Ponte Aérea by Jefferson de Almeida 02/11

retranca1

O Natal em Nova York

Nova pasta (2)2214

Nova Iorque ou Nova York (em inglês: New York), isso não importa, a cidade mais populosa dos Estados Unidos e também o centro da Região Metropolitana de Nova Iorque, uma das áreas metropolitanas mais populosas do mundo, sendo a terceira  maior do mundo, apenas atrás de São Paulo e Cidade do México.

Localizada em um dos maiores portos naturais do mundo, a cidade é composta por cinco distritos boroughs: Bronx, Brooklyn, Manhattan, Queens e Staten Island, distribuídos em uma área de terra de apenas 784 km . Muitos distritos e pontos turísticos de Nova Iorque se tornaram bem conhecidos graças aos seus quase 50 milhões de visitantes anuais. A Times Square, batizada de “a encruzilhada do mundo” é a região iluminada onde se concentram os famosos teatros da Broadway, sendo um dos cruzamentos de pedestres mais movimentados do mundo e um importante centro da indústria do entretenimento mundial. A cidade abriga algumas das pontes, arranha-céus e parques de maior renome no mundo.

Gastronômia

A culinária de New York é o resultado da mescla de diferentes grupos étnicos que se encontraram naquele local. Assim como em outras capitais como Londres, podemos encontrar tanto restaurantes especializados em pratos típicos do país, como aqueles voltados à culinária de outras nações,  como por exemplo a brasileira. A cidade ocupa o topo do ranking das cidades que mais consomem pizza, uma opção é o Grimaldo’s Pizzeria, uma pizzaria de renome que está localizada no Brooklyn, Manhatan, e em Douglaston (Queens). As pizzas são feitas em forno de tijolos, atribuindo a elas um sabor muito diferente daquelas feitas em forno a lenha ou a gás. Desde o começo do século passado, a pizza vem fazendo parte das comidas tradicionais de quem vive em New York. Outros que influenciaram na maneira de comer foram os judeus. Lugares como Chinatown influenciaram para a disseminação da gastronomia chinesa. A comida de rua também é muito conhecida nos tempos de hoje.

As comidas preferidas dos nova iorquinos ,  começa pelo tradicional cachorro quente , Um dos especialistas é o Gray’s Papaya foi fundado em 1976 e hoje em dia é tão famoso que já apareceu em algumas séries norte-americanas, como How I Met Your Mother e Sex and the City, e em alguns filmes como Mensagem para você, estrelado por Tom Hanks e Meg Ryan.

Os nova iorquinos adoram ir a cafés, esses estabelecimentos já chegaram a ser um símbolo da cidade. Até mesmo o seriado Friends faz muitas referências a esses lugares (no seriado os personagens se encontram em um: Central Perk). Para quem vive em Nova Yorke, e é até difícil decidir em qual café ir. Entre esses lugares, podemos citar o Magnólia Barkery, muito conhecido por vender os famosos cupcakes, os bolinhos que ficaram famosos graças à outra série, Sex and the City.

Restaurantes

Há restaurantes para todos os gostos. Você pode optar pelos mais famosos, que custam um pouco mais. Ou poderá encontrar os “mais em conta”. Restaurantes dedicados ao público vegetariano também são muito procurados. Se você quer optar por provar a culinária de outro país, há restaurantes chineses, indianos, japoneses, italianos, brasileiros… enfim, para todos os gostos. A coluna Ponte Aérea dá algumas dicas de alguns bons restaurantes:

Il Corallo Trattoria – Um verdadeiro achado no meio do Soho para os amantes da tradicional comida italiana. O restaurante é pequeno, mas a comida é muito boa e barata. 172-176 Prince Street.

Alfred of Rome – Tradicional restaurante italiano, o Alfredo de Roma é responsável por criar o original fettuccine Alfredo, em 1914. Elegante até hoje, o restaurante de Nova York tem fotos de celebridades espalhadas pelas paredes. Rockefeller Center – 4W, 49th Street, tel. 1 (212) 397-0100.

Pastis – Localizada na área conhecida por Meatpacking District (onde ficavam os antigos açougues da cidade). Pastis é um bistrô que relembra as antigas brasseries francesas dos anos 30. O local faz sucesso. O preço não é muito suave, o que é comum para a região. 9th Avenue, tel. 1 (212) 929-4844.

Absolute Bagel – O bagel é um pão famoso nos Estados Unidos que se assemelha a uma rosquinha: redondo com um furo no meio. Essa casa está entre os dez melhores estabelecimentos de Nova York quando o tema é bagel. 2788 Broadway, tel. 1 (212) 932-2052.

The Modern – Restaurante do Museu de Arte Moderna (MOMA), charmoso pela sua locação e design. Pratos delicadamente preparados. Esteja preparado para o preço. 9 West 53rd Street, tel. 1 (212) 333-1220.

 

Compras de Natal em Nova York

 

Como estar em Nova York e não pensar em comprinhas? Como resistir às lendárias lojas de departamentos? Às vitrines das boutiques de grife? Aos mercados vintage?

Fato é que fazer compras em Nova York é praticamente tão importante quanto visitar os pontos turísticos.

Isso vale durante o ano todo, claro, mas para quem passa as festas de Natal e Ano Novo em Nova York, a magia é ainda maior. A decoração das ruas e das vitrines enche os olhos e faz esquecer qualquer temperatura negativa do lado de fora. Alguns lugares que você não pode deixar de ir:

Macy’s

A maior loja da franquia nos Estados Unidos, e considerada a maior loja do mundo, fica em Nova York. Uma curiosidade é que um dos donos da rede morreu na tragédia do Titanic. A loja possui preços acessíveis e você pode obter cupons de descontos de até 11% dentro da loja, no Customer Service. Não deixe de observar a escada rolante de madeira, construída em 1902, a última desse modelo no mundo!

 

H&M

Loja sueca que tem a fama de oferecer roupas estilosas a preços populares. Muitos famosos que fazem comercial para a marca, aumentando sua fama. Se você vai ficar muito tempo em Nova York vale a penar fazer mais de uma visita durante sua estadia, já que sempre tem produtos novos chegando.

Onway

 

Esse é aquele tipo de loja que você entra se pergunta: “O que estou fazendo aqui?”. Não se deixe enganar pela estrutura interna do estabelecimento pois, apesar de a grande maioria dos produtos parecerem de baixa qualidade, você pode encontrar produtos úteis a “preços de banana”. Por exemplo roupas térmicas, luvas, blusinhas e pijamas à 10 dólares, ou menos! Portanto vale a pena conferir.

natal-g-20091123

Bloomingdale’s

Essa é uma loja de departamento muito famosa nos Estados Unidos e pertence a Macy’s, apesar de não ter preços tão acessíveis quanto ela. Uma curiosidade é que a loja é muito conhecida por sua sacola, apelidada de “A sacola marrom”.  Assim como a Macy’s, você pode adquirir cupons de desconto de até 11% em diversos produtos da loja.

Century21

Consideramos uma das melhores lojas para fazer compras em Nova York, lá você pode encontrar diversos produtos das marca Calvin Klein e Michael Kohrs, por exemplo,  a preços baixíssimos, isso porque ela vende os produtos de temporadas passadas. Você só precisa de paciência e tempo, já que a loja sempre está muito cheia.

 

Natal e Ano Novo em Nova York

 

Quem pensa em Nova York no Natal, imediatamente lembra da árvore gigante do Rockfeller Center, dos inúmeros filmes que retratam a cidade com neve e luzes brilhantes e a famosa pista de patinação.

A cidade que já brilha o ano todo, fica muito mais iluminada e o clima de Natal ajuda a esquecer um pouco o frio intenso.

O Thanksgiving é mais importante para os americanos do que o Natal, com o tradicional almoço de “Ação de Graças”, reunindo a família e os amigos para saborear um perú assado. Aliás, acho esta comemoração lindíssima: um dia por ano, que todos param para refletir e agradecer. Temos tantas coisas para agradecer e na correria do dia a dia, acabamos esquecendo… Se temos uma comemoração para isso, não dá para passar em branco.

As comemorações de Natal se iniciam com o tradicional “Thanksgiving Day Parade”, um desfile com bonecos gigantes, que leva milhões de pessoas às ruas e acontece desde 1947. O desfile começa na rua 77th e vai até a 34th, onde tem um show de encerramento.

Eles não comemoram a noite de natal, no dia 24, muitos restaurantes ficam abertos apenas para o jantar e meia noite já encerraram as atividades. O almoço do dia 25 é bem mais tradicional.

O comércio fecha no dia 25 e apenas alguns restaurantes ficam abertos, é recomendável fazer uma reserva, se não quiser passar o dia de natal comendo qualquer coisa no quarto do hotel.

Pista de patinação: Fica próxima a árvore e é diversão garantida para a família toda. Se você não quiser se arriscar na pista, pode apenas ficar assistindo. As filas costumam ser bem grandes e os valores em torno de $ 20,00 adulto e $13,00 crianças.

Se quiser uma visão do alto, pode subir no  Top of the Rock , no 70º andar do 30 Rockfeller Center (funciona das 8:30 da manhã até a meia-noite e os ingressos custam em média $ 25 adulto e $ 15 crianças a partir de 6 anos). Além da vista da cidade, pode observar o Rockfeller Center.

O Radio City Music Hall tem um grandioso espetáculo de natal, o Christmas Spectacular Anual

St. Patrick Cathedral ,no meu ponto de vista, a mais importante de todas as atrações é a missa de natal. Na lindíssima catedral de St. Patrick, deve ser emocionante. Para a missa da noite de Natal (meia-noite do dia 24) é necessário ingresso, mas se você pode participar das missão do dia 25. Tem várias missas durante o dia e algumas em espanhol e com lindos concertos de musica sacra. Se programe e não perca!

As vitrines da 5th avenida são uma verdadeira atração, uma mais linda do que a outra e você ainda pode encontrar e tirar fotos com o papai Noel na Macy’s.

O Metropolitan Museum of Art monta uma árvore de Natal com esculturas medievais e um presépio no estilo barroco.

Central Park:  o parque mais famoso do mundo, com 10km de comprimento e mais de 26.000 árvores é um lugar deslumbrante para curtir o natal em Nova York. Cheio de neve, vale um passeio, fazer um boneco de neve, escorregar de trenó ou fazer uma guerrinha de neve…

O Central Park conta ainda com duas pistas de patinação no gelo: a Wollman rink e a Lasker rink. O Wollman rink é uma pista externa e fica na zona sul do parque (acesso pela West 59th com a 6th avenida) e o Lasker rink esta na zona norte, acesso pela 106th com 108th, no verão, sua pista é transformada em piscina.

Os ingressos são em média: $ 18 adulto , $ 6 criança, $ 8 locação patins.

 

Reveillon na Time Square

 

Todo mundo já viu a  famosa bola de cristal descendo na Time Square, junto com a contagem regressiva. Uma multidão de pessoas se aglomeram, para ver a descida da bola, que dura apenas 1 minuto. Se quer experimentar este momento, seguem algumas dicas:

– A festa começa as 18 horas, quando a bola é acessa em cima do prédio. Tem vários shows e as 23h59 começa a contagem regressiva. Depois da queda da bola, a festa termina e todo retornam para suas casas.

– O palco fica na junção da Brodway com a 7th avenida. É um palco baixo, o ideal é ficar pertinho. Tem também, telões espalhados em vários locais.

– A policia vai fechando as áreas, de acordo com a lotação e quanto mais tarde você chegar, mais longe irá ficar.

– As ruas e estações de metrô próximas ficam fechadas e talvez você tenha que caminhar um pouco mais.

– Não é permitido levar bebida alcoolica, mas voce pode levar uma garrafinha de água e algum lanchinho. (não tem ambulantes também)

Esqueça o branco que usamos no Brasil, lá é tudo muito colorido. Não tem fogos, uma multidão imensa e muito, mas muito frio.

Parede dos desejos: Uma parede que fica no centro da Time Square, na 46 th avenida.Você coloca o seu desejo num post-it, todos serão recolhidos e jogados como uma “chuva de confetes” a meia noite.

Columbus Circle:  fica  no começo do Central Park, e tem um  mercado de Natal com muitas lojinhas que vendem de tudo e um lindo show com imensas estrelas  de luzes LED dançando ao som de músicas de Natal. Acontece todas as noites, a cada 30 minutos.

Clima: o inverno em Nova York é muito rigoroso ficando entre 4 e -3 graus, com ventos fortes e neve. Pode chover bastante e eventualmente ocorrer nevascas.

Roupas: Vista-se adequadamente para o clima e se possível, utilize botas de neve para não escorregar e nem congelar os pés.

Documentação necessária para viajar.

 

VISTO AMERICANO  – Solicite seu visto com bastante antecedência da data pretendida da viagem.

Passaporte – Se seu passaporte antigo ainda é válido, lembre-se que para viajar deve ter data de expiração de no mínimo de 6 meses.

 

 

final