O novo Peugeot e-Expert foi eleito “International Van Of The Year 2021“ na quinta-feira, 17 de dezembro.O prêmio recompensa o engajamento das equipes da marca em torno de um projeto que está no cerne da estratégia de eletrificação da marca.
O novo e-Expert é o sexto veículo da marca agraciado com o prestigioso troféu “International Van of The Year” desde que o prêmio foi criado, em 1992.
Além de estar à vontade em qualquer situação, o carro se adapta a qualquer atividade profissional, com um espaço de trabalho que facilita o dia a dia, tecnologias embarcadas de última geração e um estilo forte. Sem nenhuma restrição de acesso ao centro das cidades, ele constitui uma nova oferta no segmento dos furgões compactos, com uma motorização 100% elétrica. Exemplo perfeito do “power of choice”, que ele oferece:
- 2 níveis de autonomia, disponibilizando até 330 km no ciclo de homologação WLTP,
- 3 comprimentos (Compacto, Padrão e Longo), uma capacidade de reboque de 1000 kg e uma carga útil de 1275 kg, um volume de carga idêntico ao da versão térmica, de até 6,6 m³. Todas as qualidades originais da marca , sem concessões e agora com zero emissão.
IVOTY:
Esta é a sigla do prêmio « International Van of the Year », a recompensa mais prestigiosa para um veículo utilitário. O vencedor é escolhido todos os anos por um júri composto por 25 jornalistas internacionais (Europa, Rússia e Turquia), representando 25 revistas especializadas no segmento. O veículo vencedor poderá, durante um ano, exibir em sua carroceria o logo com a inscrição « International Van of the Year ». Este prêmio reflete o engajamento de todas as equipes do projeto A marca Peugeot venceu por seis vezes este famoso prêmio, desde que ele foi criado em 1992: Um estilo forte e diferenciado, Next Gen e-Van. Fiel ao conceito de “power of choice “ da marca, o novo e-Expert conserva o estilo musculoso, robusto e valorizador das versões térmicas, completado por diversas características distintivas.
No exterior:
Leões dicroicos (processo que altera a cor dependendo do ângulo de visão), à frente e atrás, acompanhando a opção “Pack Look; uma portinhola de recarga no para-lama dianteiro à esquerda, uma grade intermediária específica um monograma « e-Expert » na traseira.
No interior:
um painel analógico com matriz de cores adaptado ao modelo elétrico, elementos gráficos específicos para a tela touchscreen central com Navegação 3D conectada da TomTom Traffic, que já inclui as estações de recarga disponíveis, bem como o raio de ação em função da autonomia restante, um novo comando de câmbio automático “e-Toggle”,
um seletor de modo de condução que alterna entre os modos: Eco (60 kW, 190 Nm) : favorece a autonomia, Normal (80 kW, 210 Nm) : ideal para uma utilização quotidiana, Power (100 kW, 260 Nm) : otimiza os desempenhos durante o transporte de cargas maiores. freio de estacionamento elétrico. O Prazer de conduzir e a praticidade no dia a dia: Next Gen e-Van abilities
O novo e-Expert alia dimensões externas compactas com capacidades de carga máximas. As baterias estão localizadas debaixo do piso, sem nenhuma interferência com o volume de carga. É uma localização que também favorece a rigidez, garantindo uma condução tão prazerosa e confortável quanto nas versões térmicas, graças à repartição mais eficiente das massas.
O condutor sente-se à vontade em qualquer situação, com a direção assistida especialmente adaptada que facilita a dirigibilidade e um diâmetro de giro de 11,3 m (versão Compacto entre calçadas) e uma altura máxima de 1,90 m (dependendo da versão) que garante o acesso à maioria dos estacionamentos. O novo e-Expert está disponível nas mesmas versões já existentes com motorização térmica, para satisfazer a todos os tipos de utilização: Furgões (3 comprimentos: Compacto 4,6 m, Padrão 4,95 m e Longo 5,30 m), Cabines mais profundas (5 ou 6 lugares, fixas ou rebatíveis nos comprimentos Padrão e Longo). Piso cabine (para as transformações de carroceria, no comprimento Padrão). A modularidade é uma referência no segmento, com o banco de 3 lugares Moduwork, graças à abertura na divisória e ao assento rebatível do banco lateral. A capacidade de reboque é preservada, com a possibilidade de rebocar uma carga de até 1000 kg. O volume útil de até 6,6 m³ é rigorosamente idêntico ao existente nos veículos com motorização térmica e a carga útil de até 1275 kg é específica para a motorização elétrica.
A tecnologia 100% Elétrica, Next Gen e-Van efficiency :
Baseado na plataforma multi-energia modular EMP2 (Efficient Modular Platform), possui uma motorização 100% elétrica com uma potência máxima de 100 KW e um torque máximo de 260 Nm disponível desde o arranque, oferecendo uma reatividade imediata, sem vibração, sem ruído, sem troca de marcha, sem cheiro e, evidentemente, sem emissões de CO2.
O e-Expert é o primeiro veículo elétrico da marca com duas opções de autonomia. Dependendo das necessidades, as baterias de íons de lítio têm capacidades disponíveis de 50 kWh ou 75 kWh. As versões (Compacto, Padrão e Longo) disponíveis com a bateria de 50 kWh proporcionam uma autonomia de até 230 km, de acordo com o protocolo de homologação WLTP (Worldwide harmonized Light vehicles Test Procedures, ou Procedimento Mundial Harmonizado para Ensaios em Veículos Ligeiros).
As versões Padrão e Longo também podem ser equipadas com uma bateria de 75 kWh, oferecendo uma autonomia de até 330 km, de acordo com o mesmo protocolo de homologação. Dois tipos de carregadores de bordo estão disponíveis, para atender a todos os tipos de utilização e a todas as soluções de recarga dos clientes: um carregador monofásico de 7,4 kW oferecido de série e um carregador trifásico de 11 kW como equipamento opcional. Em uma tomada padrão (8A) : para uma carga completa em 31h (bateria 50 kWh) ou em 47h (bateria 75 kWh), em uma tomada reforçada (16A) : para uma carga completa em 15h (bateria 50 kWh) ou em 23h (bateria 75 kWh), em uma Wall Box 7,4 kW : para uma carga completa em 7h30 (bateria 50 kWh) ou 11h20 (bateria 75kWh) com o carregador de bordo monofásico (7,4 kW), em uma Wall Box 11 kW : para uma carga completa em 5h (bateria 50 kWh) ou 7h30 (bateria 75kWh) com o carregador de bordo trifásico (11 kW), numa estação de recarga pública: a regulagem térmica da bateria possibilita a utilização de carregadores de 100 kW e uma carca de 80% em 30 mn (bateria 50 kWh) ou em 45 mn (bateria 75 kWh).