Médicos e especialistas revelam os benefícios da risada em celebração ao Dia Nacional do Riso
Que rir é o melhor remédio, todos já sabem. Mas você sabe o porquê? Como e em quais circunstâncias? Quais os reais benefícios da risada e do bom humor para a nossa saúde? Todo dia 6 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Riso, e para comemorar a data depois de um ano completamente atípico, reunimos médicos e especialistas pra você entender de uma vez por todas porque manter um espírito positivo, independente das circunstâncias, é capaz de transformar situações e até melhorar a qualidade de vida.
Diminui as rugas e as linhas de expressão
“Quando sorrimos exercitamos 12 músculos faciais, dar uma gargalhada exercita até 22 músculos, o que contribui e muito para o rejuvenescimento facial. É praticamente uma musculação facial”, defende a biomédica esteta Adriana Antunes (draadrianaantunes).
Segundo a doutora Adriana, ao sorrirmos genuinamente produzimos endorfina e serotonina, os hormônios da felicidade: “A dica é assistir bons filmes de comédia pelo menos uma vez por semana, pois além de ajudar no rejuvenescimento e no bem estar, a felicidade eleva nossa imunidade evitando que tenhamos doenças facilmente”, acrescenta.
Ajuda a resolver conflitos
Como seres sociais, algumas vezes podemos nos deparar com situações em que há divergências de opinião. Nessas horas, ter jogo de cintura pode acalmar os ânimos e transformar o clima do ambiente. “O riso é uma forma de terapia pois estimula várias regiões do cérebro e o condiciona para a melhora da saúde mental e para o bem estar. Além disso, facilita o dia a dia no ambiente de trabalho, na lida com os filhos, entre outras rotinas, quando alinhamos o bom humor com a comunicação não violenta”, explica Ester Gomes (@estergomesconsultora), especialista em desenvolvimento humano.
O bom humor tomou conta da entrevista e enquanto Ester era questionada se o riso contagia, entre risos ainda que tímidos, ela responde: “Com certeza! Prova disso é estarmos rindo juntas agora! O riso é contagioso e é muito bom estar na companhia de uma pessoa com bom humor”.
Favorece a interação social
A fonoaudióloga Laila Wajntraub (@clubedafala) ressalta que o riso pode até ser treinado, mas que às vezes esse riso forçado é percebido pelas outras pessoas. Nada melhor do que uma risada genuína, não é mesmo?
“O riso é transformador. Além de aliviar as rugas, melhora a irrigação sanguínea, trazendo a sensação de bem estar, melhora nossa autoestima e estimula nossa criatividade. Todos esses fatores nos possibilitam nos conectar melhor com o outro, gerando empatia. A gente cria laços”, ressalta a doutora Laila.
Multiplica a sensação de bem estar
O autocuidado e guiar nossos pensamentos são fatores que auxiliam na obtenção de uma vida mais leve, contagiando quem está a nossa volta. A reprogramadora mental Ivana Cabral (@ivanacabral_oficial) destaca os efeitos dessa relação entre autocura e bom humor: “Praticar mantras e afirmações positivas são ferramentas muito eficazes para o autodesenvolvimento. Pessoas positivas emanam alegria e boas energias. Dá vontade de estar o tempo todo ao lado de gente assim!”, conta.
Cuidados com o sorriso
Ao sorrir, expomos muito mais do que um estado de espírito, mas também nossa saúde bucal. Manter o sorriso bem cuidado eleva a autoestima, além de facilitar a correta digestão dos alimentos. A cirurgiã dentista Rita Ventura (@draritaventura) esclarece a importância de ter uma boa saúde bucal, “pois é através dela que mastigamos e preparamos os alimentos para serem digeridos pelo organismo. Quando temos algum problema bucal, isso pode comprometer a saúde como um todo”, ressalta.
De acordo com a doutora Rita, o ideal é escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, escovando também a língua e consultar o dentista a cada seis meses.
A vida real muitas vezes pode nos trazer adversidades, porém a solução dos problemas dificilmente vai aparecer quando temos atitudes combativas. A empreendedora Michelle Rocha (@michelle_naturelle), proprietária da marca de chás detox e produtos naturais Naturelle (@naturelle_oficial) utiliza a própria história de vida para inspirar suas clientes: “Passei os últimos 20 anos da minha vida ao lado do meu marido que era portador de uma doença congênita. Não foi fácil, porém enfrentamos a doença juntos até seu falecimento esse ano. Não me permito ficar muitos dias remoendo a tristeza. Quando me sinto assim, coloco uma música, vou dançar, vou correr na praia ou dar uma volta de bike”, ressalta.
Michelle é formada pela Escola de Chá Embahú e também em fitoterapia indígena direto nas tribos indígenas, com conhecimentos voltados para a parte de cura. A empreendedora, que possui ascendentes indígenas, mantém uma ponte de autoajuda com suas clientes através das redes sociais: “Faço um diário da minha vida e o retorno é muito bom. As clientes se sentem à vontade para conversar pois eu me mostro como uma pessoa real e uso a minha história de vida como motivação para ajudar outras pessoas. A dica é tentar manter uma mente espirituosa e mudar o foco dos problemas”, acrescenta.