Um terço das crianças brasileiras serão obesas até 2035, aponta pesquisa

As guloseimas fazem parte da vida da garotada que não dispensa um lanche ou até um docinho, mas alguns dados e estudos vem trazendo um alerta importante sobre a saúde de crianças e jovens do Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, a obesidade infantil já afeta mais de 3 milhões de crianças menores de 10 anos no Brasil

Atlas Mundial da Obesidade

O alerta não para por aqui. De acordo com o Atlas Mundial da Obesidade de 2023, os dados existentes apontam que até 2020 cerca de 12,5% das meninas no país e 18% dos meninos eram obesos. O levantamento ainda revela uma perspectiva de futuro preocupante, porque com base nas tendências atuais, até 2035, esses índices podem chegar a 23% e 33%, um aumento de 84% e 83,3%, respectivamente.

Estudo

Este estudo publicado pela Federação Mundial da Obesidade prevê que a obesidade infantil pode ser maior que o dobro até 2035 (em relação aos níveis de 2020), já que o cenário pode aumentar rapidamente entre as crianças.

Ranking

Dividindo o mapa da obesidade infantil no Brasil, atualmente, a região Sul do país lidera o ranking com 11,52% de crianças acima do peso entre 5 a 10 anos. O segundo lugar no ranking é ocupado pelo Sudeste, com 10,41%; seguido pelo Nordeste, com 9,67%; Centro-Oeste, com 9,43%; e Norte, com 6,93%. Estes dados são disponibilizados através do levantamento realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de cada região, levando em conta o acompanhamento médico de pediatria. A estimativa atual é que 6,4 milhões de crianças tenham excesso de peso no Brasil e 3,1 milhões já evoluíram para obesidade.

 

Obesidade

Essa epidemia global de obesidade é um grave problema de saúde pública que causa mais mortes do que a desnutrição em todo o mundo. Então, para mudar este cenário é preciso estimular o consumo de produtos ultraprocessados para crianças e adolescentes e apresentá-los aos alimentos saudáveis. Mas, afinal, como fazer isso de forma a estimular os sentidos e não gerar resistência com os alimentos que normalmente a criançada não gosta?

Criança pode ter sentidos ativados com experiência sensorial. Foto Divulgação

Criança na cozinha

A fonoaudióloga especialista em motricidade oral com experiência em casos de recusa e seletividade alimentar Carla Deliberato explica que a saída pode estar em um gesto simples, mas que com a correria do cotidiano foi deixado de lado. Para ela, estimular a experiência sensorial da criança na cozinha é o caminho mais interessante e saudável. “Levar a criança para cozinha, apresentar os alimentos por meio de uma receita, estimular para que ela sinta e manuseie um ingrediente pode despertar a curiosidade e também o apetite”, explica.

infância

Além de marcar a infância da criança de uma forma participativa, a criança tende a se interessar mais pelo alimento que está mexendo. “Muitos pais simplesmente dão, por exemplo, uma banana amassada para a criança comer. Ao invés disso, porque não sentar com a criança,descascar a fruta, deixar com que a criança toque o alimento e se interesse por ele?, questiona ela.

Especialista explica a importância de estimular a experiência sensorial da criança. Foto: Divulgação

… Bom dia! “Aquele que não tem confiança nos outros, não lhes pode ganhar a confiança”.

 

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Luciana Abou Ghattas, Andrea Capalbo Pereira, Claudio Rodrigues, Cristiane Rodrigues, Cristiane Cardoso Coutinho, Josiane Silva, Roseli Coluti, Diego Oliveira, Wagner Carvalho, Rosi Coelho, Gilton Almeida, Isabela de Lucca, Andréa Vilela, Vanessa Ferreira Martins, David Andrade, Fábio Arruda, Duda Motta, Marcelo de Souza Machado, Delci Marques, Suely Aparecida da Silva, Agido Dauzacker, Ana Paula Aquino e Eneir da Silva. Happy birthday!

 

… A marca Alexandre Birman, que tem como pilar a arte, presente em edições anteriores da mostra, promoveu na manhã de ontem (30), uma ativação especial na SP-ARTE que está acontecendo na Bienal, em São Paulo. O momento foi marcado por um brunch exclusivo no Collectors Lounge assinado por Marina Linhares, seguido de visitas guiadas.

 

Na 19ª edição, os convidados puderam conhecer com exclusividade as obras. Um time de curadores de arte como: Denise Gadelha, Paola Fabres, Ana Ralston e Nathalia Zemel foi responsável por apresentar as obras ao seleto grupo de convidados e amigos da marca antes da abertura para o público geral. O evento também contou com convidadas especiais como: Costanza Pascolato, Vanessa Rozan, Taina Muller, Flavia Lucini, Carol Lauriano e Allegra Barontini.

...  Além disso, na ocasião, Alexandre Birman apresentou seu novo lançamento global Runway Collection 2023. Em modelos exclusivos, como na sandália Aria Fresh Pink, a marca colaborou com a Associação de Artesãs de Saubara, enaltecendo ainda mais o trabalho manual típico da região que pode ser visto em ricas rendas de Bilro e também nos tramados de palha de Ouricuri e Licuri.