Nessa análise traz as tendências recentes na categoria de Movies, tanto de audiência quanto nas redes sociais para entender as principais mudanças no comportamento do consumidor e como essa audiência está recebendo as estreias dos novos títulos em cartaz. Utilizando dados de audiência, social media e listening nas redes sociais este estudo oferece insights e oportunidades para a indústria do Entretenimento, Marketing e Publicidade.
Reabertura dos cinemas no Brasil
A reabertura dos cinemas no Brasil ocorreu de forma gradativa, respeitando as diretrizes municipais e estaduais e se guiando pelas melhores práticas sanitárias. O primeiro multiplex a reabrir foi o Playarte Manauara na cidade de Manaus no dia 13 de agosto de 2020. Sucessivamente diversos multiplexes reabriram em todo território nacional, começando pela região Norte e Nordeste no mês de setembro e Sudeste em outubro.
Reabertura Gradativa
Após essa reabertura gradativa das salas de cinema no Brasil, que começou em meados de agosto 2020, em um ano tão desafiador para a indústria cinematográfica por conta da pandemia do coronavírus, observamos um crescimento de 159% na audiência dos sites das principais exibidoras em outubro de 2020, comparando com o mês anterior, mostrando um cenário otimista para o setor.
Lançamentos
Os lançamentos de Novos Mutantes (Disney) e Tenet (Warner) em outubro 2020 e Convenção das Bruxas (Warner) e Destruição Final (Diamond/Galeria) em novembro 2020, que coincidiram com a reabertura dos cinemas de São Paulo, ajudaram o mercado a atingir seu melhor resultado de público desde o início da pandemia do coronavírus em novembro, quando mais de 1,6 milhões de espectadores retornaram as salas de cinema.
Ingresso.com, uma das principais plataformas para compra de ingressos de entretenimento e cinema no Brasil, também teve um expressivo aumento de sua audiência (148%) justamente no mês de reabertura dos cinemas no Sudeste.
Estreias de filmes
Outro fato é que as estreias de filmes têm gerado um aumento no volume de ações nas contas sociais da categoria Movies. O gráfico abaixo nos dá uma ideia da mudança de comportamento da categoria em outubro 2020, que foi quando houve a abertura dos cinemas no Sudeste, para novembro 2020. O total de ações equivale a somatória do total de reações, comentários, shares, retweets e likes que cada post/tweet recebe em uma determinada rede social (aqui estamos observando Facebook, Twitter e Instagram).
Estreia nos cinemas
O crescimento de novembro 2020 em relação a outubro foi de 42% na métrica do total de ações, que corresponde ao quanto a audiência está interagindo com a categoria. Outro ponto que vale salientar é que em novembro 2020, entre os principais lançamentos tivemos os seguintes filmes: Convenção das Bruxas, Babenco, Invasão Zumbi 2, entre outros.
Ainda em social, posts que mencionavam as palavras “estreia nos cinemas” geraram mais de 1,1 milhão de ações em engajamento de outubro a dezembro de 2020, tanto no Facebook quanto no Instagram.
Os TOP 3
Os TOP 3 posts com maior engajamento foram todos do produtor de conteúdo Hugo Gloss. O Top 1 de maior engajamento foi onde ele mostrava o processo de caracterização da atriz Anne Hathaway da sua personagem em Convenção das Bruxas. O segundo post com maior engajamento no período, também foi de Hugo Gloss sobre o filme Convenção das Bruxas e o terceiro foi sobre o filme Legalmente Loira 3 que irá estrear apenas em maio de 2022.
Listening
Ao fazer um listening nas redes sociais, percebemos que entre os filmes que estrearam ou que estão para estrear, Mulher Maravilha 1984 é o mais citado com 38% das menções, Os Croods 2 estão em segundo lugar com 25%, Convenção das Bruxas tem 24% das citações, Trolls 2 está no TOP 4 das citações e Legado Explosivo no TOP 5.