“Ponte Aérea” by Jefferson de Almeida

retranca

1

A Cosmopolita Nova York

 

Nova York é considerada a mais rica e influente cidade do planeta. A Big Apple, como é carinhosamente chamada a cidade de Nova York, recebe anualmente mais de 10 milhões de turistas de todas as partes do mundo. New York é um dos destinos turísticos mais procurados pelos brasileiros, que ocupam a 3ª posição no ranking de origem dos visitantes estrangeiros da cidade. Mas o que fascina e atrai tantas pessoas à NY? Essa é uma pergunta difícil de responder já que a cidade não atende a apenas um ou dois segmentos de turismo. Há várias Nova Yorks dentro da mesma cidade. A característica dessa megalópole super cosmopolita é que ela disponibiliza inúmeras opções de passeios, milhares de restaurantes, além de uma infinidade de opções de entretenimento. Só de parques e praças públicas a cidade conta com 1.700. Há de tudo, 24horas por dia, sete dias por semana para todas as tribos. Sua grandiosidade impressiona quem a visita, isto pode ser comprovado pela verticalidade de seus arranha-céus, como o Empire State Building, combinado com as linhas horizontais da Brooklyn Bridge e o encanto dos gramados do Central Park.

New-York

Criar um roteiro para uma viagem a Nova York não é tarefa fácil, já que a cidade oferece centenas de opções interessantes de passeios e lugares para se conhecer. Apesar de ser uma das maiores metrópoles do mundo, circular por lá é muito fácil, principalmente em Manhattan. Por lá as ruas foram cortadas em forma de grade, o que facilita na orientação. Para circular melhor pela cidade, nada como utilizar o metrô, com o qual você chega em boa parte das principais atrações da cidade. O cartão MetroCard oferece descontos e pode ser adquirido nas estações. Táxis e ônibus são bons para observar a cidade, mas podem ser meios bem lentos, dependendo do trânsito. Você pode começar o seu passeio por um clássico da cidade que é o Empire State Building e subir no mirante do gigante de 102 andares, visível de quase toda Manhattan, é uma das atrações turísticas mais concorridas da Big Apple.

2

Outro local é o High Line,o Jardim Suspenso de Manhattan, ele era uma linha de trem elevada que foi construída em 1930, no bairro de Chelsea. Desativada em 1980, o espaço deu lugar a um lindo parque urbano linear. Por sua proposta e qualidade de renovação da área que antes estava degradada, tornou-se referência mundial, no que concerne a convivência do verde com o concreto. Outra pérola da cidade é o Central Park. Considerado por muitos nova-iorquinos como um oásis no meio da selva de arranha-céus de Manhattan. O parque divide com a Times Square o título de atração a céu-aberto mais legal de Nova York. Na sequência, visite a ponte mais famosa de Nova York, a Ponte do Brooklyn que atrai pela sua suntuosidade e estilo. Outra atração que não pode ficar de fora e está localizado no South Street Seaport, é o Pier 17. Uma região extremamente agradável que é frequentada não somente por turistas como também por moradores de Nova York. Além de restaurantes legais os terraços do shopping center do Pier proporcionam uma visão incrível da Ponte do Brooklyn e dos arranha-céus de Downtown.

Nova-York-4

Dentre as atrações culturais tem-se o The Cloisters que é um museu diferente de tudo, dedicado a Arte Medieval. Toda sua arquitetura, paisagismo e as obras disponíveis remonta a época dos castelos e feudos. O MoMA – Museu de Arte Moderna de Nova York – é um dos mais famosos e importantes museus do gênero do mundo. No local há mais de 150.000 peças, destacando-se obras de Van Gogh, Monet, Salvador Dalí e Picasso. Já o American Museum of Natural History encanta adultos e crianças. O museu tem a maior coleção de fósseis de dinossauros do mundo, além de milhares de peças que contam a evolução de animais, plantas e de todos os povos da terra.  Outro importante atrativo cultural é o Museu de Cera – Madame Tussauds com os seus bonecos, de um realismo impressionante. Dentre as réplicas, quase perfeitas, há a de artistas, líderes políticos, esportistas, super-heróis e outras personalidades famosas. Por fim, vale um giro pelo Guggenheim Museum, que teve sua fachada projetada por Frank Lloyd Wright, é uma das obras arquitetônicas mais impressionantes e arrojadas do mundo.

 

Entre os passeios variados tem –se o Memorial do World Trade Center que é um tributo as mais de três mil pessoas vítimas no atentado de 11 de setembro. Há também a possibilidade de visitar a sede da ONU, sendo possível fazer uma visita guiada, em português, às dependências da organização, o que possibilita ao turista aprender mais sobre seu propósito de existência e seus nobres trabalhos. Outro ponto turístico é o Charging Bull – O Touro da Bolsa de Valores de NY, todo em bronze e é um dos símbolos de Wall Street, além de aparece constantemente nos filmes de Hollywood.

3

Para quem curte musicais, os grandiosos podem ser assistidos nas casas ao longo da Broadway, e, os amantes do esporte a dica é participar dos disputados eventos esportivos em templos sagrados como o Yankee Stadium e o Madison Square Garden. Por fim, a Estátua da Liberdade que é, sem dúvida, o maior símbolo de Nova York e dos Estados Unidos. Presente da França aos Estados Unidos, representa Libertas, a Deusa Romana da Liberdade, que segura uma tocha e uma ‘tabula ansata’ (tábua de leis), na qual está gravada a data da Independência dos Estados Unidos, 4 de Julho de 1776. O passeio todo, dura cerca de 3 horas . No passeio para a Estátua da Liberdade há uma parada na Ellis Island, onde fica o Museu da Imigração. Outra marca registrada da cidade de Nova York são os seus restaurantes que estão entre os melhores do mundo, não importa a especialidade, assim como a sua rede hoteleira.