Um lugar paradisíaco chamado Punta Cana
Capital do turismo internacional da República Dominicana, Punta Cana é o lugar dos sonhos, considerado pelo setor de turismo um verdadeiro paraíso e um local altamente cobiçado pelos viajantes. Caso sua dúvida seja qual época é melhor para visitar Punta Cana, fique tranqüilo! O balneário tem sol o ano inteiro com temperaturas chegando facilmente aos 40º C e a umidade também atingindo altos níveis. O clima fica mais seco e ameno entre dezembro e a Páscoa. E a chamada “temporada de furacões” – apesar de raramente atingir Punta Cana – abrange o período entre julho e novembro.
Punta Cana é o nome de uma praia específica do extremo leste da República Dominicana que acabou por batizar toda a região e é banhado pelo mar do Caribe. A região de se desenvolveu turisticamente a partir dos anos 1990 e abriga sete praias principais: Uvero Alto, Macao, Arena Gorda, El Cortecito, Cabeza de Toro, Bávaro e Juanillo. Conhecer essas faixas de areia irá depender do hotel em que cada visitante se hospedar, visto que muitas praias são privadas e só são acessíveis aos hóspedes do hotel local. A região, hoje, abriga mais de 50 hotéis, sendo a maioria desses estabelecimentos “all-inclusive” – sistema que fornece ao turista o direito de comer e beber à vontade, a qualquer momento do dia, durante sua estadia – e estão bem de frente para a praia.
Nos resorts de Punta Cana, além dos inúmeros mimos e conforto de alto padrão, o hóspede tem a seu dispor um leque gastronômico com uma infinidade de receitas internacionais que atende a todos os paladares. Nos bufês dos estabelecimentos são servidos frutos do mar, peixes, carnes vermelhas, dezenas de tipos de saladas, massas e muito mais. Mas a estrela é o cardápio local, sendo misturado com maestria elementos da culinária europeia e africana, em pratos como Sancocho (arroz, coentro, banana, abóbora, batata, mandioca, sete tipos de carne, frango e cordeiro), o Mofongo e o prato típico nacional “La Bandera Dominicana”, que une arroz branco, feijão vermelho (as habichuelas rojas) e carne. As bebidas dominicanas (especialmente as alcoólicas), por sua vez, prometem exercem grande fascínio sobre os viajantes. O rum feito na república é um dos melhores do mundo e, para uma experiência mais “exótica”, prove a famosa “mamajuana”, com rum branco (ou vinho), ervas, raízes, canela e mel. Os nativos dizem que é afrodisíaco.
Já quando o assunto é explorar Punta Cana, os principais atrativos são mesmo as praias, numa extensão de mais de 30 quilômetros de areia branca, palmeiras e céu azul. Aproveite para conhecer o mar da região em atividades como snorkeling, mergulhos, kitesurfing, windsurfing e kayaking.Uma atividade bastante concorrida, principalmente para quem vai com crianças, é o mergulho com leões-marinhos e golfinhos que podem ser vistos nos passeios junto ao Manati Park que proporciona contato com a flora e fauna da região, além de nove opções de shows com performances de animais. Outro passeio muito concorrido, combinando passeio de barco, snorkel e coquetéis é o Marinarium.
Há, porém, passeios para fazer fora desse “mundo”. O mais popular deles é o tour de barco até a paradisíaca ilha Saona, que tem quatro praias, mas nem todas são turísticas. A ilha faz parte do Parque Nacional Del Este, uma área nacional preservada e repleta de natureza. A viagem de catamarã leva cerca de duas horas e meia e é feita ao som de música latina e muito rum. Costuma incluir refeição no local e parada (na ida ou na volta) em uma piscina natural de 1 metro e meio de profundidade, onde é possível admirar estrelas do mar. Se houver tempo e disposição, vale a pena realizar uma visita à interessante capital da República Dominicana, Santo Domingo, que fica a 200 km de Punta Cana. As principais atrações locais estão concentradas no centro histórico da cidade e podem ser conhecidas em um único dia.
Outra opção para se visitar são os Altos de Chavón. Localizada dentro do complexo da Casa de Campo, em La Romana, é uma réplica perfeita de vila toscana do século 16, com direito a igreja e um anfiteatro com capacidade para milhares de pessoas. Nesse complexo também fica o campo de golfe Diente de Perro, lojas com caros suvenires e grupos que fazem apresentação de dança dominicana. Outra dica é conhecer Don Lucas Cigars, a fábrica e loja de charutos que é um dos passeios mais populares entre os turistas que visitam Punta Cana. No local, é possível acompanhar os artesãos produzindo diversos tipos do excelente charuto dominicano. Além do tabaco, o empreendimento vende garrafas de rum, de mamajuana (o drink dominicano feito com ervas e rum) e belos artesanatos da região.
Punta Cana é um paraíso imperdível! Os brasileiros que optarem em viajar para a região precisam de passaporte, mas não de visto para entrar na República Dominicana. Não há também a necessidade de comprovação quanto a vacinas. Entre as dicas, o turista irá passar grande parte de seu dia na praia ou na piscina. Portanto, roupas leves, roupas de banho, protetor solar, óculos de sol e chapéus são itens indispensáveis na viagem. Câmeras fotográficas à prova d’água são uma grande opção para quem gosta de registrar boas imagens nas férias: as oportunidades de mergulho na região de Punta Cana são inúmeras e, nessas incursões, é possível fotografar golfinhos, estrelas do mar e até tubarões.