Projeção mapeada da Visualfarm chega à África para Fenacul/2014

fenacult1

Com uma equipe de 15 brasileiros, entre criação, produção e técnicos, há 15 dias o VJ Alexis Anastasiou, fundador da Visualfarm – produtora de projeções especializada em conteúdos visuais –, está em Angola. A produtora é responsável pelo roteiro e criação do espetáculo projetivo de abertura e encerramento, respectivamente marcados para os dias 30 de agosto e 20 de setembro, da segunda edição do Fenacult/2014 – Festival Nacional de Cultura, que ocorre depois de 25 anos no Estádio 11 de Novembro, na capital Luanda.

Escolhida pelo Ministério da Cultura de Angola por sua experiência na realização de projeções como atração turística e cultural, a Visualfarm é conhecida, no Brasil por integrar atrações como Virada Cultural, Virada Digital, carnavais de Salvador e São Paulo, Natal Iluminado de Campinas e São Paulo, Jogos Olímpicos, Existe Amor em São Paulo e o reconhecido abraço do Cristo Redentor, que, pela técnica de projeção, teve os braços fechados em 2010.

O evento de abertura tem início às 18h e o espetáculo, duração de 1h15. “Vamos conceber um festival inovador, que conta a história utilizando a projeção mapeada sobre o campo, fazendo com que performances e danças, aliadas aos efeitos da projeção, demonstrem aspectos da cultura, aumentando a identidade, orgulho e pertencimento dos angolanos com sua pátria”, diz Alexis, reforçando que “mesmo com a bagagem e experiência que acumulamos no Brasil e internacionalmente, o Fenacult é, sem dúvida, um dos principais eventos que realizamos”.

O espetáculo

A abertura do Fenacult/2014 começará com um espetáculo de mapping ocupando todo o estádio 11 de Novembro e integrando a projeção com um coral que cantará o hino nacional.

Na sequência, todas as luzes serão apagas e o planeta Terra surgirá, como era na Pangea, com todos os continentes juntos. Em seguida, as projeções mostrarão a separação, a formação da África e dos reinos de Angola, com suas simbologias e danças. As imagens de um povo e suas evoluções também serão retratadas, até que um novo efeito fará todos se transformarem em Angola.

A projeção mapeada segue retratando a chegada dos europeus em caravelas, passa pela época colonial e chega até a independência. Efeitos de motion graphics complementarão a apresentação, que culminará com queima de fotos.

Sobre o Fenacult/2014

De acordo com a Angop –Agência Angola Press, site oficial do evento, o Festival Nacional de Cultura (Fenacult/2014) vai homenagear o presidente José Eduardo dos Santos, por seu papel na defesa da “angolanidade”, empenho e dedicação em prol da valorização e desenvolvimento das artes e da cultura angolanas, congregando atividades relacionadas às artes cênicas e plásticas, dança, música e literatura, entre outras modalidades.

O programa de atividades também inclui conferências, palestras e mesas redondas, além de reflexões sobre “António Agostinho Neto e a Literatura Angolana” e “A Cultura Nacional”. De acordo com informações do portal, o evento vai, igualmente, marcar o 90º aniversário do nascimento do primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto.