Novilho Precoce MS assina termo de intenção mediado pelo Governo do Estado, com Embrapa e Sebrae MS para difusão de tecnologias na pecuária
Na manhã desta segunda-feira (25), foi assinado um termo de intenção na sede da Associação Novilho Precoce de Mato Grosso do Sul. A mediação desse acordo foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Semadesc, e envolveu parcerias com a Embrapa e Sebrae MS.
O objetivo dessa parceria é a doação de doses do banco de sêmen de reprodutores que fazem parte de programas de pesquisa e desenvolvimento genético, como o Embrapa Geneplus. O presidente da Novilho Precoce MS, Rafael Gratão, mencionou que a Embrapa se aproximou da associação para disponibilizar seu banco de sêmen, que contém informações genéticas valiosas. “Eles planejam doar 5 mil doses aos associados da Novilho Precoce”.
A parceria, coordenada pelo pesquisador da Embrapa, Eriklis Nogueira, disponibilizará um total de 10 mil doses, divididas entre os produtores associados à Novilho Precoce MS e à Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável (ABPO). “Esses animais têm uma carga genética significativa e são altamente avaliados”, disse Eriklis.
O Secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável do estado, Rogério Beretta, ressaltou a importância dessa colaboração para o desenvolvimento da pecuária no Mato Grosso do Sul, que tem como desafio atual o impacto de culturas como eucalipto que age fortemente em áreas de pecuária que não tinham tanta adoção de tecnologia.
“A Embrapa com esse olhar de fazer a transferência de tecnologia e a Secretaria com esse objetivo de fazer o alinhamento institucional e tendo parceiros tão importantes e entidades como Famasul, Senar, e as Associações envolvidas, eu tenho certeza que vai sim colaborar e muito para o desenvolvimento e manutenção da atividade no MS”, ressalta Beretta.
Além disso, a Novilho Precoce MS firmou parceria com o Sebrae-MS para oferecer aos associados serviços relacionados à inseminação, incluindo protocolos de IATF, Fertilização In Vitro e Ultrassom de Carcaça, com 70% do custo coberto pela parceria. Esses serviços estão disponíveis para produtores com faturamento bruto anual de até 4 milhões e 800 mil reais, por meio do programa Sebraetec.
Rafael Gratão, presidente da Novilho Precoce MS, enfatizou o desafio de realizar 15 mil IATFs, 5 mil Ultrassons de Carcaça e mil fertilizações in vitro. “Os produtores associados interessados devem entrar em contato para obter mais informações sobre essa e os demais benefícios oferecidos pela associação”, pontuou.
O evento de assinatura contou com a presença de representantes do Governo do Estado, Semadesc, Famasul, Embrapa Gado de Corte, Sebrae, IBS e diretores da Novilho Precoce MS.
… Bom dia! “Respire fundo e fique atento às surpresas deliciosas que a vida preparou para você”.
… Abraço aos aniversariantes de hoje: Hugo Hilgert, Angela Lossávaro, Fabi Gurgel, Giselle Palieraqui, Valter Marques Queiroz, Marcia Alves Correa, Victor Anache Ferzli, Ilza Feitosa Nogueira, Heloisa Nara Pinheiro, Fatima Saionara Rigo, José Cosmo Correia da Paz e Valter Junior Almeida. Happy birthday!
… A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) assinou ontem (26), em Brasília, o protocolo de intenções do “Conheça o Brasil: Voando”, iniciativa do Ministério do Turismo (MTUR), em parceira com o Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), ABEAR e as companhias aéreas associadas GOL, LATAM e VOEPASS, mais a Azul, para impulsionar o setor aéreo no país.
… O programa reúne esforços do governo federal e das companhias aéreas para desenvolver ações voltadas ao estímulo de viagens no Brasil, à democratização do acesso à aviação civil e à redução do custo operacional das empresas aéreas.
… Uma das ações será a implementação do benefício do stopover no Brasil. A prática consiste na possibilidade de parada em um destino intermediário que seja escala ou conexão de determinados voos internacionais. Outros países já contam com o serviço ofertado por algumas empresas aéreas internacionais, que disponibilizam a prática em algumas conexões.
… A iniciativa também contará com a realização de uma campanha nacional de promoção de destinos turísticos no país. A ideia é de que pelo menos 10% da frota das companhias aéreas seja adesivada com imagens dos atrativos nacionais, com mensagens para incentivar os viajantes a conhecerem o país. Será possível também, no interior das aeronaves, ouvir mensagens de incentivo aos passageiros a viajarem pelo Brasil, informando sobre a importância de adquirir passagens aéreas com antecedência.