No verão,as pessoas se mostram mais dispostas a investir em tratamentos estéticos para manter seu corpo e rosto em harmonia. Porém, os esforços devem acontecer ao longo do ano inteiro. No inverno, por exemplo, são altamente recomendados os tratamentos contra manchas e o peeling.
No inverno, as pessoas se expõem menos ao sol, o que ajuda a obter melhores resultados. O peeling, por exemplo, pode formar “casquinhas” que, com a ação solar, podem deixar a pele com manchas. Muitos procedimentos também utilizam ácidos e laser, e o sol pode acarretar efeitos indesejados.
Melasmas
O melasma, também chamado de cloasma, caracteriza-se por manchas castanhas na face. Afeta boa parte das mulheres que se expõem ao sol, principalmente aquelas que possuem a pele morena. Pode surgir por conta da genética, pelos fatores raciais (mais frequentes em peles pardas e negras), pelo uso de medicamentos, incluindo hormônios, e pela ação dos raios ultravioletas. A mancha pode aparecer também depois da gravidez.
Para tratar as manchas, peeelings com uso de ácidos são altamente recomendáveis. Para que o peeling seja um sucesso, é preciso proteger muito bem o rosto dos efeitos do sol depois do tratamento.
Peelings químicos para rejuvenescimento
Há pellings indicados para rejuvenescer a pele, além de remover manchas. Também são feitos com ácidos, para retirar as células mortas e favorecer a renovação dos tecidos. Alguns deixam a pele vermelha e promovem descamação. Outros são mais leves e a recuperação é mais rápida.
Tratamentos com laser, luz pulsada e secagem de vasinhos
Os profissionais de estética oferecem muitos tratamentos com uso de laser e luz pulsada – geralmente contra flacidez, manchas e acne, entre outras indicações.
Sobre a secagem de vasinhos, chamada de escleroterapia, são aplicadas injeções que “secam” os vasos aparentes. Como ficam hematomas, é indicado que não se tome sol até que eles desapareçam totalmente.
Proteção solar e capricho na hidratação
Mudanças de temperatura têm grande influência na pele, que fica ressecada nos dias mais frios. Por isso, é preciso caprichar na hidratação.
Porém, o que muitas pessoas se enganam é com relação à proteção solar. Há raios ultravioleta mesmo nos dias nublados. Além disso, os raios emitidos pelas lâmpadas de luz quente ou fria causam danos irreversíveis à pele, atuando como ‘inimigos invisíveis’. Para combater estes efeitos, produtos com fator de proteção solar são ideais e indispensáveis em todas as estações para preservar não só a beleza, mas principalmente a saúde da pele.