Síndico alerta sobre as comemorações de fim de ano em condomínios

Com o aumento de casos da COVID-19, regras devem ser cumpridas para a reunião de famílias e amigos

Em um ano atípico, famílias e amigos aguardam as festividades de fim de ano para se encontrar. Foram muitos desafios e adversidades que a pandemia do novo coronavírus trouxe, mas vale lembrar que ela ainda não acabou e os casos voltaram a crescer. Somente no Brasil, o número de casos já ultrapassou os seis milhões de pessoas e mais de 170 mil mortes, segundo dados do consórcio de veículos de imprensa e das secretarias estaduais de saúde.

O número de moradores em condomínios é grande e, por esse motivo, um alto risco de contágio. Segundo João Xavier, síndico profissional e gestor condominial na Atma Consultoria Imobiliária, como os condomínios não podem limitar a quantidade de pessoas nos apartamentos e nem aplicar advertências ou multas por aglomerações dentro das unidades, os administradores devem fazer um trabalho de conscientização entre os condôminos. “Esse será um novo desafio entre síndicos e administradores. Conscientizar, enviar comunicados, mostrar os números divulgados e os principais pontos de contágio é essencial nesse fim de ano. Mas vale lembrar, a administração não pode multar por aglomeração dentro das unidades, mas pode nas áreas comuns do condomínio”, diz. Caso alguma infração ocorra nos halls, salões de festas, coberturas, salões de jogos e piscinas, uma multa pode ser aplicada.

As regras se estendem para os convidados, visitantes e até mesmo para os locatários de curta temporada. “Quem for locar seu apartamento por aplicativos, deve comunicar a administração previamente e informar todas as regras do condomínio, pois qualquer infração cometida é aplicada na unidade, e não no inquilino”, aconselha.

Então como conciliar as comemorações com a prevenção nos condomínios? O especialista revela algumas dicas:

1- Envie a relação de convidados para a portaria antecipadamente, com os nomes e número de identificação (RG), para serem cadastrados rapidamente e evitar aglomeração nas portarias.

2- Ao usar o elevador, sempre opte por manter-se no mesmo grupo de pessoas do seu convívio, como família ou amigos do dia a dia. Caso outras pessoas estejam dentro do elevador, espere a próxima viagem e, se possível, use as escadas e não toque no corrimão.

3- Tenha sempre com você um recipiente de álcool gel ou lenços antissépticos para higiene das mãos e superfícies. Após apertar o botão do elevador, higienize as mãos, pois o contato com esta superfície gera um alto risco de contágio.

4- Ao rever os amigos, evite abraçar ou tocar nas outras pessoas. Sabemos o quanto nosso povo é afetivo, mas neste momento, um sorriso, um olhar carinhoso é a melhor opção e mais responsável.

5- Se possível, todos devem permanecer de máscara, pois já foi comprovado pelos órgãos de segurança que é uma medida eficaz e segura contra a transmissão da COVID-19.

6- Ao retirar a máscara para se alimentar ou beber algo, use as alças e guarde em um saco plástico ou lenço. Não deixe em contato com superfícies ou sobre a mesa.

7- Jamais compartilhe copos, louças e talheres com os presentes no local, pois pode aumentar muito o risco de contágio.

8- É expressamente proibido soltar fogos de artifício das sacadas dos apartamentos ou das áreas comuns do condomínio.