Ponte Aérea by Jefferson de Almeida 10/05

17 - turismo jefferson

 

Puerto Vallarta

Cenário de filme encanta pelo  glamour e natureza paradisíaca

IGLESIA NUESTRA SEÑORA DE GUADALUPE

 

Situada na faixa litorânea entre os estados de Nayarit e Jalisco, a encantadora cidade, em crescente expansão turística, armazena um relicário de histórias sobre seu nascimento e desenvolvimento, servindo até de cenário romântico para um dos mais famosos casais de Hollywood. Com cerca de 40 quilômetros de orla formada por afloramentos rochosos e areias brancas, Puerto Vallarta apresenta regiões bem divididas. Uma parte é ocupada pelos hotéis e resorts, onde ficam os viajantes; além da zona central, com construções baixas que se estendem até os morros de Serra Madre e conservam o encanto colonial. Apesar de moderno, o centro tentou manter intacta parte de sua estrutura. As autoridades municipais, por exemplo, impõem às casas pinturas na cor branca e cuidados arquitetônicos. Prova disso são as ruas empedradas, tetos de telha vermelha e alguns detalhes elaborados em ferro forjado. A bela arquitetura inspira uma vasta programação de lazer, com atividades ao ar livre e opções noturnas para a família e para os casais, em meio a monumentos históricos como a pitoresca igreja de Nossa Senhora de Guadalupe.

Praias

Quem visita Puerto Vallarta pode ter a certeza de que encontrará as mais belas praias do continente. São águas calmas e transparentes, de coloração azul esverdeada, com temperatura morna. As mais preferidas pelos turistas normalmente são a Praia do Ouro, do Sol, das Palmas, dos Tules e Praia dos Mortos. Para aqueles que desejam uma área mais isolada, as boas pedidas são as praias de Mismaloya e Boca de Tomatlán. Assim como outras mais, a Playa Los Muertos (Praia dos Mortos) destaca-se pela prática de esportes,entre os quais windsurfe, jet-ski,snorkel,passeio de pára-quedas puxados por lanchas e mergulho. Outra praia bem refrescante é a de Bucerías, ideal para a prática da pesca, natação e jantar à beira-mar. A dica para os mais aventureiros é aproveitar outras modalidades como tirolesa, hipismo ou então viver a experiência de nadar e levar os filhos para brincar com os golfinhos, acompanhados de instrutores. Há também passeios de barco, que saem para Majahuitas e Yelapa, lugares com cachoeiras e exclusivas praias para prática do snorkel.

RivieraNayarit_PuntaMita5

PARQUE NACIONAL MARINO LOS ARCOS

Vida noturna e gastronomia cosmopolita

 
As noites são intensamente agitadas em certos pontos da cidade, como no calçadão. Bares combinam o exagero colorido mexicano com boates que funcionam até o sol nascer. Mas se não quiser se jogar na noite, caminhe pelo calçadão e sinta-se tentado a entrar em estabelecimentos de portas abertas, sem nenhum isolamento acústico, que dão as boas vindas para uma experiência gastronômica e etílica inusitada. A diversidade do cardápio local é ampla e convida a todos a experimentarem as iguarias regionais. Destacam-se também os cafés europeus e a sofisticada culinária francesa, espalhados pelo centro da cidade. Mas quem vai a Puerto Vallarta não pode deixar de apreciar um restaurante extremamente peculiar: o La Leche. Com uma arquitetura bem moderna, o estabelecimento impressiona os turistas por ser pintado inteiramente na cor branca, assemelhando-se a uma tela de quadro sem preenchimento. Além da parte externa, toda a mobília e decoração são brancas para proporcionar uma “experiência culinária emocional”. Quem comanda a casa é o chef Alfonso Cadena, que viveu a infância na região e utilizou sua relação com o mar para inspirá-lo na criação de pratos refinados, que passeiam por influências francesas e orientais. O balneário é, de fato, um lugarejo fascinante por abrigar estilos de vida totalmente diversificados. Tanto que é considerado um dos destinos gay friendly mais populares do mundo. O reconhecimento não se dá somente pela amável recepção dos moradores locais com os visitantes, mas também pelo ambiente agradável e grande oferta de serviços turísticos e de entretenimento especializados para o público LGBT. Na Zona Romântica, uma zona charmosa e de casebres antigos, encontram-se estabelecimentos focados na comunidade LGBT, como restaurantes, hotéis, beach clubs, spas, lojas de roupas e galerias de arte.

GASTRONOMÍA

Algumas dicas sobre Puerto Vallarta

Entre abril e junho, momento em que o clima ainda é agradável, as tarifas são baixas e há pouco turistas. Entretanto, de janeiro a março, é possível fazer excursões para observar as baleias jubartes e orcas, que rodeiam o mar do Pacífico.

Do Aeroporto Internacional Licenciado Gustavo Díaz Ordaz ao centro da cidade, são poucos quilômetros de distância. Os táxis são opções que podem não ser caras considerando sua comodidade. O serviço local utiliza veículos amarelos que podem levar o turista a praticamente qualquer parte da cidade. Em relação às taxas, elas variam de acordo com a distância percorrida. Os táxis do aeroporto são brancos e são os únicos que podem fazer o transporte a partir do aeroporto para o hotel ou para as zonas circundantes.

 Puerto Vallarta possui um clima tropical úmido, com águas quentes. No inverno, as temperaturas máximas são de 25ºC durante o dia e 20ºC à noite. No verão, os meses de junho a outubro são caracterizados pelas chuvas e a temperatura oscila de 27°C a 32°C. Já os meses de dezembro a fevereiro são marcados pela alta temporada, com clima quente e ensolarado. A primavera e o outono registram temperaturas moderadas, com mínima de 20ºC e máxima de 29ºC.

Não deixe de realizar uma experiência familiar um tanto quanto educativa, especialmente para os filhos. Vale muito a pena visitar a comunidade indígena de San Andrés Coamihata, lugar dos índios Wixárika, mais conhecidos como os índios Huichol. A remota aldeia da montanha representa uma grande volta no tempo e uma rica imersão cultural em antigas tradições. A crença é de que os Wixárika são descendentes diretos dos aztecas!

BALLENA JOROBADA

Serviços

Para curtir esse esplendoroso destino, o pacote de sete noites, com valores em torno de
US$ 1.470 na baixa temporada, inclui passagem aérea, hospedagem com sistema all inclusive, traslados e cartão assistência. A casa de câmbio que você tem a negociação mais facilitada para comprar moeda internacional é na Deboni Câmbio: 3326-0444. Para obter mais informações sobre pacotes, procure a agência de viagens Jefferson de Almeida Turismo e Eventos: 3327-0134/3326-2909/8425-6330.

17 - turismo jefferson