Aposte em um acompanhamento para o almoço com o Vatapá da Água Doce, vatapá que é um prato típico da culinária afro-brasileira. O seu preparo pode incluir pão molhado ou farinha de rosca, fubá, gengibre, pimenta-malagueta, amendoim, cravo, castanha de caju, leite desnatado, azeite de oliva, cebola, alho e tomate. Pode ser preparado com camarões frescos inteiros, ou secos e moídos, com peixe, com bacalhau ou com carne de frango, acompanhados de arroz. A sua consistência é cremosa.
“Vatapá” é oriundo do termo iorubá vata’pa. Então, de origem africana, chegou ao Brasil por intermédio dos africanos iorubás com o nome de ehba-tápa.
É um prato típico das cozinhas nordestina e nortista e é marca da influência da população negra nessas regiões.
Vatapá
Ingredientes:
- 250 gramas de camarão fresco e limpo
- 200 gramas de camarão seco
- 2 pães francês amanhecidos
- 2 cebolas grandes picadinhas
- 2 tomates médios picados sem pele e sem sementes
- 1 xícara de chá de castanha de caju torrada e moída
- 1 xícara de chá de amendoim torrado e moído sem pele
- 1 colher de chá de gengibre fresco ralado
- 2 garrafas de leite de coco (200 ml)
- 4 colheres de sopa de azeite de dendê
Modo de Preparo:
Em uma tigela, espedace o pão e regue com uma garrafa de leite de coco. Deixe hidratar por 10 minutos e coloque no copo do liquidificador. Depois de bater todo o pão, coloque na panela e adicione o camarão seco, a castanha, o amendoim e comece a cozinhar mexendo sempre para não pegar no fundo da panela.
Quando começar a engrossar, em uma panela a parte, coloque o azeite de dendê e frite as cebolas picadinhas até murchar. Em seguida, acrescente os camarões frescos.
Quando fritar, despeje na panela do vatapá (separe algumas unidades para enfeitar o prato) e acrescente também os tomates, o gengibre e o restante do leite de coco. O ponto deve ser obtido quando estiver bem grosso, igual a um pirão.
Tempo de preparo: 1h40 Grau de dificuldade: médio Rendimento: 3 porções de 180g aproximadamente