Seis elementos básicos para criar um apartamento estilo escandinavo

Basta passar um tempo visualizando o feed do Instagram ou Pinterest para se deparar com apartamentos e lofts de decoração estilo escandinavo. Essa é a nova tendência que vem dominando as redes sociais e fazendo a cabeça dos designers mundo afora e também no Brasil.
A nova onda de decoração foi introduzida, primeiramente, no século XX em uma região no norte da Europa conhecida como Escandinávia, que engloba países como Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia. O estilo foi criado a partir de características dos artesanatos regionais e paisagens dessas regiões, e entrega uma mistura de tradicional com o moderno, criando um ambiente realmente diferenciado.
Débora Âlcantara, uma das integrantes do blog de empreendedorismo digital Tudo Orna, criado por ela e suas irmãs Julia e Bárbara Alcântara em 2010, foi uma das blogueiras precursoras do estilo nas redes sociais, e hoje divide fotos do local no Instagram, o @apartamento.33, que conta atualmente com quase 175 mil seguidores. O perfil é o primeiro Instagram de reforma e decoração nórdica do Brasil.

A digital influencer escolheu todas as cores e objetos com a ajuda de seu marido Fernando e dividiu o diário de reforma do local em sua conta do Tudo Orna, no Youtube. De olho na rotina do casal, a Electrolux reuniu essas dicas valiosas para quem pretende iniciar uma decoração seguindo essa linha e conseguir o apartamento dos sonhos:

1)     Abuse das cores neutras – A simplicidade é uma das características principais da decoração escandinava/nórdica e devem criar um ambiente leve, calmo e agradável. No nosso apartamento optamos por utilizar os tons de branco e cinza. Nosso quarto, por exemplo, foi pintado à mão imitando cimento queimado, já a sala é branca com algumas paredes que possuem revestimento de madeira branca. Nos banheiros e na cozinha optamos por azulejos metrowhite para passar um ar mais vintage.

2)    Utilize elementos que passem a impressão que você acabou de mudar – O estilo escandinavo também possui alguns traços que podem ser confundidos com o industrial. Um deles é a impressão de um acabamento inacabado, digamos assim. Por isso, optamos por colocar uma lâmpada pendurada com fios aparentes em nosso quarto e sala, que dão esse ar ao ambiente;

3)      Use elementos naturais – Esse item combina bastante com a paisagem nórdica e optamos por levar plantas para dentro de casa, que dão vida e um charme todo especial na décor;

4)   Revestimentos de madeira – Além das paredes da sala em madeira branca, optamos por utilizar vigas de madeira marrom no teto do ambiente, pois passam o ar de profundidade para o nosso apê, que é um pouco mais compacto. Os elementos de madeira também estão presentes em armários no nosso banheiro.

5)      Misture detalhes vintage e modernos – Não esquecendo que o estilo escandinavo se baseia em misturar elementos contemporâneos e clássicos, apostamos em um espelho com recorte diferenciado no banheiro, uma frase em néon no quarto do casal e quadros mais modernos espalhados pela casa;

6)      Invista em eletrodomésticos que combinem com o ambiente –  Nossa cozinha e lavanderia foram totalmente integradas com a sala social e de estar, e, por esse motivo, não abrimos mão de inserir eletrodomésticos que tivessem a ver com a decoração do apartamento 33. Sendo a Electrolux uma marca nórdica, que possui um portfólio grande de produtos em aço inox, que combinava totalmente com a nossa decoração, escolhemos a marca para fazer parte da nossa casa.

Os eletrodomésticos escolhidos para a cozinha e lavanderia do apartamento.33 são da Electrolux e estão disponíveis no site da marca.
Fonte: Burson-Marsteller Brasil – Agência de Comunicação da Electrolux