Uma receita do chef Rudi Sodamin, de seu livro de receitas “A Taste of Excellence” para a Holland America Line.
Ingredientes Para o strudel
½ xícara de pistache descascado
4 folhas de massa folhada (45 x 35 cm aproximadamente)
100 gr de manteiga derretida
2 colheres de açúcar
½ xícara de migalhas de biscoitos doces
3 bananas maduras, descascadas e cortadas longitudinalmente
1 manga grande, descascada e cortada em cubos (pode ser substituída por pêssego)
Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Acompanhamento: Chips de manga e calda
3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro (para os chips)
1 manga (ou pêssego)
300 g de framboesas ou morangos
⅔ xícara de açúcar (para a calda)
¼ xícara de água
1 colher de sopa de licor kirsch ou framboise (opcional)
Preparação
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque os pistaches em uma assadeira e torrar por 5 a 7 minutos. Deixe esfriar, pique e reserve. Aumente a temperatura do forno para 190º.
Coloque 1 folha de massa folhada em uma superfície de trabalho (bancada ou balcão), protegendo o resto com um pano de prato úmido ou filme plástico.
Com um pincel, espalhe na massa um pouco de manteiga derretida. Polvilhe um quarto do açúcar e um quarto das migalhas em toda a folha. Coloque outra folha de massa por cima e repita a operação com a manteiga, o açúcar e as migalhas, até que as 4 folhas de massa folhada fiquem prontas.
Coloque as rodelas de banana e manga ao longo da massa e em uma tira de cerca de 8 a 10 centímetros. Polvilhe a fruta com o pistache picado.
Comece a enrolar o strudel (formando um rolo) com as frutas. Com muito cuidado, coloque o rolo (strudel) em uma assadeira untada com manteiga, e com o restante da manteiga derretida pincele toda a superfície.
Asse por cerca de 12-15 minutos ou até que a massa esteja dourada e crocante por fora e quente por dentro.
Acompanhamento
Abaixe o forno até atingir 90º C. Cubra uma assadeira com papel manteiga. Polvilhe com duas colheres de sopa de açúcar de confeiteiro.
Corte a manga em rodelas finas, distribua na bandeja sobre o açúcar. Polvilhe novamente com o restante do açúcar. Deixe secar e dourar. Tempo estimado de 90 minutos. Quando estiverem secos, deixe-os esfriar e conservar. Pode ser feito com antecedência e armazenado em um frasco hermético.
Em uma panela de fundo grosso, misture as frutas cortadas com o açúcar e a água em fogo médio. Quando começar a ferver, retire, acrescente o licor e processe até purificar. Para compensar a doçura da manga e banana, o molho deve ser com algumas frutas mais ácidas.