Trades de Campo Grande e Cuiabá serão apresentados sobre Aracaju

No período de 23 a 25 de agosto, a caravana do Road Show Viva Aracaju apresentará a capital sergipana para integrantes do trade turístico das cidades de Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT), durante a 8ª edição do projeto. A expectativa é que 140 agentes, operadores e guias de turismo das duas localidades conheçam os detalhes do destino e, assim, tenham mais propriedade para vendê-lo como um dos encantos do Nordeste brasileiro.

O projeto é realizado através da parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE) e a prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT). A primeira parada da comitiva, composta por hoteleiros, membros da ABIH-SE e o secretário da SEMICT será em Campo Grande, no dia 23. O evento acontecerá no restaurante Nativas Grill, às 19h, e são esperados 60 agentes e operadores de turismo.

A primeira parada da comitiva, composta por hoteleiros, membros da ABIH-SE e o secretário da SEMICT será em Campo Grande Foto: Vinicius Bacarin / Shutterstock.com

O segundo evento da 8ª edição será em Cuiabá, no dia 25 de agosto, às 19h, no restaurante Nativas Grill, para 80 agentes de viagem e Operadora CVC, empresa apoiadora do encontro. Assim como nas sete edições anteriores, a expectativa dos organizadores do Road Show é de que seja mais um sucesso, cujos frutos esperam ser colhidos em médio espaço de tempo.

“Em todos os lugares pelos quais temos passado, a receptividade do trade com Aracaju tem sido enorme. Quem já conhece o destino fica ainda mais entusiasmado quando mostramos as novidades que a cidade possui, e o que ele pode ofertar ao cliente dele. A cidade possui boa infraestrutura turística e a rede hoteleira está preparada para acolher, com conforto e hospitalidade, o turista que aqui chegar”, enfatiza o presidente da ABIH-SE, José Wilson dos Santos.

O segundo evento da 8ª edição será em Cuiabá From Wikipedia

Resultados a caminho

“Após a capacitação que a ABIH-SE fez aqui no Hurb já tive várias reuniões com diversos hoteleiros de Aracaju. Negociamos tarifas, colocamos alguns pacotes no ar e estamos preparando muitos outros. Fazíamos apenas venda direta para Aracaju, a cidade não estava, de fato, na nossa prateleira, como agora está. A visita de vocês nos ajudou bastante”. Essa declaração é da Executiva Comercial do Hotel Urbano (Hurb), Thayane Oliveira.

O principal produto da empresa, que tem sede na capital fluminense e mais de 20 milhões de viajantes cadastrados, é a venda de diárias em hotéis e pacotes de viagens nacionais e internacionais. O Hurb foi um dos locais que recebeu a capacitação sobre a capital sergipana, durante a realização da 6ª edição do Viva Aracaju, ocorrida de 19 a 21 de julho, no estado do Rio de Janeiro.

Segundo Thayane Oliveira, que assumiu a carteira Aracaju há menos de dois meses, a capacitação fez com que um novo olhar sobre o destino fosse descortinado e, por isso, acredita que até o final do ano todos os envolvidos nesse processo devam colher bons frutos. Esse é o principal objetivo das ações do Road Show: fazer com que a capital sergipana seja conhecida e reconhecida, em todo o Brasil, como um importante destino turístico da região Nordeste.

Tudo em um só lugar

Capital do menor estado da Federação, territorialmente falando, Aracaju é muito mais que praia e sol. Rica em belezas naturais, atrativos turísticos, cultura, arte e tradição, a cidade encanta pela organização, higiene e pelo modo hospitaleiro com que os moradores acolhem os visitantes.

“Somos um destino muito bom de ser vendido, porque temos tudo o que o turista procura: hospitalidade, acolhimento, cultura, boa gastronomia e passeios encantadores. A parceria entre a ABIH-SE a prefeitura para a divulgação da cidade como destino turístico tem dado resultados muito positivos”, afirma o secretário da SEMICT, Jorge Fraga.

Com 167 anos de existência, Aracaju possui 672.614 habitantes e o título da capital brasileira da qualidade de vida, o que tem despertado o interesse de entidades nacionais e internacionais, e feito com que a cidade seja escolhida para abrigar importantes competições, a exemplo dos Jogos da Juventude, em novembro. A cidade também é sede do Centro Nacional de Treinamento de Ginástica Rítmica.

O que fazer na cidade?

Dentre os pontos turísticos mais visitados pelos turistas estão: a Orla Pôr do Sol e as praias que estão nas proximidades, ambas na região conhecida como Mosqueiro; a Orla de Atalaia; os mercados centrais; e o Museu da Gente Sergipana, o primeiro museu de multimídia interativo das regiões Norte e Nordeste do Brasil, que abriga o acervo da cultura sergipana.

E como a atração de turistas acontece baseada em pilares como arte, cultura, shows e outras opções de lazer, o arrefecimento da pandemia de Covid-19 possibilitou o retorno de grandes festas do calendário de eventos sergipano. Dentre eles está o Pré-Caju 2022, uma das mais importantes prévias carnavalescas do país, retomada após sete anos de hiato, e que acontecerá de 4 a 6 de novembro.

Aracaju também será palco da Odonto Fantasy, um dos maiores festivais a fantasia do Nordeste, no início de dezembro; das festas de Réveillon na Orla de Atalaia promovidas pelos poderes público; e do Réveillon VIDAM Náutico 2023, uma das melhores e mais bem-estruturadas festas da virada de ano do Nordeste, que terá como atrações Wesley Safadão, Saulo e Harmonia do Samba.

Para saber quais eventos e festas acontecerão em Sergipe basta acessar o Instagram @agendadoturistaemsergipe que é mais um meio de comunicação da ABIH-SE.