A soprano “lírico-jovem” brasileira Carla Cottini é o nome escolhido para interpretar a protagonista da ópera “As Bodas de Fígaro”, de Wolfgang Amadeus Mozart, que terá direção musical e regência do maestro Luiz Fernando Malheiro, no Theatro São Pedro, na capital paulista. Radicada na Espanha, Carla foi convidada pelo regente para vir especialmente ao Brasil para participar da sua primeira produção como diretor artístico da instituição.
Em seu primeiro trabalho com o maestro, que é um dos mais reconhecidos no universo da ópera brasileira, Carla dará vida à Susanna, personagem que ela interpretou recentemente em Valencia e foi objeto de estudo da soprano em seu mestrado em Interpretação Operística na Espanha.
Na obra de Mozart, Susanna é uma bela serva que está prestes a se casar com Fígaro, a quem ama. Contudo, a jovem sofre com o assédio de seu senhor, o Conde di Almaviva, que insiste em reviver um costume que ele mesmo aboliu: passar a noite de núpcias com a jovem antes de seu noivo.
Para Carla, Susanna é uma personagem “articulada, dotada de muita inteligência emocional, cheia de valores e muito correta em suas ações, além de atenciosa com aqueles que a cercam. Ela valoriza a justiça, não gosta de ver as pessoas sofrerem. Ama Fígaro, apesar de, às vezes, se irritar com ele”, comenta sua intérprete.
“É um presente para uma cantora poder interpretar uma personagem tão humana, tão próxima da realidade quanto a Susanna. Mas é um grande desafio também do ponto de vista musical, pois é um papel imenso em quantidade de texto, números musicais e detalhes da partitura e, lógico, o estilo de Mozart”, completa Carla.
Os ensaios já começaram e a obra ficará em cartaz no Theatro São Pedro nos dias 26, 28 e 30 de novembro e, em dezembro, nos dias 4, 5 e 7.
Para 2015, Carla já tem agendadas duas montagens no Theatro Municipal de São Paulo: será uma “niña” em “Ainadamar”, do compositor argentino Osvaldo Golijov (direção musical de Rodolfo Fischer e ensaios de 16 de março a 3 de maio), e Crobyle, em “Thais”, de Jules Massenet (direção musical de A. Guingal e ensaios de 27 de julho a 2 de agosto).