Pesquisa revela que homens brasileiros querem fazer algum procedimento estético no rosto

Homens se rendem às cirurgias plásticas

A verdade é uma só: o homem brasileiro também quer estar com a aparência em dia. Foi isso que revelou pesquisa feita pela farmacêutica Allergan com apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, em que mais de 80% dos entrevistados declararam ter vontade de melhorar algum aspecto no rosto.

O estudo aponta também que mais da metade dos brasileiros já fez algum tratamento estético. Entre eles, 48% afirmaram fazer uso de cremes anti-idade e 25% declararam ter aplicado toxina botulínica. Os procedimentos que o público masculino mais tem interesse em fazer são lasers (66%), toxina botulínica (62%) e preenchedores à base de ácido hialurônico (25%).

Essa tendência também vem se acentuando em âmbito mundial. Tanto que os últimos dados da pesquisa anual realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS) constataram que os homens estão frequentando cada vez mais os especialistas em busca de tratamentos estéticos. Em 2013, por exemplo, eles já representavam 23% dos pacientes que buscavam procedimentos faciais injetáveis, como toxina botulínica e aplicações de ácido hialurônico. Além disso, o Brasil apareceu em segundo lugar no ranking de países que mais aplicaram toxina botulínica (considerando homens e mulheres), com mais de 300 mil procedimentos no último ano.

A dermatologista Denise Steiner, Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, destaca que um dos motivos pelos quais seus pacientes buscam manter a aparência jovem é por estarem ativos profissionalmente por mais tempo. “Não existe mais uma idade determinada para terminar a carreira. Com a quantidade de jovens que entram no mercado diariamente, os profissionais mais maduros sentem que precisam estar com um ar rejuvenescido, isso os ajuda a recuperar a autoestima necessária para seguirem em frente”, opina a Dra. Denise.

O cirurgião João de Moraes Prado Neto, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, ressalta que a rapidez no procedimento e na recuperação também chama a atenção do público masculino. “A finalidade é obter um resultado natural com impacto imediato, proporcionando uma recuperação plena e que não requer a interrupção das atividades profissionais e de lazer”, afirma.

Tratamentos estéticos não invasivos para homens

As rugas mais visíveis e a forma como elas aparecem são diferentes entre homens e mulheres. As reclamações mais comuns entre o público masculino são as marcas de expressão que surgem na região da glabela – espaço entre as sobrancelhas – e frontal. Em seguida, ficam os pés de galinha e as bunny lines – marcas ao lado do nariz. O procedimento estético deve ser sempre individualizado, buscando naturalidade, bem como o melhor efeito para cada paciente.

Sobre a Pesquisa

A Allergan, com apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, promoveu uma pesquisa para conhecer a percepção de mulheres e homens sobre procedimentos estéticos não invasivos e cirurgias plásticas. Realizado pela DAS Bureau de Pesquisa e concluído no primeiro semestre de 2014, o levantamento, inédito no país, revelou as opiniões, as preferências e os anseios em torno do tema. Mais de 1500 participantes responderam de forma espontânea a um questionário disponível online. Todas as regiões do país foram contempladas, havendo uma predominância de respondentes mulheres, com idades entre 26 e 35 anos.