Tour Gastronômico por São Paulo
Clos
Idealizado pelo restauranteur Marcelo Fernandes, o nome do restaurante faz referência aos “clos” – os terroirs europeus conhecidos por produzir as melhores uvas de cada safra, pela exclusividade e qualidade da produção. A escolha do nome traduz a gastronomia da casa, em explorar o singular, misturando a ingredientes brasileiros em uma cozinha espanhola de toque ibérico com acento mediterrâneo. Logo após a sua inauguração, o Clos restaurante foi eleito pelo júri do Guia da Folha de S. Paulo como a melhor novidade de 2011 na categoria restaurante. Em 2012, a casa foi considerada o Melhor restaurante espanhol 2012/2013 pela revista Veja São Paulo.
O premiado arquiteto Naoki Otake é responsável pelo projeto do Clos. De linhas retas, o restaurante revela sua contemporaneidade mesclando pedras, madeira, colunas de aço corten e vidro, entre outros elementos.
O paisagismo de Gilberto Elkis e obras do artista chileno Enrique Rodríguez, atribuem ao Clos um ambiente extremamente acolhedor. Situada no piso superior, a adega é toda em vidro e acolhe vinhos do novo e velho mundo, reunindo mais de 400 rótulos. No mesmo ambiente está o bar. Em sua carta, há coquetéis clássicos como o Manhattan e Cosmopolitan, e também as criações do barman do Clos.
A nova proposta de cozinha do Clos é a ibérica com acento mediterrâneo. O cardápio é leve e faz uso de ingredientes respeitando a sazonalidade de cada produto, mas com uma cozinha simplificada, sem perder a qualidade e o sabor. Com nova proposta da casa – cozinha ibérica com acento mediterrâneo, a casa ganhou simplicidade, sem perder o sabor. O frescor dos ingredientes está presente em tapas, peixes, massas, frutos do mar, carnes e sobremesas.
Clos
R. Domingos Fernandes, 548 – Moema, São Paulo – SP, 04509-011
(11) 3045-2154
MERCEARIA DO FRANCÊS
Menu variado e clima europeu são destaques do bistrô que está completando 10 anos. A Mercearia do Francês, dos sócios Steven Kerlo, o chef Jose Luis Balon e o premiado Marcelo Fernandes, traz para São Paulo desde outubro de 2005 o espírito descontraído dos bistrôs parisienses com gastronomia
franco-brasileira em um ambiente acolhedor e charmoso. Localizada em Higienópolis, a casa apresenta clássicos da cozinha francesa, como o cassoulet e o confit de pato, ao lado de receitas autorais com ingredientes brasileiros criadas pelo chef, como risoto de carne seca e abóbora, e namorado grelhado ao molho balsâmico e mel com risoto de pupunha. O cardápio conta com uma série de sugestões unindo a culinária francesa a ingredientes bem nacionais, como mandioquinha, palmito pupunha, abóbora e maracujá. De cozinha franco-brasileira o menu traz pratos clássicos franceses como o Steak Tartare, Fritas e salada, a salada Perigordine (folhas, nozes, magret de pato defumado e foie gras), e também o tradicional Picadinho. A casa traz também itens indispensáveis de um bistrot pour de vrai, como o cassoulet (cozido de feijão branco com costela suína defumada, confit de pato, crocante de bacon e linguiça), o medalhão de filé mignon aos molhos poivre vert ou de mostarda de Dijon (servido com batatas cremosas gratinadas) e o confit de pato (com sauté de batatas, vagens e champignons, redução de vinho tinto e cebola roxa confit). A tradição também surge nas sobremesas, caso do Opera (bolo de chocolate cremoso, servido com sorvete de creme e calda de frutas do bosque), e tarte Tatin (servida com sorvete de creme).
Mercearia do Francês
R. Itacolomi, 636. – SP- Tel. (11) 3214-1295
KINOSHITA – Trás O Conceito De Gastronomia Japonesa
Inaugurado em fevereiro de 2008 o Kinoshita, restaurante que trouxe ao Brasil o conceito de gastronomia japonesa― a “kappo cuisine”. Trata-se de uma cozinha singular, única e que procura aflorar diversas sensações a partir de exóticas combinações de aromas, texturas e sabores de raras iguarias. Dois kappo bars, de cinco metros cada, abrigam doze pessoas. Atrás, o mestre Murakami transforma-se em um artista quase conceitual que propõe e relaciona-se de forma única com seus visitantes ao provocar diferentes estímulos sensoriais. Aos poucos se estabelece uma relação de experimentação mútua, conforme o chef percebe as preferências de cada um. Assim como em um teatro, a reação do público é imediata e Murakami sabe bem como dirigir seu espetáculo – pratos servidos imediatamente, à base de ingredientes raros e sazonais arranjados perfeitamente conforme temperatura, brilho e frescor. A proposta é de uma cozinha fina, precisa e que permite inovações com base na tradição. Considerada valiosa por usar ingredientes sazonais, a kappo cuisine busca extrair do alimento o supra sumo do sabor, a partir de raras iguarias agradáveis ao paladar.
Iguarias do cardápio
Foi durante uma viagem ao Japão as descobertas de iguarias jamais vistas no Brasil que serviram como base para montar o cardápio do Kinoshita. Foram mais de 30 dias imersos em regiões pouco conhecidas para degustar elementos exóticos e inusitados da culinária japonesa, bem como o que há de mais tradicional dentro desta gastronomia. Somente no Kinoshita será possível degustar pratos e ingredientes como, por exemplo, o sushi de Abalone – Awabi, sushi Buri Toro (olho de boi gordo) e sushi Akagai (marisco vermelho).
Entre as entradas, destacam-se o Sea Food Missô Cream (trio de frutos do mar ao creme de missô), o Kaki Wakame Su (ostras marinadas ao wakame natural, shissô e gema de codorna) e o Sunomono de Lychia (vinagrete exótica de pepino japonês e lychia). Há também opções como Sashimi de Mariscos Variados (seleção especial de sashimis exóticos), Hikarimono (fatias de peixes brilhantes) e Kobe Beef (carne vermelha harmorizada levemente selada ao molho tataki). Murakami ainda apresenta novidades como o Una Don (arroz branco com enguia ao tempero agridoce); Shishamô (peixe ovado japonês levemente grelhado no sal) e Maguro Nuta (filet de atum levemente selado por fora ao molho de missô picante).
Kinoshita
www.restaurantekinoshita.com.br
R. Jacques Félix, 405 – Vila Nova Conceição.
(11) 3849-6940
ATTIMO COZINHA ITALO-CAIPIRA
A mistura da cultura italiana com a culinária típica do interior paulista foi a inspiração que o chef Jefferson Rueda usou para criar o restaurante Attimo (“momento” em italiano). Única, a casa é fruto da amizade entre Rueda e o restaurateur Marcelo Fernandes, proprietário dos reconhecidos Kinoshita, Clos de Tapas e Mercearia do Francês. Amigos há anos, os dois, que se aproximaram através da relação de chef e comensal, passaram meses resgatando tradições, desvendando sabores e testando combinações.
O resultado é uma cozinha ítalo-caipira, como o próprio Rueda optou por chamar. Os elementos deste recém-criado conceito foram salpicados por todo o restaurante: a decoração aconchegante como em uma sala comunal de uma grande fazenda, dos 142 vinhos – mais da metade são italianos – expostos na
adega climatizada localizada acima do salão principal, e até uma horta orgânica com pimentões, abóboras e ervas para temperos ladeando a parte externa da casa. Há também uma carta especial de cachaça com 40 variedades. O cardápio com muitos sabores familiares, o menu inclui canapés como o Lombo assado com abacaxi no pão de alecrim e o Pão de queijo caseiro recheado com linguiça artesanal levemente defumada, servidos no bar.
Os clientes começam a degustação com entradas como a Pamonha de codeguim e fonduta de tallegio D.O.P e o Ravióli de lagostins ao molho de lentilhas verdes e foie gras de pato e gengibre crocante. Receitas clássicas de Rueda aparecem entre os pratos principais. É o caso do Ravióli surpresa de galinha caipira e quiabo ao leve molho assado e do Noque de batata ao molho de tomate italiano e pecorino trufado. Já a Galinha caipira à moda de Rio Pardo e polenta italiana cremosa e a Dobradinha ao molho de tomate, pancetta e pão de fermentação natural são criações que fazem parte do universo de sua família e são revisitados no restaurante.
Attimo
Rua Diogo Jácome, 341, Vila Nova Conceição. Tel.: (11) 5054-9999.
www.attimorestaurante.com.br