Temporada de verão do “Papo de Segunda” estreia 04 de janeiro no GNT

Neste verão, Fábio Porchat, João Vicente e Chico Bosco se conectam ao Emicida, que entra remotamente de São Paulo, para jogar conversa fora e celebrar a alegria de rever os amigos na temporada especial do “Papo de Segunda”, no GNT. O programa tem estreia marcada para a próxima segunda-feira, dia 04 de janeiro, às 22h15 (horário de Brasília).

Museu do Amanhã

Com a Baía de Guanabara ao fundo, o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, vira palco desse reencontro. E o local não podia ser mais especial. Um lugar simbólico, que resgata a memória da produção cultural carioca e, ao mesmo tempo, lança um olhar para o futuro. Para completar, o programa traz, toda semana, uma homenagem a um sambista da cidade maravilhosa, que será comandada pelos músicos Mosquito e Feyjão.

Temas leves e divertidos

Sem perder de vista pautas relevantes e debates calorosos, a atração traz ainda quadros novos para refrescar o público, com temas leves e divertidos, além de muito bate papo. Em “Prato de Segunda”, Emicida revela suas habilidades culinárias e ensina receitas deliciosas que vem preparando em sua cozinha como pão sírio, bobó de camarão, queijo minas e biscoitinho de leite.

“Francisco Coco”

Enquanto isso, Chico Bosco visita pontos turísticos do Rio, tirando questões filosóficas de dentro de um coco para construir suas pensatas em “Francisco Coco”. No quadro, ele discorre, por exemplo, se Zeca Pagodinho é o maior filósofo nacional e o que define uma pessoa chata. Já no “Verão do João”, o apresentador invade o verão de famosos diretamente de seu quintal para entrevistas descontraídas e virtuais. Entre os nomes estão Giovanna Ewbank, Marcelo D2, Adriane Galisteu, Erico Braz, Silvero Pereira e Sidney Magal. Com oito episódios, exibidos semanalmente, a temporada de verão do “Papo de Segunda” foi gravada respeitando as medidas de distanciamento e segurança.

Em 2021, os protocolos de segurança sanitária continuam inalterados, ingressos apenas pelo site https://www.pinacoteca.org.br. Crédito da imagem: Levi Fanan.

Fundo Geral do Turismo

O Ministério do Turismo já autorizou para uso (empenhou) a integralidade dos R$ 5 bilhões destinados a socorrer o setor de turismo diante dos impactos da pandemia de Covid-19 e, ao mesmo tempo, auxiliar na preparação da retomada das atividades em todo o país. Com estes recursos, liberados por meio do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), a estimativa é de que mais de 43 mil empregos diretos em atividades relacionadas ao setor tenham sido preservados.

Pinacoteca de São Paulo

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, investiga as relações entre arte e indústria. Essa combinação marca a exposição A máquina do mundo que examina as várias formas pelas quais a atividade industrial, desde o século XX, atravessa o pensamento da arte feita no Brasil. O tema também norteia as mostras sobre os artistas José Damasceno, John Graz, Rosângela Rennó e na que marca o centenário de nascimento de Fayga Ostrower. Outro grande destaque da programação é uma mostra coletiva que se integra ao projeto Enciclopédia Negra, onde 100 retratos de personalidades negras da história do Brasil serão produzidos por 35 artistas negros contemporâneos, uma colaboração com a Companhia das Letras, o Instituto Ibirapitanga e o Instituto Soma Cidadania Criativa. A programação conta com 9 novas exposições que poderão ser visitadas pelo público na Pina Luz e na Pina Estação.

… Bom dia! “Há pessoas que dão pena, outras, asas.”

Trocam de idade hoje: Érica Corrêa, Mino Schuffner, Erisson Córdoba, Denise Marinho, Silvio Martinez dos Santos e Célia Lima. Happy birthday!

… Pesquisa realizada pelo Sebrae junto aos donos de pequenos negócios mostra que, apesar de todas as dificuldades enfrentadas em 2020, a maioria dos empresários (63%) continua otimista e pretende realizar investimentos no próximo ano.

Os aspectos prioritários onde os empresários pretendem aplicar seus recursos são: divulgação (13%), modernização de produtos e processos (13%), ampliação do atendimento ou capacidade produtiva (9%), além de ampliação do mix de produtos/serviços (9%), entre outros.

Mino Schuffner festejando hoje mais um aniversário. Happy birthday!

… Ainda segundo o levantamento, 1 a cada quatro empresários (27%) afirmam não ter condições de fazer investimentos em 2021 ano e 10% preferem guardar dinheiro para uma emergência. “A pandemia trouxe o censo da necessidade da precaução para a rotina dos empresários, uma postura que passa a fazer parte do dia a dia dessas empresas. Acreditamos que esta foi uma lição que veio para ficar”, explica o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Apesar dessa expectativa de investimento, a pesquisa mostrou também que houve, em novembro, uma queda no ritmo de recuperação do faturamento das micro e pequenas empresas.

… Pela primeira vez, depois de seis meses de uma retomada contínua, o faturamento médio registrou uma ligeira queda (passou -36% em setembro para -39% em novembro). Houve ainda um crescimento da proporção de empresários que confessaram estar com muitas dificuldades para manter o negócio em operação (de 43%, em setembro, para 47%, em novembro).

A pesquisa faz parte de uma série iniciada em março pelo Sebrae e Fundação Getúlio Vargas, a partir da chegada da Covid-19 ao Brasil.

… As entrevistas foram realizadas entre os dias 20 e 24 de novembro, com 6.138 donos de pequenos negócios de todos os estados e Distrito Federal.