Pratos famosos com ovos de países da Copa do Mundo de 2022

O ovo é um alimento prático e um dos mais antigos e populares da humanidade, acompanhando diversas culturas ao redor do mundo. Durante o mês da Copa do Mundo, o Instituto Ovos Brasil selecionou diversas receitas com os ovos como protagonistas entre os ingredientes.

“A presença deste personagem principal na montagem do prato traz diversos benefícios, se tornando a principal fonte de proteínas, repleto de vitaminas D, possuindo compostos antioxidantes vitaminas A, E, Magnésio e Zinco, além de colina, um complexo da vitamina B, que atua na condução do impulso nervoso e é responsável pela memória e auxiliando na cognição”, conta Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil.

Receitas

Com todos esses benefícios em mente, diversas receitas são atrativas, então veja abaixo a seleção realizada pelo Instituto.

Shakshuka – Serve 2 porções (Países: Israel e México)

Shakshuka é uma preparação comum em Israel, em que o ovo é preparado em uma base de molho de tomate, pimentão, cebola, alho e outros temperinhos. Essa mesma receita é encontrada no México com o nome de Huevos rancheiros e que contém linguiça e queijo na preparação.

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 1 lata de tomate pelado em cubos (400 g)
  • ½ pimentão vermelho
  • ½ cebola
  • 1 dente de alho
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • ½ colher (chá) de orégano seco
  • 1 pitada de pimenta calabresa seca
  • sal a gosto

Modo De Preparo

Faça o pré-preparo: descasque e pique fino a cebola e o alho; lave, seque e corte o pimentão ao meio; descarte as sementes e corte uma das metades em cubos pequenos – reserve a outra metade para uma próxima receita.

Leve ao fogo médio uma frigideira grande (sugestão: uma de 26 cm de diâmetro). Quando aquecer, regue com o azeite, adicione a cebola e o pimentão. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 4 minutos, até murchar. Junte o alho, tempere com a pimenta calabresa cuidado para não exagerar, vá aos poucos! e mexa por mais 1 minuto.

Abaixe o fogo, junte o tomate pelado (com o líquido), tempere com o orégano, sal e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até encorpar. Com uma espátula, abra quatro cavidades no molho – é nesse espaço que os ovos irão cozinhar. Quebre os ovos numa tigela, um de cada vez, e transfira com cuidado à frigideira. Tempere cada ovo com uma pitada de sal e deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutos.

Passados os 5 minutos tampe a frigideira e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, até que as claras fiquem cozidas e as gemas permaneçam moles (se preferir as gemas cozidas, leve a frigideira ao forno preaquecido a 180 ºC para finalizar o cozimento). Sirva a seguir com pão italiano e aproveite!

O fato é que esta preparação com molho de tomate é simples, fácil e de baixo custo. Além disso, apresenta compostos bioativos como a luteína e zeaxantina do ovo e o licopeno do tomate que apresentam ação antioxidante e protetora no organismo. Vale lembrar que a luteína e a zeaxantina tem uma ação antioxidante e protetora nos olhos. Já o licopeno tem uma ação protetora na próstata.

Tortilla de Patata – Serve 8 porções (País: Espanha)

A tortilla de patata é uma preparação comum da Espanha, composta de ovos, batatas e cebola. O ovo é um alimento fonte de proteína, composto de vitaminas, minerais, carotenoides que enriquece esta preparação; e já que contém a batata, uma fonte de carboidrato, falta apenas a salada para deixar a refeição completa.

Ingredientes

  • 4 batatas grandes
  • 2 cebolas médias
  • 5 ovos
  • 3 colheres (sopa) de creme de leite fresco
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo De Preparo

Descasque as batatas e corte em rodelas bem finas. Coloque numa panela, cubra com água e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, conte 3 minutos e desligue. Escorra as batatas e passe por água corrente para cessar o cozimento. Reserve.

Descasque e corte as cebolas em rodelas bem finas.

Numa tigela, quebre os ovos, junte o creme de leite e misture bem.

Numa frigideira antiaderente média, leve o azeite para esquentar. Quando estiver bem quente, refogue a cebola por 5 minutos. Junte as batatas e refogue por mais 3 minutos. Tempere muito bem com sal e pimenta-do-reino.

Regue a mistura de ovos com creme na frigideira. Abaixe bem o fogo e tampe a frigideira. Deixe cozinhar por uns 4 minutos. Destampe e passe uma espátula na lateral da frigideira para desgrudar a tortilla.

Levante a ponta da tortilla delicadamente para o ovo que ainda não está cozido escorra para baixo. Quando não tiver mais líquido em cima da tortilla, passe novamente a espátula nas bordas.

Coloque um prato sobre a frigideira e vire de uma vez. Escorregue a tortilla de volta para a frigideira e deixe dourar por mais 4 minutos. Transfira para um prato e sirva a seguir ou em temperatura ambiente.

Ovo Pochê (País: França)

Para quem deseja uma refeição com menos gordura, o ovo pode ser preparado de uma forma mais elaborada na forma pochê (criado na cozinha francesa), cozido em água, ou simplesmente na forma cozida em 12 minutos de cozimento.

Ingredientes

  • 1 ovo
  • óleo para untar

Modo de Preparo

Leve uma frigideira de borda alta (ou panela pequena) com bastante água ao fogo médio para ferver. Forre um prato com papel toalha.

Enquanto isso, recorte um quadrado de filme de 30 cm x 30 cm e coloque sobre um prato fundo. Unte o filme com um pouco de óleo e quebre um ovo dentro. Junte as pontas do quadrado para formar uma trouxinha, enrole bem e dê um nó. Repita com os outros ovos.

Assim que a água ferver, abaixe o fogo e mergulhe a trouxinha na água, segurando pelo nó. Mexa delicadamente, fazendo movimentos circulares — isso deixa o ovo pochê com um formato mais bonito — por 3 a 4 minutos até a clara firmar, mas o centro ainda estiver molinho. Retire o filme com cuidado e deixe o ovo cozinhar por mais 1 minuto na água.

Com uma escumadeira, transfira o ovo pochê para o prato forrado com papel toalha. Sirva a seguir com torrada ou cuscuz de milho.

Bolo Chiffon (País: Estados Unidos)

Essa receita é ideal para aqueles que desejam uma receita leve, saborosa e muito macia para a sobremesa. O bolo Chiffon é um prato norte americano que foi criado em 1927, e conquistou o mundo por sua maciez, se tornando uma das receitas mais populares em diversos países.

Ingredientes:

  • 6 ovos
  • 2 xícaras de açúcar refinado (300 gramas)
  • 4 colheres de sopa de óleo de milho ou canola
  • 2 xícaras e ½ de farinha de trigo (300 gramas)
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • 1 xícara de leite morno (215 ml)
  • 20 gramas de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres de sopa de essência de baunilha

Modo de Preparo

Primeiramente, peneire a farinha, o amido e o sal. Depois, bata os ovos com o açúcar na batedeira por 10 minutos. Além disso, com a batedeira ligada, diminua a velocidade e acrescente o óleo e depois o leite. Por fim, a essência da baunilha.

Logo em seguida, acrescente os secos em duas partes misturando delicadamente com um fuê ou espátula sem bater muito a massa. Por último, acrescente o fermento. Depois, leve para assar em forno pré aquecido a 180° por aproximadamente 40 minutos.

Logo depois de esfriar, você pode cortar o bolo e rechear, mas não se esqueça de retirar o papel manteiga da massa.

… Bom dia! “Se um olhar vale mais que mil palavras, um sorriso vale mais que mil parágrafos”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje:  Dri Cordoba, Rosangela Roxo, Edson Ronin Gomes, Rodrigo Trentin, Rosilene Carvalho, Edson dos Anjos, Alex Bueno, Edson Grassi, Marly Ribeiro e Marcia Batista Do Nascimento. Happy birthday!

… Inspirado no chá da tarde do Hotel The Lanesborough, em Londres, o chá da tarde do Palácio Tangará em São Paulo é famoso na cidade, sendo servido nos suntuosos lounges internos do hotel ou no restaurante externo Pateo do Palácio, com uma vista privilegiada para o Parque Burle Marx.

Palácio Tangará apresenta menu especial de Natal para Chá da Tarde, disponível até o dia 23 de dezembro.

Para celebrar a chegada das festividades de fim de ano, o Palácio Tangará preparou um menu especial para o Chá da Tarde com temática natalina, que estará disponível até o 23 de dezembro, de segunda a sábado, das 15h às 18h. 

… O menu traz opções preparadas pelo Chef Executivo do hotel, Filipe Rizzato, e pelo Chef Confeiteiro, Fernando Telles, como os tradicionais ginger breads (as saborosas bolachinhas americanas em formato de bonequinho, bengala etc.), mini bûches de Noël (sobremesa também conhecida como Lenha de Natal) e as clássicas pâtisseries francesas.

Além disso, o menu oferece uma variedade de finger sandwiches com recheios natalinos como peru, bacalhau e tender, folhados, macarons de panetone e bebidas diversas, como uma seleção de chás, cafés e sucos. O Chá da Tarde Natalino tem o valor de R 250 por pessoa e inclui uma taça de espumante.