovou a forma como viver férias ao mar, oferecendo experiências únicas.

Anna C. em Gênova – ©Fondazione Ansaldo, Archivio Costa

... Para comemorar junto aos hóspedes o seu 75º aniversário, a Costa planejou uma série de iniciativas especiais em Gênova, a cidade que abriga a sede da companhia. A programação completa será divulgada em breve.

Passageiros no Anna C. – ©Fondazione Ansaldo, Archivio Costa