O Range Rover celebrou na última quarta-feira os 50 anos de inovação pioneira, requinte e capacidade inigualáveis do modelo com a nova edição especial, o novo Range Rover Fifty. O autêntico SUV premium definiu o segmento desde o seu lançamento, em 17 de junho de 1970, e agora, cinco décadas depois, o Range Rover evoluiu e transformou-se numa família de veículos de alta performance exclusivos e cobiçados. A sua combinação de design inovador, requinte e engenharia assegura sua posição como SUV premium de referência.
Durante os seus 50 anos de história, o Range Rover se destacou por numerosas estreias mundiais e façanhas impressionantes. Quando foi introduzido no mercado, foi o primeiro SUV a incorporar um sistema de tração integral permanente e, em 1989, tornou-se o primeiro off road do mundo a incorporar freios com sistema ABS (sigla em inglês de Antilock Braking System).
Posteriormente, em 1992, passou a ser o primeiro 4×4 do mundo a incluir controle de tração e suspensão pneumática eletrônica e automática, para assegurar a famosa experiência de condução requintada Range Rover, tanto em estrada como em situações off road. Em 2012, a última geração do Range Rover tornou-se o primeiro SUV do mundo produzido com chassi em alumínio, material mais leve, sólido e eficiente.
Atravessou a impenetrável região de Darien Gap, no Panamá, foi o primeiro veículo a ser exposto no Museu do Louvre, em Paris, e venceu o rali Paris-Dakar em duas ocasiões. Nenhum outro veículo recebeu tantas conquistas como o Range Rover em todos os níveis de exclusividade, conforto e requinte, capacidade off road e desempenho em estrada.
Para celebrar os 50 anos desse ícone, serão comercializadas apenas 1.970 unidades da edição limitada Range Rover Fifty. Essa quantidade é uma referência ao ano do lançamento do primeiro Range Rover.
O professor McGovern, oficial da Ordem Britânica e Diretor Criativo da Land Rover, afirma: “No mundo dos veículos de luxo, o Range Rover sempre se distinguiu por ser inigualável e resistente. A sua sensibilidade única e pioneira, e uma abordagem de engenharia sem igual foram os valores intrínsecos que os nossos clientes admiraram desde de seu nascimento, em 1970”.
Atualmente, na quarta geração, o Range Rover conta com mais de um milhão de unidades vendidas em todo o mundo e representa o expoente máximo de exclusividade. O seu design inconfundível e sofisticado, além da capacidade off road líder no segmento asseguram que o Range Rover se mantenha tão relevante hoje em dia como foi em 1970.
Família Range Rover
Em 2005, após três décadas no segmento mais exclusivo dos SUV premium, nasceu a família Range Rover, com o lançamento do Range Rover Sport, um veículo que conjuga o luxo e a capacidade do Range Rover com o caráter esportivo e uma experiência de condução envolvente. Em 2010, foi apresentado o compacto Range Rover Evoque, direcionado para um público mais jovem e urbano. Em 2017, a família voltou a crescer com a introdução do Range Rover Velar, que se posiciona entre o Range Rover Sport e o Range Rover Evoque. O Velar, que deve o seu nome aos primeiros protótipos Range Rover, ampliou a gama Range Rover com um design minimalista exclusivo e um interior com alta tecnologia embarcada.
História do Range Rover
Celebramos nesta semana 50 anos desde a apresentação do primeiro Range Rover, mas a sua história começou uns anos antes. Em meados dos anos 60, o engenheiro chefe para novos projetos da fabricante Rover e sobrinho do fundador da Land Rover, Charles Spencer King (conhecido pelo diminutivo “Spen”), quis revolucionar o crescente mercado de veículos off road de lazer e idealizou um plano para combinar a agilidade em estrada de um Rover com a capacidade do Land Rover.
O desenvolvimento do primeiro protótipo, com uma carroçaria Wagon com 100 polegadas de distância entre eixos, começou no final dos anos 1960. O primeiro modelo foi apresentado à imprensa internacional em 1970 e conquistou o reconhecimento dos especialistas. A sua popularidade aumentou ao combinar requinte e conforto com agilidade em estrada, desempenho e capacidade de reboque. O Range Rover Classic foi apresentado como “um trabalho exemplar de design industrial”, quando se tornou no primeiro veículo em exposição no famoso Museu do Louvre, de Paris, em 1971.
A primeira geração do Range Rover (1970-1996) estava disponível apenas como veículo de duas portas quando foi comercializado em 1970. Durante os 26 anos nos quais esteve em produção, o Range Rover Classic se manteve em evolução com a introdução de um modelo de quatro portas, em 1981, e uma transmissão automática, em 1982. O primeiro Range Rover a diesel chegou em 1986.
Em 1994, apareceu a segunda geração do Range Rover (P38A), cujo design era instantaneamente reconhecível por seu perfil mítico, teto flutuante, capô em forma de concha, tampa do porta-malas de abertura bipartida e linha de cintura contínua – detalhes inconfundíveis que ainda perduram. O interior do veículo era ainda mais exclusivo, mas sem renunciar à agilidade em estrada e à capacidade off road. E ainda foi incorporada a ele uma suspensão ajustável aprimorada e motores a diesel de 2,5 litros, V8, a gasolina de 3,9 e 4,6 litros, que aumentaram o desempenho para limites sem precedentes.
A terceira geração do Range Rover (2001-2012) incorporou numerosas melhorias em relação aos seus antecessores, durante os seus 11 anos em produção. Nas inovações em engenharia destacam-se uma carroçaria monobloco mais rígida (que substituiu o tradicional chassi separado dos 4×4) e uma suspensão totalmente independente com amortecedores pneumáticos interligados (na época, quase todos os veículos off road tinham eixos rígidos). O interior mais amplo e opulento desses veículos foi inspirado em iates de luxo, móveis requintados e bancos de primeira classe de avião.
Em 2012, tivemos a chegada da quarta geração do Range Rover, a mais recente até agora. Transformou-se no primeiro SUV com construção leve totalmente em alumínio, com um peso 420 kg menor que o do seu antecessor. Incorpora uma gama abrangente de inovações off road, como os sistemas automáticos Terrain Response™ 2 e All-Terrain Progress Control, e foi evoluindo para poder ser equipado com os novos e eficientes motores eletrificados, disponibilizando um modelo elétrico híbrido plug-in (PHEV) e incluindo tecnologias vanguardistas de segurança, informação e entretenimento.
Nos últimos cinco anos, o Range Rover SVAutobiography tem sido o expoente máximo da gama, sendo o veículo mais potente e requintado da história do Range Rover. A divisão Special Vehicle Operations da Land Rover disponibiliza também aos clientes a opção de adquirir os modelos Range Rover SVAutobiography e SVAutobiography Dynamic, com potentes motores V8 e uma cabine que se destaca pelo acabamento artesanal.