A Rolex lançou ontem a nova edição do icônico Rolex Deepsea, modelo inspirado no mergulho esportivo, em uma grande festa no Hall of Ocean Life, no museu de História Natural, Nova York. O novo Deepsea foi apresentado junto à pré-estreia do documentário DEEPSEA CHALLENGE 3D, que narra o mergulho histórico de James Cameron (Titanic, Avatar) na Fossa das Marianas, realizado com o apoio da Rolex e da National Geographic. O evento contou com a presença de Cameron e de personalidades do mundo dos esportes submarinos e do cinema.
No dia 26 de março de 2012, James Cameron foi a 10.908 m de profundidade no oceano Pacífico, em um mergulho solo, no comando do submersível DEEPSEACHALLENGER. Para esta empreitada, Cameron contou com a apoio da Rolex que fabricou, em apenas seis semanas, um relógio ultra resistente que seria acoplado à capsula de expedição para descer até as profundezas do Pacífico. Este relógio único superou a pressão e retornou à superfície intacto. Para homenagear este feito do explorador e reafirmar estreito relacionamento da marca com a inovação e os esportes, a Rolex produziu uma versão similar ao relógio usado por Cameron para que os amantes do esporte e aficionados pela adrenalina pudessem também viver suas aventuras.
O novo Deepsea tem um mostrador “D-blue” com as cores do oceano e apresenta um sutil dégradé que vai do azul noturno ao preto intenso, em referência a área mais profunda dos mares, relembrando assim a expedição DEEPSEA CHALLENGE de James Cameron. Em homenagem à parceria entre a Rolex e James Cameron, a inscrição «DEEPSEA» que figura no mostrador do relógio tem a cor verde do submersível tal como é percebida debaixo d´água. O Deepsea é impermeável até 3900 metros.
A Rolex tem um histórico de inovação quando o assunto é esporte. A marca criou, em 1926, o Oyster, primeiro relógio de pulso impermeável do mundo, que foi seguido de relógios de mergulho profissionais como o Oyster Perpetual Submariner (1953), o Sea-Dweller (1967) e o Rolex Deepsea (2008). Na década de 60, um relógio Rolex experimental e pioneiro, o Deep Sea Special, suportou uma colossal pressão submarina sem precedentes a quase 11 quilômetros de profundidade e retornou à superfície em perfeito estado de funcionamento, o que demonstra a supremacia da Rolex com relação à impermeabilidade.