*Por Diego de Carvalho
Em um cenário empresarial em constante evolução, os eventos emergem como ferramentas estratégicas para conectar, inovar e, consequentemente, ampliar os negócios isso na visão de empresas que encontram na modalidade uma extensão para os seus propósitos comerciais. No entanto, manter-se forte na jornada não é tarefa fácil e é crucial que novas abordagens sejam exploradas para alavancar os encontros corporativos.
Existem pilares que moldam a excelência dentro do segmento, e a abordagem ESG (Ambiental, Social e Governança) é um deles. A sigla ganha cada vez mais destaque no Brasil já que o país é o quarto maior produtor de lixo do planeta. As empresas promotoras têm buscado, então, incorporar e incentivar práticas sustentáveis em todos os aspectos de seus encontros, realizando desde a seleção de locais eco-friendly à gestão responsável dos resíduos gerados em suas maratonas. Iniciativas que só devem aumentar nos próximos anos.
Hoje, integrar a sustentabilidade aos eventos não apenas demonstra responsabilidade corporativa, como também atrai visitantes conscientes que são parte significativa dos consumidores brasileiros, de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), que aponta que 95% da população prioriza produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis.
Mas as exigências do consumidor ainda vão além, abrindo espaço para falarmos de um outro pilar, o da tecnologia. Em paralelo ao apoio na geração de recursos verdes, as tendências que devem dominar o setor em 2024 refletem os avanços no universo digital e na mudança de expectativa dos visitantes.
Entre as aplicações tecnológicas que devem impulsionar os eventos, estão o uso da realidade virtual e aumentada (VR/ AR) para criar experiências imersivas e interativas; o emprego da Inteligência Artificial (IA) e do Machine Learning para a personalização das experiências, promovendo, inclusive, assistentes virtuais inteligentes para ajudar na navegação dos eventos; o investimento em Análise Avançada de Dados, para coletar informações essenciais durante e após os eventos, e otimizar, assim, futuros encontros; e a implementação da conectividade 5G, para garantir conexões de internet mais rápidas e melhorar a experiência digital, bem como a propagação de conteúdo em tempo real.
A tecnologia, porém, ainda auxilia em outro pilar que ganha força no setor: a realização de encontros personalizados. A utilização de streaming e outras inteligências digitais pode expandir o alcance, assim como a qualidade dos serviços oferecidos pelo segmento.
Convenções, palestras, congressos, roadshows, seminários e mesas-redondas estão entre as opções mais oportunas para a utilização das tecnologias. Os formatos permitem que as empresas tenham soluções sob medida para atingir suas metas estejam elas na área de marketing, na promoção de conteúdo, na divulgação de produtos ou na oferta de serviços.
Essas tendências, entre outras, estimulam o crescimento do setor. Por isso a importância de ficar de olho nelas. Afinal, seja para fortalecimento de marca ou para outro propósito comercial, as empresas dentro dessa atmosfera me refiro a promotoras e clientes têm o mesmo objetivo: melhorar a experiência dos participantes e a eficiência dos eventos que promovem.
Diego de Carvalho é vice-presidente da NürnbergMesse Brasil.