Transporte aéreo: Brasil registra mais de um caso de passageiro indisciplinado por dia

Em 2022 foram 585 ocorrências, recorde da série iniciada em 2019

Levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) revela que suas associadas registraram mais de um caso por dia de passageiros indisciplinados de 2019 a 2022. Somente no ano passado, foram 585 ocorrências, recorde em quatro anos. Em 2021, foram 434 eventos, 222 em 2020, durante o auge da pandemia, e 304 em 2019. De 2019 a 2022, a média anual foi de 386,2 registros.

“Esses dados trazem à tona um problema que tem preocupado empresas aéreas, autoridades aeronáuticas e aeroportos em todo o mundo, pois os casos vêm crescendo assustadoramente e geram impactos negativos em toda a cadeia do transporte aéreo. Quando há um caso de passageiro indisciplinado, além do prejuízo aos passageiros daquele voo, há o efeito em toda a malha aérea, com atraso dos voos seguintes, impacto no tráfego aéreo e no gerenciamento de tripulação (pilotos e comissários), só para citar alguns exemplos”, afirma o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz.

Companhias aéreas transportaram gratuitamente 2,5 mil itens para transplante no 1º semestre Foto: Abear

Transplantes

As companhias aéreas brasileiras transportaram gratuitamente 5.740 itens para transplantes (órgãos, tecidos, equipes e materiais, entre outros) em 2022, de acordo com dados da Central Nacional de Transplantes (CNT), órgão ligado ao Sistema Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde. Considerando a operação da Força Aérea Brasileira (FAB), empresas estrangeiras, trajetos terrestres e outros transportes foram embarcados 2.100 itens, totalizando uma movimentação de 7.840 órgãos, tecidos, equipes e materiais no ano passado.

Campanha 1

Para marcar o início de 2023 e a posse de novos congressistas, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) levou campanha conjunta com a Aeroportos do Brasil (ABR) para o Aeroporto Internacional de Brasília, trazendo dados que demonstram a importância e a representatividade do setor aéreo para a economia e o desenvolvimento do país.

Campanha “O Brasil voa alto com a nossa aviação” no Aeroporto Internacional de Brasília Foto: Aeroin

Campanha 2

A campanha ‘O Brasil voa alto com a nossa aviação’ vai até o dia 17 de fevereiro e os cerca de 770 mil passageiros que transitam pelo aeroporto podem ver, nos 34 portões de embarque e no desembarque, informações como o número de empregos gerados, o total de passageiros transportados, a participação da aviação comercial no PIB, entre outras.

Além das dez apresentações iniciais, a banda atende a pedido de fãs e leva projeto para o público de Manaus, Belém, Aracaju, Goiânia, entre outras cidades. Crédito: Bob Wolfenson

Titãs Encontro

A celebração da turnê comemorativa Titãs Encontro, com Arnaldo Antunes, Branco Mello, Charles Gavin, Nando Reis, Paulo Miklos, Sérgio Britto e Tony Bellotto, ganha novas datas em 2023 para os fãs de diferentes localidades do Brasil celebrarem a música e o reencontro de uma das maiores bandas de rock do país. Ontem (6), os sete integrantes da formação clássica ampliam a agenda de shows, que acontecem entre abril e junho e têm  ingressos à venda a partir do meio-dia de terça-feira (7) no site oficial (acesse aqui).

Turnê

Agora, além de novas datas em Belo Horizonte e São Paulo, a turnê passa também por Manaus, Belém, Aracaju, João Pessoa, Goiânia, Vitória e Ribeirão Preto (interior de São Paulo), contemplando os fãs de diferentes gerações que pediram mais oportunidades para curtir o histórico “Titãs Encontro – Todos Ao Mesmo Tempo Agora”

… Bom dia! “Ser Simples é o que te faz grande!”

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Cesar Beretta,  Jucimara Palieraqui, Mary Aniz Sayd, Nayara Barbosa, Graziele Corrêa, Andrea Diniz Carvalhal, Liane Penzo, Emely Juliana Motta Abdala Saad, Zaira Campos Coelho, Yasmin Rocha, Reginaldo Piveta, Maria Hellena Bernal, Fatima Lima Santana, Genilda Mendes, Sheila Alves, Jhéssika Kalderony, Euder Barcelos, Marie Aparecida Alves, Horani Dutra de Araujo, Kleber Estevão Paula de Oliveira e Flávia Ploger. Happy birthday!

Querida que só: Jucimara Palieraqui, comemorando hoje mais um aniversário.

O comandante do navio Costa Firenze, Giovanni Cosini, e o presidente executivo da Costa para América do Sul e Central, Dario Rustico, receberam a bordo autoridades locais, parceiros estratégicos e o Cônsul Geral da Itália no Rio de Janeiro, Massimiliano Iacchini, para cerimônia de troca de placas no último sábado, 4 de fevereiro. Mais de 170 mil passageiros da Costa Cruzeiros passarão pelo Rio de Janeiro na temporada América do Sul 2022/202.

Renê Hermann, Alessandro Marossa, Giovanni Cosini, Luiz Felipe Carvalho, da subsecretaria de Turismo do RJ, Massimiliano Iacchini, Cônsul Geral da Itália no Rio de Janeiro, e Dario Rustico

… O evento aconteceu no Costa Firenze, o maior navio na história da Costa Cruzeiros a vir para a América do Sul. O comandante do Costa Firenze, Giovanni Cosini, e a diretoria da Costa Cruzeiros: o presidente executivo da Costa Cruzeiros para América do Sul e Central, Dario Rustico, e o presidente institucional da Costa, Renê Hermann, receberam autoridades locais e portuárias, membros da comunidade italiana, além de parceiros comerciais. A cerimônia foi seguida de almoço especial a bordo e visita à infraestrutura e atrações do navio.

Diretoria da Costa Cruzeiros com autoridades do Rio de Janeiro no Costa Firenze

… Participaram do evento o Chefe de Gabinete da Subsecretaria de Turismo e Eventos do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Felipe de Amaral Carvalho; o diretor de Operações do Píer Mauá, América Relvas; o Cônsul Geral da Itália no Rio de Janeiro, Massimiliano Iacchini; o Superintendente da Guarda Portuária PORTOS RIO, José Tadeu da Paixão; o diretor de Portos e Costas (Autoridade Marítima para a Segurança do Tráfego Aquaviário) e vice-almirante Sérgio Renato Berna Salgueirinho; o presidente do Tribunal Marítimo e Vice-Almirante da Marinha, Ralph Dias da Silveira Costa; o capitão dos Portos do Rio de Janeiro, Alessander Peixoto; o Diretor de Negócios e Sustentabilidade da Companhia Docas do Rio de Janeiro, Jean Paulo Castro e Silva; a diretora da SindaRio, Ingrid Samille, e o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz.

Com mais de 2.100 cabines, o Costa Firenze tem 135 mil toneladas e durante toda a temporada 2022/2023 faz cruzeiros de sete noites, com embarques de três portos — Santos, Rio de Janeiro e Salvador — para visitar a Bahia.