A pandemia de covid-19 impactou uma série de atividades turísticas ao redor do mundo. Na região do Deserto do Atacama, no Chile, o cenário não foi diferente. Ali, boa parte dos pontos turísticos está localizada dentro de territórios que pertencem a comunidades indígenas. Por precaução, essas populações restringem o acesso de viajantes de acordo com as variações do nível de contágio do novo coronavírus.
De olho nesse cenário, o hotel Tierra Atacama, uma das opções de hospedagem mais sofisticadas do pedaço, decidiu elaborar atividades exclusivas para que, mesmo se algum ponto turístico estiver inacessível, os hóspedes aproveitem a viagem para conhecer outros lugares incríveis.
O roteiro de trekking Cascada del Inca, por exemplo, é uma rota de dificuldade média que passa pelo Rio Vilama e permite contemplar cenários belíssimos. A trilha de duas horas termina em uma cachoeira com cinco metros de altura.
Os viajantes mais aventureiros podem optar por um dos muitos passeios de bicicleta como o roteiro Ayllus, indicado para a aclimatação no primeiro dia de estadia ou a cavalo. As cavalgadas exploram locais como as paisagens desérticas da Cordillera de la Partir e o oásis de San Pedro de Atacama.
As viagens cênicas, com destinos a atrações como Géiseres del Tatio, Piedras Rojas e Ruta de los Salares, conquistam os viajantes com belezas naturais de tirar o fôlego. Há também passeios focados em interesses especiais, como birdwatching e o tour astronômico (o birdwatching é a região com o céu mais limpo do mundo).
Vale a pena destacar que todas as excursões organizadas pelo Tierra Atacama são constantemente atualizadas e mudam semanalmente. É possível escolher entre opções com duração de meio dia ou dia inteiro.
As programações são exclusivas para hóspedes e contam com a presença de profissionais especializados. O hotel também se encarrega de transportar os viajantes, além de oferecer lanchinhos, água e outros itens para tornar as experiências mais confortáveis e inesquecíveis.