Turistas do Brasil e do Japão terão isenção de visto a partir de 30 de setembro

A medida entra em vigor no dia 30 de setembro de 2023 e vale até 29 de setembro de 2026. A medida se aplica para todos os passaportes brasileiros válidos com chip, emitidos desde 2011. Os turistas que, por alguma razão, não têm passaportes com chip deverão obter o visto antecipadamente para entrar no Japão.

A partir de 30 de setembro, turistas japoneses poderão visitar o Brasil sem a obrigatoriedade da emissão de visto. O mesmo valerá para os brasileiros que planejam ir ao Japão.

Os Brasileiros terão isenção de visto para turismo no Japão por até 90 dias (Maudib/Thinkstock)

A anunciada isenção vale para brasileiros e japoneses portadores de passaporte comum que viajem por um período de até 90 dias. A medida passará a valer a partir do dia 30 de setembro de 2023 e terá validade inicial de três anos. O entendimento acontece após encontro entre o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Japão, em maio deste ano, durante a Cúpula do G7, na cidade japonesa de Hiroshima.

O Castelo de Osaka, um marco histórico na história do Japão. Foto: ©JNTO

A isenção do visto  contribuirá para o aprofundamento nas relações entre os dois países no ano em que se comemoram os 115 anos da imigração japonesa no Brasil, principalmente nas áreas do comércio bilateral, combate às mudanças do clima, educação e integração entre as comunidades.

Além disso, a medida impactará diretamente na ampliação do turismo internacional, contribuindo para a entrada de japoneses que queiram conhecer e visitar o Brasil.

Cataratas de Nachi ostentam a maior queda d’água do Japão, 133 metros. Foto: Kansai Tourism Bureau

… Bom dia! “O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos.”

… Um abraço aos aniversariantes de hoje: Roberto de Kohatsu, Elson Pereira de Carvalho, Deo José Rimoli Filho, Ana Raquel Arruda, Leni Fernandes, Vera Brun, Natal Moraleco Filho, Aline Rocha Soares, Antônia Delmondes de Souza, João Guilherme Jacaré e Pedro Rocha Cabral. Happy birthday!

… Começando na temporada do verão europeu de 2024, a Lufthansa dobrará o número de voos que opera a partir do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, passando dos atuais três voos semanais para seis, oferecendo uma rede mais robusta e permitindo a operação de voos noturnos entre o Rio de Janeiro e o Aeroporto de Frankfurt, que assume o papel de destino da rota que costumava ser a partir da cidade de Munique.

… Durante a temporada de verão europeu de 2024, a Lufthansa operará um Airbus A340-300 na rota, atualizando para o Boeing 787-9 no final dos meses de verão. Ambos os tipos de aeronaves oferecem uma experiência a bordo de renome mundial com três classes de serviço: Classe Executiva, Econômica Premium e Econômica.

… O Aeroporto de Frankfurt é o principal hub da Lufthansa, com ligações para mais de 200 destinos na Europa, África, Médio Oriente e Ásia, assim como opções de voos curtos para destinos do grupo na Alemanha.