Sete razões de investimentos dos brasileiros em Portugal

Facilidade com o idioma, melhor qualidade de vida e laços culturais fortes são algumas das razões que fazem com que Portugal figure a lista de um dos destinos favoritos dos brasileiros não apenas para turismo, mas também para aqueles que pensam em investir e morar em outro país. O perfil amistoso dos portugueses e o clima ameno durante a maior parte do ano também contribuem para o aumento do interesse.

Dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) mostram que, ao todo, 1.041 brasileiros aplicaram para o programa de residência do país desde o seu início em 2012, em valores já foram mais de R$ 5,2 bilhões investidos. Ainda de acordo com um relatório do SEF, existem cerca de 183.993 brasileiros vivendo legalmente em Portugal, a maior comunidade estrangeira do país.

De acordo com a LCR Capital Partners, empresa que presta assessoria para famílias interessadas em imigrar para Portugal por meio do visto de investidor Golden Visa a tendência é de que o número de investidores aumente nos próximos anos.

Pensando nisso, a vice-presidente da empresa, Ana Elisa Bezerra, listou 7 motivos que levam cidadãos brasileiros a investirem no país lusíada. Veja:

Qualidade de Vida

Portugal é um país completo que conta com boa infraestrutura, sistema de saúde moderno e estruturado, mais segurança, possibilidade de lazer e clima com temperaturas amenas durante quase o ano todo. Essas características colocam o país nas primeiras posições em rankings de qualidade de vida.

Familiaridade Com o Idioma e Com a Cultura

A relação entre Brasil e Portugal já dura mais de 5 séculos e, além de possuírem o mesmo idioma, também contam com fortes laços culturais. O perfil amistoso e acolhedor dos portugueses também contribui para que os brasileiros se sintam em casa.

Governo Português Receptivo Para Imigrantes

Muitos portugueses optam por deixar Portugal e morar, ainda que temporariamente, em outros países da União Europeia em busca de melhores oportunidades de trabalho e salários mais altos. Por essa razão, o governo lusíada tem incentivado a entrada de estrangeiros que desejam trabalhar, estudar e investir no país.

Segunda Cidadania e Residência Alternativa

O Golden Visa Português é um visto de investidor que permite obter capital estrangeiro para impulsionar a economia em Portugal. Em contrapartida, o aplicante pode adquirir a residência europeia em menos de um ano.

Possibilidade de Residência Para a Família

A modalidade de visto por meio do Golden Visa permite que além de si, o aplicante também inclua membros da família ao solicitar a residência permanente portuguesa, são eles: cônjuge, filhos com até 25 anos de idade (desde que dependentes) e pais do candidato ou companheiro dependentes economicamente do investidor.

Múltiplas Opções de Investimento e Agilidade no Processo

O programa português conta com oito modalidades disponíveis de investimento, sendo a mais popular por compra de imóveis. Algumas modalidades têm valor inicial de investimento a partir de 280 mil euros. Além disso, a permissão de residência permanente chega, em média, 10 meses após a aplicação para o visto.

Portas Abertas Para Toda a Europa

O programa também permite que o aplicante e seus dependentes tenham mais acesso ao desenvolvimento profissional e de educação em todos os países da Comunidade Europeia, além de poder solicitar o passaporte europeu após 5 anos.