Premiado no Brasil e no exterior, Muato lança segundo single e clipe do projeto “AfroLove Songs”

Com pegada dançante, “Me Ganhar” aborda nuances e movimentos dos relacionamentos e está disponível em todas as plataformas digitais

O cantor e compositor Muato, um dos artistas mais talentosos da nova geração da MPB, acaba de lançar o segundo episódio do projeto “AfroLove Songs ou A Canção Urbana de Amor Política”, série musical de singles e clipes que expressam o amor dentro do contexto social vivido pela população preta. Trata-se do hit dançante “Me Ganhar”, composição própria com linguagem que viaja pelos universos do hip hop, do funk e da música brasileira para abordar as nuances e movimentos dos relacionamentos. A sequência começou pela balada romântica “Disputa”.

– ‘Me Ganhar’ vem pra afirmar a potência criativa do projeto em um universo dançante entre beat, tamborins, guitarras e vozes ancestrais. O clipe, realizado no atelier da artista visual Brigida Murtas, expressa o próprio movimento da dança dos relacionamentos, entre manipulações, sufocamentos, cores e sexualidade – descreve o músico.

No clipe, dirigido por Yago Nauan, Muato contracena com a atriz Lorena Lima. A atuação do casal, segundo o cantor, é “uma grande metáfora dos encontros da vida real, da resistência a se entregar à relação”. A letra, antenada com elementos da contemporaneidade, traz um refrão marcante e articulação poética melodicamente acomodada em um ritmo contagiante.

– ‘Me Ganhar’ é a resistência a se entregar à relação mesmo no momento em que a paixão já é um fato. É uma dançante reflexão sobre uma comum tendência à ‘autoproteção’ nas relações amorosas – explica.

Muato assina a concepção artística, o roteiro do clipe e, em parceria com Rodrigo Gavião (responsável também pela mixagem e masterização), a produção musical. O novo trabalho, do selo Mondé Musical, conta com produção de Aline Mohamad, assistência de produção de Júlia Tavares, assistência de fotografia e Making Of de Alonso Martinez, efeitos especiais de Jorge Allen, fotografia still e foto de capa de Paula Dias e gestão de marca de Jess Castro. A gravação de voz contou com o suporte de Tuninho Villas e do estúdio Casa com a Música.

O cantor, ator, diretor e produtor musical de Vila Isabel, bairro do subúrbio carioca famoso por revelar ícones da nossa cultura, como Noel Rosa e Martinho da Vila, iniciou sua trajetória no estudo da música de concerto e tem se destacado pela sua atuação em diversas funções artísticas. Diretor musical de espetáculos teatrais, recentemente recebeu o prêmio APTR pela canção de “OBORÓ, Masculinidades Negras”, ao lado Cesar Lira. A sua linguagem é marcada pela utilização de recursos expressivos, como percussão vocal e corporal e arranjos vocais com sonoridades não convencionais.

Fundou a Orquestra de Pretxs Novxs, que estreou em 2019 com o espetáculo “Reza”, realizando as composições, arranjos e direção musical da peça, dirigida por Carmen Luz, além de estar em cena como ator. Atuou em produções aclamadas por público e crítica, como “Andança – Beth Carvalho”, “Cartola – O Mundo é um Moinho”, “Rio Mais Brasil – O Nosso Musical”, “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro” e “Quando a Gente Ama”. Como produtor musical, foi premiado na Europa pelo Awards Deutscher Rock & Pop Preis 2019, ganhando em sete categorias, entre elas, “Melhor Disco de World Music”, “Melhor Disco de Pop Latino” e “Melhor Arranjo”.

“Me Ganhar” já está disponível em todas as plataformas digitais. Para conferir o seu clipe e acompanhar a série, acesse www.youtube.com/andremuato

Clipe de “Me Ganhar”: https://www.youtube.com/watch?v=dAYUjOEciGc