Pós-operatório de silicone no verão exige cuidados

Assim como toda cirurgia, o procedimento de implantes de silicone também merece atenção e cuidados especiais. Foto: Getty Images

Assim como toda cirurgia, o procedimento de implantes de silicone também merece atenção e cuidados especiais. Uma das melhores formas de ter um pós-operatório tranquilo é respeitar o tempo de recuperação e, claro, ter profissionais que estejam de prontidão auxiliando em todo o período.

Todo o processo de prevenção acontece ainda no hospital, e o direto do Centro Nacional Cirurgia Plástica, Arnaldo Korn, explica: “o paciente recebe anestesia local e sedação. Depois disso, o tempo de internação é de, aproximadamente, cinco horas e o de repouso pós-cirurgia dura cerca de quatro dias”. Em seguida, é necessário que paciente mantenha todos os curativos, utilize apenas remédios prescritos pelos médicos, não realize esforços e poupe-se de movimentos bruscos. Esses simples cuidados ajudam a acelerar a recuperação e também a garantir que o resultado do procedimento não seja afetado. “É preciso considerar também que, para que o resultado corresponda ao esperado, os cuidados com o pós-operatório devem ser mantidos cuidadosamente e vistos como essenciais para a satisfação do paciente. Se esses cuidados não forem bem-feitos, isso influenciará diretamente no resultado da cirurgia”, destaca Korn.

É necessário que paciente mantenha todos os curativos, utilize apenas remédios prescritos pelos médicos.

Além de todos os cuidados já mencionados, pacientes que realizam este tipo de procedimento estético em períodos mais quentes como o verão precisam redobrar o cuidado. Arnaldo Korn explica “por ser um período de alta temperatura e exposição ao sol, é preciso redobrar os cuidados no pós-operatório para não causar desconforto e inchaço”.

Outro ponto destacado pelo diretor é a importância do auxílio de profissionais. “Nessa etapa, assim como no pré-operatório, existe um trabalho multidisciplinar, que envolve profissionais de outras áreas da saúde, como nutricionistas”, revela o diretor. Manter a alimentação adequada, principalmente nos primeiros dias, evita a retenção de líquidos e até mesmo ajuda na cicatrização, já que alguns alimentos podem interferir e tornar esse processo mais difícil. Dessa forma, é importantíssimo ter o acompanhamento de profissionais especializados.

A importância do auxílio de profissionais. “Nessa etapa, assim como no pré-operatório, existe um trabalho multidisciplinar.