Nos últimos meses, o Brasil está enfrentando uma disparada no número de casos de dengue. Desde o começo de 2024, o Ministério da Saúde já registrou mais de 3,8 milhões de casos prováveis da doença, número que é mais do que o dobro de todo o ano passado. Para ajudar no combate à epidemia e proteger instituições e residências, um caminho é recorrer a um serviço terceirizado de limpeza.
Empresa no setor de segurança e facilities, a Verzani & Sandrini possui uma equipe especializada em técnicas de limpeza e prevenção da dengue, com conhecimento específico sobre os principais locais propícios para a proliferação do mosquito.
“Além da limpeza física, é importante também cuidar da educação e conscientização, fornecendo ao cliente as orientações de práticas de prevenção que serão fundamentais na redução do risco de infestação do mosquito”, afirma Gabriel Sandrini, Key Account Manager Vertical de Condomínios Residenciais da Verzani & Sandrini.
Para aumentar o nível de proteção do seu condomínio contra a dengue, o executivo lista alguns tópicos que vão ajudar nesta tarefa de prevenção:
Visitas programadas e constantes
Estabeleça um cronograma de limpeza contínuo com a empresa terceirizada. A frequência deve ser suficiente para impedir o acúmulo de água, especialmente em períodos com muita chuva. Certifique-se também que calhas, ralos, bandejas de ar-condicionado e qualquer local com risco e acúmulo de água sejam limpas regularmente.
Apoio da tecnologia
É importante que se utilize toda a tecnologia disponível no combate à dengue em condomínios, como equipamentos de pulverização e outras ferramentas que sejam necessárias.
Manutenção e inspeção de piscinas
Mantenha piscinas cloradas e limpas, mesmo em épocas de pouco uso. Estas são áreas que rapidamente poderão se transformar em grandes criadouros para o mosquito Aedes aegypti.
Cuidados com plantas e jardins
A empresa terceirizada deve ficar atenta para manter os jardins bem cuidados, evitando acúmulo de água em pratos de plantas e vasos. Ideal optar por plantas que necessitem de menos água.
Educação e conscientização
É importante que além da limpeza física, os moradores recebam a orientação necessária para a limpeza de suas varandas, quintais e outros espaços privativos. Campanhas educativas também podem ser feitas por meio de comunicados internos e encontros regulares no condomínio.
“As empresas terceirizadas possuem uma vasta experiência na limpeza, desinfecção e prevenção de doenças. Com a dengue, isso não é diferente. Cada detalhe é fundamental no combate ao mosquito. Os condomínios, desta forma, não somente irão melhorar a higiene geral das principais áreas de risco, como também estarão na vanguarda da prevenção da doença”, explica Gabriel Sandrini.