Quer saber de uma curiosidade? Os registros de milho nas Minas Gerais remontam 3.500 anos. Muito antes de haver Brasil, quando esta terra ainda era chamada de Pindorama, aqui se comia milho. E do milho eram feitas farinhas, e das farinhas eram feitas papas. Em Minas Gerais, em festas de família, é sempre comum o rissole de milho, recheado com queijos e outros acepipes. O nugget de milho, portanto, é muito natural 🙂
O nugget de milho também não é uma invenção nova. Mas recentemente ganhou um novo batismo, “craudinho”. Procurei a “madrinha”, mas não encontrei. :-/ Fato é que desde que apareceu no grupo de Facebook Ogros Veganos, o craudinho ganhou popularidade. Também, não é pra menos: é uma delícia!
A receita que produzimos é um pouco diferente da mais popular no grupo. É uma receita antiga, que não leva trigo, podendo até ser preparada sem glúten.
Segundo pesquisa sobre hábitos alimentares realizada pelo grupo Ipsos* em 2011, 28% das pessoas “têm procurado comer menos carne”. Aqui no Casa&Cozinha valorizamos a busca por hábitos alimentares mais saudáveis, sem prejuízo do sabor, e é por isso que não nos cansamos de produzir receitas incríveis, deliciosas, e que não levam carne 🙂 E essa é mais uma delas!
Massa:
- 1 lata de milho verde escorrido (200g)
- ½ lata (a mesma lata do milho) de água
- 2 colheres (das de sopa) de vinagre
- 4 colheres (das de sopa) de amido de milho
- 1 colher (das de café) de sal ou sal à gosto
- Opcional: 1 colher de café de cúrcuma (ingrediente funcional e que dá ainda mais cor à massa, mas é opcional)
- 1 colher (das de sopa) de azeite OU óleo
- ½ cebola picada (usamos a cebola roxa, mas pode-se usar a comum)
- Opcional: 2 colheres de cheiro verde (salsinha E/OU cebolinha) ou outra folha verde picado. Para esta receita usamos beldroegão / cariru**.
Para empanar a massa:
- Aproximadamente 3 colheres de amido de milho OU de farinha de arroz
- 1 colher (das de sopa) de vinagre
- 1 xícara de água
- Aproximadamente 1 xícara de Panko OU farinha de milho (opção sem glúten).
- NO LIQUIDIFICADOR: Bater todos os itens da massa.
- NO FOGÃO: Fritar a cebola no óleo. Adicionar a massa do liquidificador e cozinhar em fogo médio, mexendo bem para cozinhar.
- Quando a massa estiver soltando da panela, como na imagem acima, adicione o cheiro verde, desligue o fogo, e deixe esfriar.
- Espere algumas horas. Só comece a trabalhar a massa depois de bem fria.
- Em uma tigela, coloque a água e o vinagre.
- Em outra tigela coloque as 3 colheres de amido de milho OU de farinha de arroz
- Em uma 3a tigela coloque o panko OU a farinha de milho. Se você quiser pode temperar essa farinha de milho ou panko. Pode adicionar sal, pimenta do reino moída à gosto, e até orégano.
- De pouco em pouco, tire bocados da massa e molde-os com o formato de nuggets ou bolinhos.
- Cubra a massa com a farinha de arroz OU amido de milho e depois mergulhe-os na água com vinagre. Por fim, passe-os no Panko OU farinha de milho, pressionando-os para serem bem cobertos.
- TRUQUE: passe na farinha branca com uma mão, e com a outra na água com vinagre e no panko. Assim faz menos meleca e o processo é mais rápido.
- Prepare um tabuleiro untando ou borrifando um pouco de spray anti-aderente (ou cobrindo com silpat / folha de silicone) e arrume os nuggets.
- Asse em forno pré-aquecido, a 180°C por 30 minutos – ou até eles ficarem bem dourados e crocantes.
- Sirva imediatamente ou congele. Sim, você pode congelar e aquecer quando quiser 🙂
Rendimento: cerca de 12 nuggets
Tempo de preparo: de 50 minutos a 1h20m + descanso
Dicas: Esta é uma receita sem ingredientes de origem animal (ou seja, vegana) e com opção sem glúten (se for feita com farinha de milho). Os nuggets podem ser comidos puros ou como acompanhamento na refeição. Os nuggets, depois de assados, podem ser guardados em saquinhos e congelados. Uma boa ideia é dobrar a receita, e guardar o excedente para outro dia. 😉