Com forte presença no mercado internacional, a St James, marca brasileira referência em produtos de luxo para a casa, participa da 61ª edição do Salone Del Mobile Milano, que acontece entre os dias 18 de 23 de abril, apresentando coleções que aliam as melhores referências do design mundial à funcionalidade e à estética da prata e outros metais nobres. Apoiado pela Apex através do Projeto Setorial Brazilian Furniture da Abimóvel, a empresa estará presente pela segunda consecutiva vez em um estande, exclusivo, de 37m² no Salão do Móvel de Milão. Nesta edição, a St. James irá destacar a coleção Rapunzel, assinada pelo designer italiano Matteo Cibic, as peças das coleções Dots e Canon, de Fabrício Ronca e, consolidando sua presença no segmento de móveis, a linha AURA, assinada pela designer e presidente da Associação dos Designers de Produto (ADP) Natasha Schlobach.
Conhecido por seu olhar irreverente, o designer italiano Matteo Cibic é reconhecido mundialmente por trabalhar o luxo em peças alegres, com formas antropomórficas e funções híbridas, mas sem deixar de lado o trabalho manual. Essa característica marcante pôde ser vista na coleção Smooth, apresentada pela marca na última edição do iSaloni. Dessa vez, Cibic apostou em um storytelling “fantástico” para contar a história da coleção Rapunzel.
Segundo o designer, há alguns anos, uma garota que colecionava grãos de diversas cores, estilos e formatos, teve uma bela surpresa. Ao derrubar pingos de perfume, sem querer, em três de seus grãos, como num toque de mágica, 3 raízes começam a crescer, rapidamente, na frente de seus olhos. Na manhã seguinte, ela descobriu que as longas raízes que surgiram se conectaram entre si, formando uma bela trança em tons diferentes. Ela, então, teve a ideia de usar essas tranças imponentes como alças para suas bandejas de metal, baldes de gelo e champanheiras, criando uma coleção de beleza singular.
Para contar essa história e dar mais detalhes de suas criações, Matteo Cibic estará no estande da St James prestigiando a marca e recebendo a imprensa.
Com menos ludicidade, mas carregadas pelo refinamento estético característico dos projetos assinados por Fabrício Ronca, a St James destaca as coleções Dots e Canon. A coleção Dots é Inspirada no híbrido e no estudo dos materiais como a temperatura e cores em contraposição com o metal. Ela é composta por baldes de gelo, bandejas e jarras produzidas em metais nobres que, além de trazerem funcionalidade, são peças que parecem obras de artes, capazes de serem usadas, também, como artigos decorativos.
Já a linha Canon traz a beleza dos metais e seu inegável contraste. Na coleção, vislumbramos peças nos acabamentos dourado, prateado e grafite coexistindo numa mesma peça, criando figuras que encantam e tornam o ambiente requintado. Com ângulos evidentes e acabamentos, também na opção fosca, essa linha conta com vasos e castiçais que, segundo o arquiteto, trazem traços de memória afetiva dos castiçais antigos, porém, com um design mais arrojado.
Nessa edição do iSaloni, a St James também apresenta a linha aura, assinada pela designer Natasha Schlobach, marcando, de forma definitiva, a entrada da empresa no segmento de mobiliários. A parceria com a designer vem através do Projeto Design + Indústria, de iniciativa da abimóvel com apoio da apex, que tem como objetivo promover a integração dos designers brasileiros com a indústria moveleira nacional. AURA tem como proposta resgatar os sonhos outrora deixados de lado, unindo o desejo da designer por criar peças que podem ser comparadas a verdadeiras joias, como é o caso das mesas laterais e de centro que trazem duas opções de tampos: mármore e couro ou mármore e espelho com estruturas em metal e acabamento em ouro ou grafite.
Além das mesas, Aura também traz os vasos castiçais que têm o intuito de abordar os sentimentos que escondemos. De acordo com a designer, “atualmente vivemos em uma sociedade onde só nos mostram o belo. Dessa forma as lágrimas são escondidas. No entanto, elas devem ser vistas e aceitas, pois nossos sentimentos nos fortalecem e nos ensinam o real motivo da vida. Que é sentir”, explica Natasha.
A coleção Aura também estará em destaque no lounge especial do Projeto Design + Indústria, localizado dentro do Salão do Móvel.
Para Ricardo Saad, CEO da St James, estar presente em um dos maiores eventos do design mundial mostra o quanto a marca aposta na criação autoral como um diferencial competitivo. “Há muito tempo, tanto a indústria do mobiliário como a de decoração entenderam a importância do design para as marcas e para os negócios”, explica. “Para nós, Milão é a oportunidade de mostrarmos para o mercado internacional que o Brasil é um hub criativo que merece destaque dentro desse cenário”, conclui.