Rio de Janeiro recebe o XXIII Congresso Brasileiro de Hipertensão

Principal evento sobre hipertensão recebe especialistas internacionais e aborda diversos tópicos relacionados ao maior fator de risco, responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

download (1)Começa hoje (13), o principal evento voltado à hipertensão no País. Com uma programação científica abrangente, envolvendo a área básica e experimental, a área clínica e as áreas multidisciplinares como a Enfermagem, Educação Física, Nutrição e Psicologia, o XXIII Congresso Brasileiro de Hipertensão, organizado pela Sociedade Brasileira de Hipertensão – SBH, trará as principais novidades científicas na área e as mais recentes inovações voltadas a prevenção e tratamento. A XXIII edição do evento traz o maior número de palestrantes internacionais, como a Dra. Rhian Touyz, presidente da ISH – International Society of Hypertension, que vai falar sobre a evolução do img_ogp7j3446__foto_livrotratamento ao hipertenso; e Ernesto Schiffrin, ex-presidente da ISH; que discorre sobre as metas de tratamento da hipertensão arterial em doenças renais crônicas. O Congresso Brasileiro recebe ainda o apoio da World Hypertension League – WHL, Inter-American Society of Hypertension – IASH, Latin-American Society of Hypertension – LASH, Sociedade Portuguesa de Hipertensão – SPH e Sociedade Argentina de Hipertensão Arterial – SAHA.

Responsável por 9,4 milhões de milhões de mortes no mundo, segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde, a hipertensão arterial atinge 30% da população adulta brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil, de acordo com estimativas da SBH.

 

Também terão atenção especial, os idosos e as mulheres, que podem apresentar a eclampsia (hipertensão na gravidez) e a síndrome metabólica associada à síndrome do ovário policístico. Além disso, serão abordados temas recorrentes como hipertensão arterial resistente, hipertensão mascarada, hipertensão e doença cardiovascular, denervação renal, entre outros. A multidisciplinaridade do evento permite integrar diversas áreas e o tratamento integrado do paciente. O evento aborda ainda os efeitos da atividade física, do sal e da suplementação alimentar com suco de uva tinto na pressão arterial. A pressão alta é de fácil diagnostico e pode ser tratada e o paciente tem a chance de seguir com a vida tranquilamente incluindo novos hábitos em seu cotidiano. No entanto, a SBH estima que apenas 23% dos hipertensos controlam corretamente a doença. 36% não fazem controle algum e 41% abandonam o tratamento, após melhora inicial da pressão arterial.hipertenssos

 

Serviço:
XXIII Congresso Brasileiro de Hipertensão
Data: 13 a 15 de agosto de 2015

Horário: dias 13 e 14 – das 8h às 18h e dia 15 das 8h30 às 12h30

Local: Windsor Barra Hotel – Rio de Janeiro – RJ
Endereço: Avenida Lúcio Costa, 2630 – Barra da Tijuca