A primeira ocorrência da espécie nesta temporada reforça a importância da conservação marinha no litoral cearense. Fotos: divulgação
Na manhã desta segunda-feira (09), um momento emocionante marcou a praia de Porto das Dunas, na proximidade do Beach Park, em Aquiraz (CE): 101 filhotes de tartaruga-marinha da espécie oliva (Lepidochelys olivacea) nasceram e seguiram em direção ao mar. A ocorrência foi registrada pela equipe de Sustentabilidade do Beach Park, em parceria com a Associação de Preservação do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico, Educacional e Difusão da Cultura de Aquiraz (Apremace).
A tartaruga-oliva é considerada uma espécie incomum na região. Esta foi a primeira ocorrência do animal na atual temporada reprodutiva, tornando o evento ainda mais significativo para os esforços de conservação marinha.
A liberação dos filhotes contou com a coordenação da ONG Apremace e com a presença de voluntários, biólogos, colaboradores do Beach Park, bombeiros civis, agentes do Demutran e autoridades. As tartaruguinhas alcançaram o oceano em poucos minutos, sob olhares atentos e emocionados.
Desde o início da temporada de desovas, em 19 de dezembro de 2024, até julho de 2025, a Apremace já monitora 114 ninhos ao longo do litoral de Aquiraz. Estima-se que cerca de 12.300 filhotes, de diversas espécies, já tenham sido conduzidos com sucesso ao mar nesse período.
O ninho da tartaruga-oliva vinha sendo acompanhado de perto pela Apremace, com apoio da equipe de sustentabilidade do Beach Park. O local foi identificado e isolado com cordas e sinalização, garantindo a segurança do ninho e evitando a circulação de pessoas na área. A equipe do destino turístico é capacitada para atuar em situações como essa, prestando os primeiros cuidados necessários.
A expectativa é de que novos nascimentos continuem ocorrendo até o final da temporada, trazendo mais vida às praias do Ceará e fortalecendo os esforços de preservação da fauna marinha.
Congresso Gastronômico Latino-Americano
O chef brasileiro Paulo Machado, referência internacional na gastronomia pantaneira, é um dos destaques da programação do 1º Congresso Gastronômico Latino-Americano – ACIMA 2025, a convite do IGM (Instituto Gastronômico de Mérida) pelo chef Luna, que acontece de 11 a 13 de junho, em Mérida, no México. Promovido pelo Instituto Gastronômico de Mérida, o evento reunirá grandes nomes da culinária latino-americana sob o tema “América Latina no Paladar”, com painéis, demonstrações culinárias e degustações que celebram a riqueza e a diversidade dos sabores do continente.

No dia 12 de junho, Paulo Machado participa de uma mesa de debate ao lado de chefs renomados como Marcelo Bottli (Paraguai) e Obed Reyes (México), e no encerramento do evento (13/06), será responsável por uma apresentação especial de pratos típicos brasileiros. Sua presença no ACIMA marca a abertura de uma temporada de atividades gastronômicas no México que reforçam sua atuação como embaixador da gastronomia pantaneira no Brasil e no mundo.
… Bom dia! O que pode parecer uma derrota pode também ser o primeiro passo para uma grande vitória.
… Um abraço aos aniversariantes de hoje: Vera Lucia Benigno Dos Santos, Maria Aparecida Fachini, Ademar Ocampos, Carla Stephanini Rocha, Mara Riveiros, Carmo Naame Junior, Juliano Sanchez e Marcelo Augusto Moreira. Happy birthday!
… Campo Grande é uma das 14 cidades escolhidas, em todo o Brasil, para receber o roadshow “Experiência Rio de Janeiro”, nesta terça-feira (10). O evento acontecerá na capital do MS com a presença de especialistas dos maiores atrativos e destinos do estado do Rio de Janeiro. A ação é totalmente gratuita e promovida pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e pela TurisRio no Fazenda Churrascada, a partir das 17h, no Parque dos Poderes.
… Na ocasião, o público faz uma imersão por meio de vídeos, talkshows e atrações culturais no que há de melhor no Rio de Janeiro. O projeto visa apresentar as potencialidades do RJ aos agentes, operadores e toda cadeia produtiva do turismo local, fomentando também a atividade econômica do segmento, em Campo Grande.
… No evento, os players da cadeia produtiva da cidade terão uma grande oportunidade de capacitação e negócios com a oferta de atrativos das cidades fluminenses, estimulando viagens para esses destinos. A ideia é proporcionar experiências incríveis aos viajantes e ao mesmo tempo estimular a economia do setor de turismo de Campo Grande, já que a venda de pacotes ao Rio, gera desenvolvimento econômico na cidade.