Presidente decide idade mínima para a reforma da Previdência

(foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)
(foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Previdência 1

Os pontos-chave da reforma da Previdência foram definidos presidente Jair Bolsonaro. A idade mínima para a aposentadoria será de 62 anos para homens e 57 anos para mulheres. O chefe do Executivo vinha acompanhando as discussões da equipe econômica sobre o texto, mas entendeu que é preciso, primeiro, diferenciar a faixa etária entre os gêneros, e, segundo, definir uma idade mínima menor do que 65 anos para beneficiários.

Previdência 2

Segundo um dos formuladores da reforma, esse limite de idade constaria da regra de transição, que poderá ser de 10, 15 ou 20 anos. Ou seja, ao final do mandato de Bolsonaro, mulheres poderiam se aposentar aos 57 anos e homens, aos 62. Mas a regra teria sequência após 2022.Ao final dela, a equipe de Paulo Guedes gostaria que homens e mulheres tivessem uma idade igual de aposentadoria, 65 anos. O presidente, porém, já defendeu uma idade diferente de aposentadoria, menor para as mulheres.

Edição especial

A marca Vans, se une com as lendas do Led Zeppelin para celebrar seu álbum de estreia, o auto intitulado “Led Zeppelin, em celebração da histórica bodas de ouro do lançamento de seu primeiro disco que se aproxima. A edição limitada de quatro produtos (tênis, camiseta e boné) da coleção-cápsula estará disponível globalmente a partir do dia 22 de Fevereiro, sexta-feira, em revendedores autorizados, nas lojas Vans e em vans.com.br.

Programa Mais Médicos

O Ministério da Saúde informou que as últimas 1.397 vagas do Programa Mais Médicos foram escolhidas por brasileiros formados no exterior antes das 9h ontem (13). O prazo final para inscrição no site http://maismedicos.gov.br/ do programa se encerra amanhã (15), às 18h. Estavam disponíveis 8.517 vagas em todo o país desde a saída dos médicos cubanos do programa.

Posando para a foto: O diretor Executivo do Instituto Avançado de Ensino Superior e Desenvolvimento Humano (Insted), Fernando Bumlai, a diretora da Insted, Neca Bumlai, o Des. Paschoal Carmello Leandro, presidente do TJMS, a sra Célia Márcia de Arruda Leandro, o juiz auxiliar da presidência Fernando Chemin Cury e o procurador Alexandre Rasslan, coordenador do Curso de Direito do Insted, durante convênio firmado entre TJMS e Insted.

 

Aeroportos 1

Os aeroportos internacionais de Manaus, Viracopos (Campinas) e Brasília foram eleitos por passageiros os melhores terminais do Brasil, segundo pesquisa de satisfação realizada ao longo do ano passado e divulgada ontem (13) pela Secretaria de Aviação Civil. Entre os terminais que recebem até 5 milhões de passageiros por ano, Manaus ficou também com o troféu de Controle Aduaneiro + Eficiente e de Controle Migratório Eficiente. O aeroporto obteve a melhor média de satisfação geral do passageiro, com 4,53 pontos de um total máximo de 5 pontos.

Aeroportos 2

Na categoria entre 5 e 15 milhões de passageiros, Viracopos também ganhou o troféu de Raio-X Eficiente e de Controle Migratório Eficiente. O terminal, segundo a secretaria, levou a melhor em 19 dos 38 indicadores avaliados na pesquisa. O aeroporto obteve a maior média de satisfação geral do passageiro, com 4,8 pontos de um total máximo de 5 pontos.

Bruna Marquezine, Camila Coutinho, Carol Trentini, Matheus Mazzafera, Fiorella Mattheis e Schynaider marcaram presença no desfile da coleção Outono Inverno 2019 da John John que aconteceu na última terça-feira (12). Foto: Iude Richele

Lei Rouanet

O ministro da Cidadania, Osmar Terra informou ontem que a alteração da Lei de Incentivo à Cultura (8.313/91), a chamada Lei Rouanet, será definida com o presidente Jair Bolsonaro. Osmar defende que a lei deve ser mais abrangente, incluindo novos talentos e eventos culturais fora do eixo Rio-São Paulo onde estão concentrados os investimentos. Conforme o ministro, as estatais são responsáveis por boa parte dos patrocínios e poderão seguir uma espécie de instrução normativa do governo para escolher projetos e “democratizar o processo”.

Desemprego

As taxas de desemprego no Brasil vão cair em 2019 e 2020. Mas o avanço na criação de postos de trabalho será lento e o País corre o risco de ter de esperar “anos” até ver as taxas retornarem para níveis registrados antes da recessão. O índice brasileiro de desemprego é ainda mais de duas vezes superior à média mundial, de cerca de 5% em 2019. A avaliação é da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que em seu informe anual, aponta para uma taxa de desemprego no Brasil de 12,5% ao final de 2018. Para 2019, o índice pode cair para 12,2% e, em 2020, essa taxa seria de 11,7%.

Posando para a foto, a cantora Manu Gavassi durante desfile da John John na New York Fashion Week. Foto: Iude Richele

Up to date

…Bom dia! “Criatividade é a inteligência se divertindo.” – Albert Einstein

…Um abraço aos que aniversariam hoje: Wanderley de Souza, Wagner Menezes, Olga Castro, Marilaine Pracz e Andressa Queiróz.

…A cantora Lady Gaga se tornou a primeira mulher na história do BAFTA a levar o prêmio por melhor trilha sonora, por Nasce Uma Estrela. A cantora ganhou o prêmio em parceria com Bradley Cooper e Lukas Nelson.

…A Academia de Ciências e Artes Cinematográficas anunciou que não televisionará a entrega dos prêmios de edição, fotografia, visagismo e curta-metragem da 91ª edição do Oscar. As categorias serão premiadas durantes os comerciais da transmissão da cerimônia.

…Fabiana Justus,filha do apresentador Roberto Justus, anunciou em seu instagram o nascimento de suas filhas gêmeas, Sienna e Chiara, na terça-feira (12).

…O diretor-criativo da Chanel e da Fendi, Karl Lagerfeld se unirá com a influencer Olivia Palermo para lançar cinco peças e o styling de cinco looks para a coleção de inverno 2019 da marca que leva o nome do ícone fashion, Karl Lagerfeld.

…A estilista Victoria Beckham anunciou ontem (13) o lançamento de uma linha própria de cosméticos, com plataforma 100% digital e venda exclusiva no site oficial de sua marca. A primeira coleção está agendada para a temporada de inverno 2019.