Todi e Terni, duas riquezas pouco conhecidas da Itália – Por Itália Em Português

Todi e Terni, duas riquezas pouco conhecidas da Itália

Por entre as colinas da região da Umbria, duas joias chamam a atenção. Estamos falando das charmosas cidadezinhas Todi e Terni. Para quem está em Firenze, quer sair da rota turística e seguir conhecendo lugares divinamente encantadores, essa é uma boa opção  já que as cidades ficam a pouco mais de duas horas distância.

terni-piazza

Em Todi você encontrará belezas e tradições de uma cidade medieval que ainda conserva suas muralhas, herança de um passado etrusco que ainda está enraizado também nas construções e na arquitetura. A cidadezinha é bem aconchegante, pequenina e com um povo muito hospitaleiro. Você terá a nítida impressão que todos ali se conhecem. É comum e gostoso ver que alguns hábitos não se perderam com o tempo, como jogar conversa fora por entre os bancos da pracinha central.

todi-vicolo

Para quem quer conhecer os principais cantinhos dessa cidade tão encantadora adquirir o ingresso “Todi Unica” (que custa 10 euros e pode ser usado em qualquer dia da semana) é bem bacana, te dando acesso a 7 atrações imperdíveis por lá: o Museo cívico, o Campanile Di San Fortunato, le Cisterne Romane(uma boa opção para quem gosta de  tesouros subterrâneos), o Museo Lapidario, o Palazzo Vescovile, a Cripta da Catedral e a Chiesa della Nunziatina.

todi-duomo todi-chiesa

Como toda cidade medieval, a parte histórica de Todi fica na parte alta da cidade, assim para chegar até lá você pode usar o teleférico que funciona gratuitamente. A vista do alto da cidade é algo que transcende o belo, a paisagem é realmente deslumbrante! Por ser pequenina, andar pelos becos e ladeiras de Todi é um programa delicioso.

Terni é tão graciosa quanto Todi, mas tem uma particularidade que irá deixar os apaixonados pela natureza absurdamente encantados: a Cascata delle Marmore. Com 165 metros de altura, essa é a mais alta cascata da Europa, dividida em três quedas. E o mais interessante é que se trata de uma cascata artificial,obra fantástica que começou sendo desenvolvida pela engenharia romana como forma de corrigir o curso do Rio Velino, que frequentemente causava alagamentos, e terminou no fim do XVI seculo.

marmore

A cascata fica dentro do parque del Nera. A entrada custa 5 euros, mas vale muito a pena, tanto pela beleza das quedas d’água quanto pelas trilhas e pela prática de esportes como rafting, canoagem e  caiaque, que você pode aproveitar por lá.

Terni também é conhecida como a “cidade do amor”, por ser onde nasceu San Valentino, o protetor dos apaixonados. Essa é uma marca tão forte na cidade que todos os anos na semana de 14 de fevereiro realizam-se os “Eventi Valentiniani” com eventos para casais de todos os tipos, desde os religiosos até os gastronômicos, com cardápios especiais nos restaurantes e o Cioccolentino, um festival de chocolates.

terni

Além desses atrativos, Terni tem anos e anos de história para contar. Foi fundada pelos úmbrios no VII século a.C. e posteriormente conquistada pelos romanos, o que deixou vestígios preservados daquela época como prédios medievais, palácios e igrejas antigas que contrastam com uma cidade que ao longo do tempo foi se  modernizando e se industrializando. Com certeza será um passeio inesquecível!

terni_duomo Link da postagem: http://www.italiaemportugues.com/2016/09/12/todi-e-terni-duas-riquezas-pouco-conhecidas-da-italia/

 

Mais informações: Jefferson de Almeida Turismos e Eventos: 3327-0134 / 3326-2909 ou 9-8425-6330