Um estudo feito por pesquisadores brasileiros para comprovar a segurança e eficácia da trombectomia mecânica no Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento de casos agudos de acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico foi publicado pelo The New England Journal Of Medicine, uma das mais prestigiadas revistas na área da medicina.
Estudo Resilient
Resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Rede Brasil AVC, o estudo Resilient sugere a adoção do tratamento na saúde pública do Brasil. O acidente vascular cerebral isquêmico é o tipo mais frequente de AVC e ocorre quando um vaso sanguíneo que irriga o cérebro é entupido por um coágulo ou trombo. Quando esse entupimento provoca a ruptura do vaso, o AVC se torna hemorrágico, o que ocorre em 15% dos casos.
Repercussão internacional
“ O estudo mostrou para o mundo que outros países em desenvolvimento também podem implementar esse tratamento. O estudo teve uma grande repercussão internacional. Grandes universidades e nomes da neurologia vascular do mundo têm comentado o estudo e falado sobre a importância dele. Isso mostra a importância dessa pesquisa não só para o Brasil, mas também para outros países”, acrescentou a médica, dra Scheila Martins.
Uso do Cateter
Segundo a Rede Brasil AVC, o uso do cateter já ocorre em 68 hospitais privados do país e é uma realidade na rede pública de outros países, como o Canadá e o Chile. A adoção da trombectomia no SUS depende da aprovação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). O estudo já foi submetido à Conitec e aguarda aprovação. “A aplicação da trombectomia no SUS depende da aprovação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia no Sistema Único de Saúde (Conitec). Tivemos uma reunião em março com o Ministério da Saúde, em um grande evento, no Rio de Janeiro, antes da pandemia e ficou acordado que nós submeteríamos, como pesquisadores apoiados por todas as nossas sociedades, a solicitação de incorporação [do procedimento]. Isso foi feito, na última semana, junto com a publicação no renomado The New England Journal Of Medicine, já encaminhando os resultados oficiais”, disse Sheila Martins. (Fonte: Agência Brasil)
Pediatria
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou nota na terça-feira 16) na qual reafirma sua posição contrária ao uso dos medicamentos cloroquina e hidroxicloroquina para o tratamento de crianças com suspeita de infecção com o novo coronavírus. No posicionamento, a SBP classifica como inadequada a prescrição dessas substâncias para crianças e adolescentes diante da “inexistência de evidências consistentes e reconhecidas pela comunidade científica como válidas”. Esta recomendação, acrescenta a organização, é válida para qualquer quadro, tanto de sintomas leves quanto manifestações graves.
Protocolo 1
Na segunda-feira (15), o Ministério da Saúde anunciou novo protocolo para a prescrição de cloroquina e hidroxicloroquina para crianças e gestantes. O uso está condicionado à avaliação médica, com realização de exames. A prescrição fica a critério do médico, e é necessária a vontade declarada do paciente. No caso de pacientes pediátricos ou incapacitados, é necessário o termo de consentimento livre e esclarecido assinado pelos pais ou responsáveis legais.
Protocolo 2
O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, já havia divulgado em 20 de maio a recomendação de cloroquina para pacientes com sintomas leves de Covid-19. De acordo com o documento anunciado pela pasta, cabe ao médico a decisão sobre prescrever ou não a substância, sendo necessária também a vontade declarada do paciente, com a assinatura do Termo de Ciência e Consentimento. Até então este tratamento era considerado apenas para pacientes com sintomas graves. (Fonte: Agência Brasil)… Bom dia! Raros são aqueles que decidem após madura reflexão; os outros andam ao sabor das ondas e longe de se conduzirem deixam-se levar pelos primeiros”. – Seneca
… Um abraço aos que aniversariam hoje: Mario Nelson Araujo, Andrea Lindenberg, Danilo Almeida Lacerda Duarte, Marcia Lolli Ghetti, Katia Godoi e Janete Morais. Happy birthday!
… O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) prorrogou até o dia 30 de junho as inscrições em processo seletivo para bolsas de mestrado e doutorado para implementação no segundo semestre de 2020.O edital com cronograma, procedimentos e documentação necessária, dentre outras informações, deve ser consultado no site do PPGF (http://www.ppgf.ufscar.br/pt-br/).
… A premiação do Emmy anunciou que as principais categorias, Melhor Série Dramática e Melhor Série de Comédia, terão um aumento no número de indicados para oito, uma alteração que já está valendo para a cerimônia deste ano, marcada para setembro.
… Para arrecadar fundos para os profissionais afetados pelo adiamento da versão presencial do festival, o João Rock promoverá, durante o João Rock e Você, um leilão com diversos itens doados pelas bandas que participarão do evento, além de camisas autografadas por atletas do Flamengo e do São Paulo. O festival João Rock acontecerá em 12 de setembro em Ribeirão Preto (SP).
… Soltos em Floripa, reality show brasileiro do Amazon Prime Video, foi renovado para a segunda temporada, porém sem previsão de estreia.
… A Ford anunciou nesta quinta-feira (18) o desenvolvimento da tecnologia de condução semiautônoma Co-Pilot 360. O sistema que permitirá andar no carro “sem as mãos ao volante” chegará 6 anos depois do Autopilot da Tesla, que realiza funções similares, e 4 anos depois da GM.
… Com lançamento programado para 10 de julho, o álbum em que Zeca Baleiro interpreta músicas de compositores português, Canções d’além-mar, gera nesta semana um segundo single, Tu não sabes, programado para chegar ao mercado fonográfico lusitano hoje (19), com azulejos portugueses expostos na capa.
… Um estudo recente mostrou que o Brasil é o terceiro maior mercado mundial da Netflix e a segunda maior base de assinantes da plataforma, com 16 milhões, ficando atrás apenas dos Estados Unidos (63 milhões). A quantidade de usuários do país representa quase que metade dos assinantes de toda a América Latina.
… Audi do Brasil confirma de uma só vez a chegada de cinco veículos da linha esportiva: os novos RS 6 Avant, RS 7 Sportback, RS Q3 nas carrocerias SUV e Sportback e RS Q8. Com o objetivo de oferecer uma experiência de direção antes da decisão de compra, a marca trouxe quatro dessas novidades diretamente da Europa para uma ação exclusiva, no início de julho, com um pequeno grupo de clientes.