A primeira semana do geoturismo, no Uruguai, contará com diferentes atividades entre 21 e 27 de março, em cada um dos sítios geológicos mais importantes. O geoparque localizado no Departamento de Flores, centro do país, é o único reconhecido pela UNESCO entre os países hispânicos da América do Sul, desde dezembro de 2013. Além dele, somente a Chapada do Araripe, no Brasil, tem o reconhecimento do orgão internacional na região.
O geoparque Grutas del Palacio tem 3.641 km2 e está localizado a apenas duas horas da capital Montevidéu. Para conhecer os diferentes geosítios, em toda sua área, é necessário mais de um dia e, em muitos casos, é válido contar com uma coordenação turística prévia.Entrar em cavernas antigas, contemplar pinturas em rochas, explorar belas paisagens de colinas e montanhas, desfrutar de grandes lagos, córregos e rios, e admirar uma falha geológica de mais de um quilômetro de comprimento, são apenas algumas das experiências proporcionadas nesse destino localizado na região centro-sul do Uruguai.
O geoparque Grutas del Palacio é amplamente recomendado para aqueles que procuram experiências diferentes e estão interessados em áreas temáticas específicas como geologia, paleontologia e arqueologia, bem como fornecer opções para o turismo de aventura, cavalgadas, passeios de barco, pesca, descanso e tranquilidade. Suas pastagens naturais, grandes lagos situados ao norte do Departamento e da reserva de vida selvagem de Trinidad, permitem um contato profundo e íntimo com a natureza. Estabelecimentos e estadias rurais preservam as tradições, oferecendo acomodações quentes e uma excelente gastronomia local.