O intercâmbio cultural é um diferencial na vida de muitos alunos. Quem vive uma experiência no exterior, expande os horizontes, enriquece o currículo e amadurece na vida pessoal. Por esses motivos, muitos tomam a decisão de embarcar nessa. Quando a decisão é tomada, a primeira dúvida que surge é para onde ir.
O Canadá é um destino incrível que agrada diferentes tipos de pessoas. E não por acaso, é um dos destinos mais procurados por brasileiros que buscam um intercâmbio cultural. Com paisagens encantadoras, o país é perfeito para a prática de esportes radicais e atividades ao ar livre como trilhas, praias, golfe, bike, esqui, snowboarding e muito mais.
O país tem duas línguas oficiais: inglês e francês. O inglês é a língua mais falada, mas 17,5% dos habitantes são bilíngues. Há, então, duas opções para quem quer aprimorar um segundo (ou terceiro) idioma. Algumas escolas oferecem cursos dos dois idiomas, em algumas delas, é possível associar o estudo do inglês e do francês.
Geralmente, as pessoas associam o Canadá à neve e muito frio. É fato que o país registra temperaturas muito baixas no inverno, mas o clima varia muito de região para região. As quatro estações são bem marcadas e em alguns pontos do país dá pra curtir o verão com temperaturas bem agradáveis e até aproveitar uma praia ao estilo canadense.
O povo canadense é um dos mais educados e também é conhecido por receber muito bem. De portas abertas para o mundo, muitos estrangeiros vivem no Canadá, e por isso, é conhecido por ser multicultural. Música, idioma, culinária, cultura, estilo, tudo influenciado por diferentes regiões do mundo. Essa mistura de nacionalidades é a marca do país.
As escolas do Canadá tem qualidade excepcional. Quem quer aprimorar um idioma, além do inglês, pode estudar francês em cidades como Montreal, por exemplo. Toronto, Montreal, Vancouver, Calgary, Whistler, Victoria, Ottawa, Halifax, são algumas das opções de cidade para estudar no Canadá. Na hora da escolha, além do foco do curso, é preciso considerar o perfil do aluno. Grandes metrópoles, cidades menores, clima, estilo do local, perfil da população. É necessário pesar todos os fatores. O ideal é ter acompanhamento de consultores educacionais em uma agência de intercâmbio séria e consolidada.
Para quem tem interesse em trabalhar, há a possibilidade dependendo do curso que o aluno estiver fazendo. É preciso que o aluno esteja matriculado em um curso superior ou de pós graduação por período mínimo de seis meses. Neste caso é permitido que se trabalhe 20 horas semanais.