Relojoaria apresenta relógio conceito: Submersível “eLAB-ID”

PAM01225

Com 98.6% de sua composição formada por materiais recicláveis, o lançamento é um modelo inovador criado a partir de práticas de “relojoaria circular”, reutilizando materiais em sua confecção.

Por gerações, a Panerai tem sido pioneira na criação e utilização de inovações na produção contemporânea de relógios. A marca tem, consistentemente, sugerido e adotado novas proporções, materiais, e tecnologias com transformações e impactos imensuráveis. Esse histórico continua, com o que pode ser o seu lançamento mais grandioso até o momento. O Submersible eLAB-ID™, traz grande percentual de materiais reciclados, algo jamais visto no mercado relojoeiro. A Panerai está preparada para liderar um movimento em direção a uma produção de relógios mais responsável no que se refere a preservação do meio ambiente.

O Submersible eLAB-ID™ é uma realização sem precedentes na história da indústria de relojoaria. Com cerca de 98,6% de seu peso baseado em materiais que integram grande quantidade de elementos recicláveis. No seu caso, o mostrador sanduíche e suas pontes são compostas de TitânioEco ™, uma liga de titânio reciclável que é um metal level com alto grau aeroespacial feitos com mais de 80% de puro material reciclável.

O Submersible eLAB-ID™ é o primeiro relógio a utilizar 100% SuperLuminova ™ reciclável em seu mostrador e ponteiros e 100% de silício reciclável no seu escape de movimento. Ambos são obtidos pela dedicada e pequena escala do processo de reciclagem que reusa materiais descartados. Do cristal de safira até os ponteiros de ouro, a maioria dos componentes são recicláveis.

PNPAM01157

Com essa maravilhosa inovação e dedicação, o Submersible eLAB-ID™ é uma grande realização para a Panerai e um tributo à criatividade e tenacidade do Laboratório de Idee, onde as pesquisas e o desenvolvimentos lideram o avanço tecnológico da marca. Fora isso, o Submersible eLAB-ID™ é uma oportunidade para a indústria relojoeira entender que é possível produzir relógios predominantemente compostos por materiais recicláveis o que pode reduzir substancialmente a necessidade da extração de materiais virgens e seus associados que geram um grande impacto ambiental.

A Panerai também propõe colaborações com outras marcas ou parceiros, ansiosa para trabalhar na criação de um futuro mais sustentável no que se refere a utilização de recursos naturais.

Tendo a necessidade de obter fontes para materiais recicláveis fundamentais para a construções dos relógios, a Panerai estabeleceu uma nova cadeia de fornecedores. Para realizar o escopo ambicioso do projeto do Submersible e LAB-ID™, a Panerai desafiou parceiros e fornecedores da indústria relojoeira em categorias diversas, tanto como aeroespacial e de automóveis, convidando-os a embarcarem em uma fabulosa jornada de experimentos e explorações.

PAM01225

Muitos deles nunca trabalharam com tão elevado nível de conteúdo e manuseio de materiais recicláveis anteriormente, porém, todos ajudaram muito para o nascimento do conceito deste relógio.

“Nós ficaremos muito felizes se todos os nossos parceiros na Suíça ou colaboradores ao redor do mundo procurarem os mesmos fornecedores para utilizarem estes materiais,” diz o CEO da Panerai, Jean-Marc Pontroué. A iminente crise do meio ambiente irá causar um impacto global e vai requerer um esforço igualmente global para seu combate. A Panerai está preparada para lidar com esse esforço no setor da relojoaria.Com o Submersible eLAB-ID™, a marca criou um modelo que servirá como um exemplo para diversos outros projetos a serem criados a partir deste. “Nós não queremos ser os únicos a fazer isso” afirma Pontroué. “Agindo sozinhos não salvaremos o mundo”, sintetiza o CEO.PANERAI

MANUFACTURE

A caixa do relógio, as placas de base e as pontes do movimento, todas feitas de EcoTitanium™, foram inteiramente usinadas na Panerai Manufacture em Neuchâtel. Todos os aspectos do movimento do relógio, incluindo montagem, teste de produto e controle de qualidade, são realizados pela Panerai.
A complexidade do projeto, tanto técnica como logística, exigiu que as equipes do projeto e apoio do Laboratorio di Idee se comprometessem totalmente, desde o estabelecimento das soluções técnicas até ao produto final, passando pela identificação de parceiros e suporte tecnológico.

Submersível eLAB -IDTM

MOVIMENTO: mecânico automático, caliber P.900e, 12½ linhas, 4,2 mm de espessura, 17 joias recicladas, 5 joias, 28.800 vibrações por hora. Sistema anti-choques IncablocTM. Um barrilete. 161 componentes.

FUNÇÕES: Horas, minutos, pequenos segundos.
Bezel rotativo unidirecional para calcular o tempo de mergulho.

RESERVA DE MARCHA: Três dias.

CAIXA: EcoTitaniumTM escovado, 44 mm de diâmetro. Protetor de coroa (patenteado). Bezel unidirecional rotativo em EcoTitaniumTM
com serrilhado polido, gravação micro – jateada. Verso da caixa em formato de dodecágono em EcoTitaniumTM.

MOSTRADOR:EcoTitaniumTM cinza estrutura sanduíche, com índices e pontos luminescentes. Segundos às 9 horas.

PULSEIRA:Tecido reciclado Grigio Roccia com pesponto azul claro e fivela trapezoidal EcoTitaniumTM.

RESISTÊNCIA À ÁGUA: 30 bar (~300 metros)

 Sobre Panerai

Fundada em Florença em 1860 inicialmente como uma oficina, loja e escola de manufatura relojoeira, por muitas décadas a Panerai abasteceu a Marinha Italiana e seus oficiais de mergulho particularmente, com instrumentos de alta precisão.

Os relógios desenvolvidos pela Panerai naquela época, incluindo o Luminor e o Radiomir, foram guardados sob segredo da Marinha Militar italiana por muitos anos e foram lançados no mercado internacional apenas após a marca ser adquirida pelo grupo Richemont em 1997.

Hoje em dia a Panerai desenvolve seus próprios movimentos e relógios em sua fábrica em Neuchâtel. A Maison é uma perfeita fusão entre o tradicional e histórico design italiano e a precisão técnica relojoeira suíça. Os relógios Panerai são vendidos em todo o mundo através de suas exclusivas boutiques e selecionados distribuidores.