O que será que mais agrada ao paladar brasileiro, doce ou salgado? Aqui essa discussão não tem vez porque o doce é sempre o vencedor, claro. Isso porque uma bela e deliciosa sobremesa não pode faltar, especialmente na ceia de Natal. E é por isso que a Harald, ensina a receita do seu famoso Pavetone!
Feita para quem ama clássicos com um toque de criatividade, a receita do Pavetone traz todo o sabor dos tradicionais panetones com o toque dos saborosos chocolates, rendendo uma ótima sobremesa natalina.
Ingredientes:
Ganache trufada:
- 500 g de Chocolate Meio Amargo
- 1 xícara (chá) de creme de leite UHT (250 ml)
- 4 colheres (sopa) de conhaque (60 ml)
Creme de confeiteiro:
- 4 ovos
- ½ xícara (chá) de açúcar (105 g)
- ⅔ xícara (chá) de amido de milho (100 g)
- 4 xícaras (chá) de leite (1 litro)
Montagem:
- 400 g de aparas de panetone
- ¼ xícara (chá) de amêndoas (30 g)
- ¼ xícara (chá) de nozes (30 g)
- ¼ xícara (chá) de avelãs (30 g)
- ½ xícara (chá) de damascos secos
- 3 colheres (sopa) de Granulado de Chocolate Branco (20 g)
- Pó cintilante comestível dourado
Material:
- Cones de papel-manteiga
Técnicas da Receita:
- Derretimento de chocolates e coberturas
- Fazendo Ganaches
Modo de Preparo:
Ganache trufada:
- Em uma tigela, misture o Chocolate Meio Amargo com o creme de leite e derreta em banho-maria ou no micro-ondas, em potência média, mexendo de tempos em tempos até obter uma ganache homogênea. Misture o conhaque, cubra com filme plástico em contato e reserve.
Creme de confeiteiro:
- Misture os ovos com o açúcar e o amido de milho, com a ajuda de um fouet. Coloque o leite e a mistura de ovos em uma panela. Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até o creme ganhar consistência e não ter mais sabor residual de amido. Transfira para um refratário e cubra com filme plástico em contato. Armazene na geladeira até resfriar completamente.
Montagem:
- Coloque o creme de confeiteiro frio em uma tigela e bata com o fouet, para ficar cremoso. No refratário de servir, faça uma camada de panetone picado, outra de creme de confeiteiro e uma terceira de ganache trufada. Decore com as frutas secas e oleaginosas cortadas e leve à geladeira por pelo menos 4 horas, ou de um dia para o outro. Antes de servir, distribua o Granulado Branco por cima do doce e pincele as frutas e oleaginosas com o pó cintilante comestível dourado.
Variação:
- Substitua o conhaque por qualquer outro destilado de sua preferência.
Dica:
- Se quiser adicionar mais textura ao seu pavê, dobre a quantidade de frutas secas e oleaginosas e distribua entre as camadas.
Tempo de preparo: 30 minutos Rendimento: 1 pavê de 2kg