Saúde, beleza e folia

*Por Ilma Freitas

Na verdade, ele já chegou e trouxe consigo uma profusão de cores, ânimo e festas, e o tão esperado carnaval; E de fato, depois de todas as mazelas da pandemia grande parte dos brasileiros não vê a hora de botar o pé fora de casa.

Que o Brasileiro é festeiro e ama se cuidar já sabemos, e embora os procedimentos estéticos sejam sempre bem-vindos à construção da nossa autoestima, existe algumas contraindicações nessa época do ano, principalmente se você vai se expor a mudanças bruscas de temperatura.

Então, seja no bloquinho, avenida, praia ou até mesmo na piscina de casa, abram alas para informação e aproveite, sem surpresas desagradáveis, o melhor desses dias festivos.

  • Proteção solar! Sem desculpas e sem economia.
    O fator de proteção solar deve ser de, no mínimo, 30. Isso é imperativo para garantir a saúde da sua pele durante todo o período.
  • Não faça peelings ou use ácidos com ação clareadora nas semanas anteriores.
    O uso de ácidos sensibiliza a pele tornando-a mais propensa ao aparecimento de manchas e irritações cutâneas.
  • Não aplique botox, preenchedores ou outros injetáveis se você vai se expor ao sol. Eles podem deixar hematomas que uma vez expostos pigmentam permanentemente a pele.
  • Evite o uso de vitamina C tópica.
    Embora seja um ativo antioxidante com potente ação estimulante na síntese das proteínas estruturais da pele, seu uso diurno sem adequada proteção solar pode provocar hiperpigmentação da pele.
  • Faça skincare todas as noites.
    Remova completamente a maquiagem. Use e abuse do poder das toalhas miscelares com ácido hialurônico na composição. Além de remover as impurezas, elas auxiliam na tonificação e hidratação da pele.
  • Cuidado com o uso de glitters, óleos e acessórios autocolantes.
    Alguns tipos de fantasias podem deixa-la (o) com o bronzeado bicolor e até mesmo provocar queimaduras.
  • Hidrate-se muito e evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.
    Exagerou na bebida? Muito cuidado com a automedicação. Alguns analgésicos comumente usados para dor de cabeça interagem com o álcool presente no organismo e podem provocar desde uma irritação na mucosa a danos mais severos no fígado.
  • Vai viajar? Não esqueça de levar a carteira de vacinação.
    Aproveite para checar com antecedência se há surtos de doenças locais ou alguma restrição de saúde.

E lembre-se, respeite seu corpo, seus limites e sua saúde. Vista sua fantasia e caia na Folia!

Ilma Freitas é Farmacêutica Esteta, especialista em Estética Avançada e Cosmetologia.