Está enganado quem ainda pensa que o universo automotivo nas redes sociais é um tema que interessa somente aos homens. Os resultados de uma pesquisa no Twitter e Facebook, no período de 1º a 31 de agosto, aplicada pela Seekr, provedora de ferramentas para gestão e monitoramento de marcas nas mídias sociais, relevaram que 30% do público que comenta sobre carros nas mídias sociais é feminino. A pesquisa também indicou o assunto mais relevante para homens e mulheres na hora de avaliar um automóvel: a segurança.
A pesquisa foi baseada nas palavras-chave carro (s), automóvel e/ou automóveis. Os assuntos na categoria dos veículos de passeio que foram objetivo da busca – segurança, marca, modelo, economia e potência – registraram 25.138 menções no período.
Depois de segurança, o segundo item avaliado pelas mulheres é economia, seguido de modelo, marca e por último design. Já os homens, colocam a marca como o segundo argumento mais comentado, seguido por modelo, economia e potência.
A Seekr ainda monitorou o tema “Salão do Automóvel 2014” e descobriu que entre 686 menções ao termo, o destaque é o grande interesse de internautas por participar do evento e conhecer novos automóveis. “ O setor automotivo está se movimentando de maneira positiva nas redes sociais, gerando conteúdo relevante para o consumidor final e engajando cada vez mais o público feminino, que hoje se tornou tão importante para o mercado”, comenta Eduardo Prange, Chief Business Officer (CBO) da Seekr.
O executivo destaca que entender quais são os fatores de escolha relevantes para homens e mulheres é fundamental para que o mercado possa trabalhar e corresponder às reais necessidades de seus consumidores. “As companhias que se atentarem ao que os internautas dizem sobre sua marca com certeza estão criando diferenciais competitivos em relação à concorrência”, finaliza Prange.