Pós-covid: futurologista mostra como as viagens e o turismo se transformarão com o “novo normal”

Com o fim da pandemia global, surgirá uma nova maneira de viver e o mundo, com certeza, será muito diferente. Tendo em vista antecipar algumas mudanças que moldarão essa nova realidade, a Allianz Partners, líder em assistência 24 horas e seguro viagem, produziu, em parceria com o Futurologista Ray Hammond, o relatório “Life after COVID-19”.

No setor de turismo, o estudo mostra que a experiência de viagem nunca mais será a mesma. O período pós-pandemia abrirá uma nova era com menos naturalidade e mais proteção. Prevê-se que o voo doméstico e de curta distância se recupere primeiro, mas os viajantes mudarão de comportamento, incluindo máscaras durante toda a jornada e os abraços e beijos de despedidas serão fora do aeroporto. Em alguns casos, pontes de embarque, ou ponte telescópica, para aviões serão usadas como um “túnel desinfetante”. Outras iniciativas das companhias serão na redução das malas de mão, para acelerar o embarque e reduzir o risco de contaminação, além de diminuir os serviços de bordo.

A pesquisa mostra que a indústria de cruzeiros certamente será a mais afetada. Ninguém tem uma visão clara de como eles podem se organizar, respeitando o distanciamento social e, acima de tudo, a quarentena de viajantes doentes para evitar a contaminação.

A hospedagem será impactada por medidas aprimoradas de saneamento. É provável que os restaurantes reabram com menos horas, por menos dias, com muito menos mesas e menus bastante simplificados. Enquanto isso, os pedidos pelos aplicativos de delivery continuarão em alta.

Além disso, os pacotes all inclusive de hotel provavelmente serão redesenhados. Assim, será possível remover a entrega de comida e bebida em estilo buffet, e garantir que os clientes recebam o serviço em suas mesas individuais e distanciadas. As excursões deverão ser fornecidas individualmente e, por isso, serão mais caras.

Finalmente, as viagens de negócios serão reconsideradas, pois a pandemia mostrou que o gerenciamento de projetos pode ser feito por videoconferência, permitindo reduções de custos financeiros e das emissões de gases de efeito estufa. Provavelmente, apenas reuniões comerciais, exposições e eventos esportivos internacionais voltarão aos níveis normais no futuro próximo.O relatório completo está disponível para leitura aqui: http://www.allianz-partners.com/en_US/press-and-media/reports/life-after-covid.html

Sobre o futurologista Ray Hammond

Ray Hammond tem quase 40 anos de experiência escrevendo e falando sobre as tendências que moldarão o futuro. Ele foi premiado com a Medalha de Ouro das Nações Unidas em Serviços para Futurologia em 2010. O longo histórico de previsão precisa de Hammond é único na Europa e ele agora vive no futuro que descreveu há quase 40 anos. O futurologista oferece discursos, palestras e workshops para empresas, governos e universidades em todo o mundo. Ele ministrou palestras na Oxford-Martin School da Universidade de Oxford, na CASS Business School e na Lund University. Hammond também é membro eleito da Royal Society of Arts (FRSA