Setembro Amarelo: Especialista tira as principais dúvidas sobre depressão

De acordo com o psiquiatra Dr. Flávio H. Nascimento, ainda não se entende todas as causas da depressão, mas sabe-se que ela pode ter raízes genéticas.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio e a promoção da saúde mental. A iniciativa busca desestigmatizar doenças mentais, incentivar o diálogo sobre questões emocionais e fornecer apoio àqueles que estão em sofrimento psicológico, em especial quem sofre de depressão.

No entanto, a depressão ainda é uma condição cercada de preconceitos e estigmas, algo que acaba prejudicando ainda mais a procura pela ajuda médica e psicológica , explica o psiquiatra Dr. Flávio H. Nascimento.

“A depressão é uma doença  e como tal, é necessário um acompanhamento especializado para uma recuperação completa, mas os preconceitos acabam prejudicando a procura do paciente pelo tratamento adequado ”.

O psiquiatra Dr. Flávio H. Nascimento

Como diferenciar a depressão da tristeza?

“A tristeza é uma emoção normal e passageira, geralmente em resposta a eventos difíceis, e não interfere significativamente na vida diária. Já a depressão, por outro lado, é um transtorno mental duradouro e debilitante, com sintomas como humor deprimido, perda de interesse ou prazer, alterações no sono e apetite, fadiga, dificuldade de concentração, sentimentos de culpa e pensamentos suicidas que estão presentes por pelo menos duas semanas e causa um impacto substancial nas atividades diárias. No entanto, para um diagnóstico adequado,é necessária a avaliação por um profissional de saúde mental”. Explica Dr. Flávio H. Nascimento.

Qual é a causa da depressão?

“Apesar dos grandes avanços que a ciência tem feito em entender melhor as causas da depressão ainda há muito que se descobrir sobre a condição e os múltiplos fatores que a desencadeiam”.

“Umas das principais causas identificadas são alterações químicas no cérebro, principalmente com os neurotransmissores glutamato, dopamina, noradrenalina e serotonina, o que prejudica o equilíbrio emocional, também existem evidências de que a condição possa ser genética (relacionado à neuroplasticidade e BDNF, por exemplo) com modificações nos circuitos cerebrais ” Afirma.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio e a promoção da saúde mental.

Depressão tem cura?

“A depressão pode ser tratada e devolver a qualidade de vida ao paciente, apesar de existir a possibilidade de que os sintomas retornem, com o acompanhamento periódico, mudanças no estilo de vida e uma série de cuidados inclusos no tratamento, a condição pode ser controlada” Explica Dr. Flávio H. Nascimento.

… Bom dia! O que pode parecer uma derrota pode também ser o primeiro passo para uma grande vitória.

… Um abraço aos aniversariantes de hoje: Nilmara Caramalac Pimentel, Adriano de Souza, Jussara Bossay, Luci Silva dos Santos, Lara Cerantola, Claudia Cavalcante Vieira, Glorinha Vaz Leal, Silvio Lobo Filho, Cristiana D’Avila, Luiz Henrique Miranda, Genises Bruno Fernandes, Maria Janice Garcia e Luiz Carlos Zaparolli. Happy birthday!

… PatBO revive a expertise artesanal dos anos 70 em nova coleção apresentada na semana de moda de Nova York. Os anos 70, com uma boa dose de tropicalidade, são o ponto de partida do Verão 2024 da marca.

Intitulada “Tropicalia”, a coleção celebra a fusão entre habilidades artesanais primorosas e a vibração da década. Cada peça transporta a expertise artesanal de volta aos anos setentistas, enfatizando a meticulosa elaboração e atenção aos detalhes que caracterizam a assinatura PatBO.

… Os destaques da coleção incluem looks totalmente bordados com cristais, contas de madeira e penas, em tons terrosos, o que remete ao estilo característico dos anos setenta, combinando-o em uma fusão rústico-couture.

Além do bordado manual, técnicas como richilieu são incorporadas às alfaiatarias modernas, inclusive no jeans enriquecido com bordados contemporâneos de plumas e pedrarias. A renda metálica em tons como Apricot e Rosa Seco, evocando um ar vintage, enriquece a paleta de cores, enquanto o corset influência vestidos esvoaçantes.O beachwear couture apresenta jersey com foil, combinando maxi flores e pedrarias de forma artesanal.

… Como única marca brasileira no calendário oficial da New York Fashion Week, a PatBO reforça o compromisso com o bordado manual brasileiro, a diretora criativa, Patricia Bonaldi, destaca: “Somos locais para nos tornarmos globais”, enfatizando o compromisso da marca com a expressão criativa brasileira, refletido na coleção “Tropicalia”.

O desfile evidencia o poder da criatividade brasileira e a capacidade de contar narrativas por meio do design de moda. É um convite para experimentar a fusão mágica entre a energia dos anos 70 e a exuberância tropical, em uma celebração de autenticidade e elegância.

Para reforçar ainda mais a potência nacional,a marca se uniu a parceiros brasileiros como Braé Hair Care, Bruna Tavares e Simple Organic que colaboram com a beleza do desfile, enquanto a renomada decoradora Luiza Fiorito concebe um projeto de decoração exclusivo para a passarela.

Ficha Técnica: Direção Criativa: Patricia Bonaldi, Stylist: Caitlin Burke, Direção de Casting: Stefanie Stein, Cenografia: Luiza Fiorito, Maquiagem: Bruna Tavares, Cabelo: Braé, SkinCare: Simple Organic. Joias: Diamond Design, Sapatos: Piazza, Fotografia: Leo Faria e Christy Barley, Vídeo: Fabrício Barreto, Trilha: Max Blum