Saiba como doar parte do imposto de renda a projetos sociais

Doações 1

Usar uma das principais obrigações anuais do brasileiro para fazer o bem. É assim que o contribuinte pode destinar parte do imposto de renda a projetos sociais. A opção está disponível no próprio programa da declaração anual, que permite a doação de até 6% do imposto devido ou da restituição. O prazo para entrega da declaração do imposto de renda foi prorrogado para 30 de junho.

Doações 2

A lista dos fundos que podem receber o dinheiro do contribuinte aparece no próprio programa gerador da declaração, mas não é possível doar para uma entidade específica. Assim que a doação for selecionada, o sistema emitirá um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), que precisa ser pago até 30 de junho, junto com o Imposto de Renda. A contribuição não pode ser parcelada.

O Cirurgião plástico Fabio Saad, aniversariando hoje.

Idosos

Até o ano passado, as doações para projetos que atendem idosos podiam ser realizadas no decorrer do ano e deduzidas no Imposto de Renda. Com a lei, elas passam a ser feitas diretamente na declaração, sendo pagas junto com a primeira cota ou cota única do imposto. O mecanismo é semelhante ao aplicado em contribuições a fundos vinculados ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

Como fazer a doação 1

Ao preencher a declaração do Imposto de Renda, o contribuinte pode escolher o fundo do idoso ou do Estatuto da Criança e do Adolescente para o qual quer doar e a esfera de atuação – nacional, estadual ou municipal. No entanto, não é possível escolher uma entidade. É necessário escolher o modelo completo da declaração, conferir o valor do imposto devido e confirmar a opção “Doações Diretamente na Declaração”.

Como fazer a doação 2

No formulário, o contribuinte deverá clicar no botão “novo” e escolher o fundo. Em seguida deverá informar o valor a ser doado, respeitando o limite de 3% do imposto devido para cada fundo e 6% de doações totais. O programa gerará o Darf, que deverá ser pago até 30 de junho, sem parcelamento. (Fonte: Agência Brasil)

A supermodelo, filantropa, ativista ambiental e empresária brasileira, Gisele Bündchen.

BrazilFoundation 1

Com o aporte de R$ 1 milhão de reais, a Gisele Bündchen acaba de lançar o fundo Luz Alliance em parceria com a BrazilFoundation, organização pioneira em filantropia no Brasil. O objetivo do fundo é apoiar causas emergenciais durante a pandemia do coronavírus, que vem impactando a vida de milhares de famílias no Brasil. A BrazilFoundation é quem fica responsável por mapear, avaliar a situação administrativa destas organizações, além de recomendar projetos e instituições que tenham o perfil para receber o auxílio.

BrazilFoundation 2

Neste primeiro momento, serão 8 diferentes organizações serão beneficiadas, incluindo o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, os projetos Banco de Alimentos e Mães da Favela da CUFA, ambos do Rio Grande do Sul, o Mulher em Construção, o WimBelemDon, o Fome de Aprender e a AHMI (Associação dos Amigos do Hospital Maternidade Infantil Presidente Vargas), localizados em Porto Alegre, e a CUFA do Ceará.

Os aportes nestes projetos devem cobrir o apoio para 3 meses de ações nas comunidades que atuam. Outros apoios estão sendo estudados para atender aqueles que mais necessitam.

BrazilFoundation 3

Gisele também abriu um canal de doações para pessoas e empresas que queiram ajudar: (https://brazilfoundation.org/luzalliance/?lang=pt-br). Ela convocou a todos a se unirem nesta corrente do bem: “Em momentos como este precisamos, mais do que nunca, exercer a solidariedade e empatia. As doações são importantes, mas há outras formas de ajudar também.

Agricultura Digital 1

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), está realizando um levantamento on-line sobre tendências, desafios e oportunidades em agricultura digital. O objetivo é saber de que forma tecnologias como os aplicativos de celular, programas de computador, sensores, imagens de satélites, vants e drones são utilizados atualmente no planejamento agrícola, manejo, colheita, comercialização e transporte de insumos e da produção agropecuária.

Agricultura Digital 2

Os resultados do levantamento vão orientar novas pesquisas e inovações, além de ajudar nas estratégias de fortalecimento de pequenos negócios que ofereçam soluções digitais para agregação de valor e aumento da competitividade e sustentabilidade da atividade agrícola. A pesquisa é direcionada a produtores rurais com atuação em diferentes atividades agropecuárias e também empresários e prestadores de serviços em agricultura digital.

Up to date

…Bom dia! “Mesmo que já tenhas feito uma longa caminhada, há sempre um novo caminho a fazer”. – Santo Agostinho

…Um abraço aos que aniversariam hoje: Cinthia Damasceno Vieira, Fabio Saad, Jony Catan e Danilo Dan.

… Maiara e Fernando criaram um projeto em paralelo às suas respectivas carreiras como dupla sertaneja em Maiara e Maraisa e Fernando e Sorocaba. O MAFE é um duo musical brasileiro que ganha, a partir de sexta-feira, 24 de abril, um canal no Youtube e perfis nas plataformas digitais.

… A música escolhida para dar o start no projeto MAFE é a faixa ‘Uma Vez’, composta por Bruno Caliman. O casal elegeu a capital inglesa – Londres – para a gravação do primeiro videoclipe.